Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pitangueira (sugestões)

Muba09/02/2009 23:00
Pitangueira (sugestões)
Olá amigos do fórum!
Gostaria de pedir a ajuda de vocês mais uma vez!
Esta é minha pitangueira, tem cerca de 4 anos.
Tem sido uma planta que me trouxe muitas alegrias, a facilidade de se trabalhar com ela, sua resposta rápida a podas e seu vigor nas brotações são estimulantes para me dedicar ainda mais!
Nos últimos tempos tenho deixado ela crescer à vontade, para ganhar espessura no tronco e ramos e para ver possíveis estilos que posso adotar.
Pela foto, que estilo seria interessante eu adotar??
Se puderem dar dicas para o melhor cultivo da espécie seriam de grande valor.
Estou pensando em fazer uma desfolha para tentar diminuir o tamanho das folhas e estimular brotaçoes, seria uma boa idéia? Qual seria a melhor época?
Como posso estimular a florificação desta espécie?

Alexandre S. Coelho09/02/2009 23:51
Muba

Tratando-se de nossa nativa pitangueira, pode desfolhar em qualquer época pois ela rebrotará bastante 😄
Com a desfolha, e outras fotos, ficaria até melhor para dar opniões quanto ao estilo 😉

Uma boa adubação com dose extra de farinha de osso, vai estimular a frutificação. Lembro que podas constantes inibem floração/frutificação.
Muba10/02/2009 14:51
Obrigado Alexandre!
Vou fazer a desfolha dentro em breve!

Flores costumam surgir a partir de que ano nas pitangueiras??
Marcos Castilho10/02/2009 21:14
As Pitangueiras emitem flores e conseguentemente frutos a partir de setembro. É bom lembrar que as Pitangueiras começam a produzir após o sexto ano de idade.
Muba10/02/2009 22:28
Muito obrigado Marcos. As flores são em média a partir do sexto ano, então?? ela está no seu quarto ainda, temos uma longa estrada até a florificação e frutificação...
Tenho usado além de micronutrientes o NPK 04-14-08 é o ideal para o estágio em que ela está??