Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

yamadori de nativa

Franciane10/02/2009 11:44
yamadori de nativa
Alguém conhece esta nativa do nordeste ??

Franciane10/02/2009 11:50
Ela possuía raízes profundas e grossas, provavelmente de sustentação.
Quanto as raízes finas para absorção de água e nutrientes não tinha nenhuma.
Alguém pode me dizer se a vit B1 300mg p/ 1,5L de água é adequado para obter raízes ramificadas??
Ela esta na sombra e as folhas ainda estão meio fechadas.
Estou com receio dela não aguentar !!
Alguém pode me orientar !!!
EZEQUIEL JUNIOR10/02/2009 11:52
Franciane,

Posso estar enganado, mas pela presença dos espinhos, a estrutra dos folíolos e aparência e textura da casca é a mesma espécie que eu coletei...

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=10872

Vou ficar de olho neste post...

Abraço
FrK_leal10/02/2009 14:50
Pra recuperação, o primeiro seria bom vc fazer uma poda p/tirar um pouco de massa verde...
Deixá-la em estufa tb seria uma boa...
de resto é esperar...
Arzivenko10/02/2009 19:24
não quero ser chato, mas acho que sempre é bom lembrar...

LEI Nº 4.771, DE 15 DE SETEMBRO DE 1965.
Art. 2° Consideram-se de preservação permanente, pelo só efeito desta Lei, as florestas e demais formas de vegetação natural situadas:

f) nas restingas, como fixadoras de dunas ou estabilizadoras de mangues;

nada pessoal, só penso que não podemos ser egoistas e colocar nosso hobbie acima da preservação do meio ambiente, aliás, quem gosta tanto tanto de plantas, deve dar o exemplo.
Ivanil Pimentel Vieira11/02/2009 11:06
Colega do bonsai Arzivenco,

sei que a Lei existe e que precisa ser respeitada, isto não tem o que se questionar.

Me considero um ecologista nato e são me recordo de quantas ações pratiquei até o dia de hoje, mas isso não importa no momento.

O "yamadori" existe não é de hoje.Apostilas e livros fazem referência a tal prática dentro de ações que se registram no nosso dia a dia.

Nunca pratiquei "Yamadori", mas não sou contra ,tendo em vista as vantagens que com isso geralmente ocorre.São estacas que geram novas plantas, sementes que germinam e que são enviadas para outros bonsaístas e a espécie continua preservada e até mesmo conhecida ao se colocar para opiniões em locais públicos.
De uma planta, surgem dezenas de outras e é ai que eu não sou contra.

Não estou querendo criar polêmica, apenas colocando minha opinião ref; ao assundo prática do"yamadori".

Admiro muito os que a qualquer custo defendem a natureza e sei que vc o faz por convicção e por saber o quanto representa para todos nós.

Ivanil
Arzivenko11/02/2009 11:14
Ivanil, na verdade não sou contra o yamadori, em absoluto..

até mesmo pratico.. mas sempre observando alguns pontos. Se for dentro de uma área particular, com anuência do proprietário, não existe problema algum (exceção as árvores nativas já adultas), portanto, yamadoris de quintal, jardim, são plenamente aceitáveis.

Agora, yamadori em áreas de preservação permanente (as APPs), ou áreas públicas, ou ainda, áreas privadas sem o consentimento do proprietário, é crime. Aqui trabalho com isso e ja presenciei alguns processos acontecendo por coisas bem "banais", portanto acho que não poderia deixar de informar os colegas sobre estas questões.

de maneira nenhuma tentei ser indelicado ou ser agressivo, mas acho que o comentário é oportuno e talvez seja esclarecedor para muitos aqui.
Franciane11/02/2009 12:25
Amigos, esclarecendo as dúvidas, o yamadori foi praticado numa área particular, no quintal da casa de praia da minha família.
Abraços!! 😄
Alcides Junior11/02/2009 14:37
Tanta discussão, era só ter perguntado onde foi coletada.

Vitamina B 1 ajuda muito...mas manda confeccionar em laboratório a tiamina pura em capsulas de 400mg, dilui em um litro de água e sai baratinho....aqui R$ 11,00.
Arzivenko11/02/2009 15:04
Junior, a discussão não é sobre o caso específico deste tópico, melhor que não tenha sido o caso, mas acho que não dói para ninguém saber exatamente o que pode e o que não pode fazer.
Alcides Junior11/02/2009 15:23
Com certeza amigo Arzivenko, acredito que a maioria do pessoal que frequenta este espaço sabe pelo menos um pouco sobre a lei que se referiu e não são de todo leigos nem loucos de sair por ai retirando material de lugares protegidos por lei. Já fiz muitos yamadoris, hoje inclusive quero ver se tenho sucesso em mais 2, sempre em espécies e locais que não me trarão problemas.
Se a discussão não se referia a este tópico poderia ter sido colocada em um novo tópico, o que me pareceu é que quiz dar um "puxão de orelha" na Fran.
Amigo, como você mesmo citou até você não é contra o yamadori em absoluto.
Sem mais para o momento;
nickyfury11/02/2009 18:54
bonsai
Fran, parabens pela ótima aquisição. Pelas fotos, parece um ptecolobium tortus. Se for, faça uma pesquisa no site do google, vc encontrará muito referencial interessante. Eis uma mostra da arvore quando adulta:

A planta abaixo pertence ao bonsaista Claudio Ratto, do RJ:

A semente dessa planta é tão ou mais curiosa quanto o desenvolvimento de seu caule:

Quanto a retirada de espécimes da restinga, do cerrado, da mata, da floresta: sou totalmente a favor. Principalmente se for em área particular, e o dono ou proprietário concorda com a retirada. 😄
Ivanil Pimentel Vieira11/02/2009 23:02
Arzivenko, não se preocupe até mesmo porque tudo ficou esclarecido.
Todos usaram o direito de opinar sem ofensas e isso nos tranquiliza.

No teu post inical ficou claro a atividade que exerce.

Do colega no bonsai -
claudiojsferreira12/02/2009 09:34
Ao amigo advogado
Bela aula sobre direito, muito boa, acho que devia ser criado um tópico específico sobre o assunto, pois sei que muita coisa pode ser aproveitada nos foruns sobre as leis ambientais!
Porém da próxima vez que for fazer uma referência semelhante tenha a delicadeza de ter conhecimento, sobre a real situação, pois ficou muito claro a intenção de repreender a Fran, e se não foi esta a intenção sua foi a impressão que passou!

Paz e Bem!!
Arzivenko12/02/2009 09:59
Em primeiro lugar não sou advogado, sou biólogo.

Em segundo lugar, deixei bem claro que o comentário não foi pessoal, tanto é que que a colega não levou como ofensa...

Claudio, se meu comentário foi inoportuno nesse tópico, o seu me reepreendendo é ainda mais inoportuno.
nickyfury12/02/2009 10:34
bonsai
Convido os nobres colegas e retomarem o tópico a partir da postagem da Fran, deixando de lado picuinhas e discussões sem nenhum propósito, que apenas suscitam animosidades e em nada contribuem para o bom andamento do nosso forum. 🙄 🙄

A postagem dela, aliás, foi esclarecida, vez que ela mesma adianta que retirou o material em área reservada, isto é, particular pertecente a amigos. Então, não há por que ficarmos repisando um assunto que não rende nada alem de discussões vazias e sem proveito, não acham? 😄

Voltemos a postar sobre a planta. O que os nobres colegas acham que a Fran deveria fazer com sua planta? Eu sugiro um Moyogi, mantendo a continuação do tronco com o galho da esquerda e diminuindo o comprimento dos demais, sem cortá-los totalmente, vez que poderão vir a ser trabalhados como madeira morta. 😄

Sugestões sobre a planta serão bem vindas. Continuar na discussão anterior, não. 😄
Franciane12/02/2009 12:45
Amigos, vamos acabar com a polêmica.
Não me ofendi, esta tudo na paz. 😄

Nicky, obrigada pelas fotos, vou pesquisar mais sobre ela.

Recebi ajuda do Sergivaldo e de outros bonsaistas no orkut, quanto a identificação.

Obrigada Amigos !!

"Arrisco 99,99% que é uma jurema-branca, essa mesma que fala o Luciano. Acho que além de uma desfolha, tá precisando de uma poda bem radical. " (Sergivaldo)

"Não é um Pithecellobium tortum mas é um piteco: Pithecellobium dumosum. Os "pitecos" receberam um novo nome, passaram a ser conhecidos também como Chloroleucon tortum e Chloroleucon dumosum. Ou seja, em vez de pitecos, agora são "clorolecos" hehehhh.... " (Sergivaldo)
Franciane12/02/2009 13:00
Fotos atuais após uma pequena poda e desfolha !!
Hoje molhei-a com Vit B1 300mg diluída em 1.5L de água.
Com que frequencia posso estar molhando-a com a Vit B1, alguém sabe me informar ??

Nicky, um moyogi seria bom né!!

Aguardo sugestões de estilo a seguir, projeções são bem vindas !!

Alcides Junior12/02/2009 13:15
Fran, com certeza tem muitas possibilidades....excelente material em mãos. Muito feliz na sua coleta.
Ivanil Pimentel Vieira12/02/2009 14:26
Fran, e o estado da planta como está, tudo bem?

Do colega no bonsai-
fabianoscosta12/02/2009 15:41
Fran, só agora vi sua planta, que coisa show heim???

Deixa ela recuperar toda e depois pergunte de novo, já tendo o esqueleto registrado, fica mais fácil opinar depois que ela rebrotar.

Parabéns pela coleta, muito bom material!

Abração,
Fabiano
claudiojsferreira12/02/2009 20:40
Tem razão!!

Me desculpe!!!

Porém não fui o único que pensou algo ruim a seu respeito, que nos sirva de lição que toda ação gera um reação!!

Paz e Bem!!!
Franciane13/02/2009 11:57
Junior obrigada pela dica da utilização da Vit.B1 400mg pra 1L de água durante uma semana pela manhã.

Como eu já tinha feito a de 300mg vou utiliza-la né. Mas quanto a diluição é só eu colocar 300mg pra 750 mL, que ficaria proporcional a sua, ok.

Fabiano, obrigada pelo elogio, vamos torcer pra ela ficar linda!!

Claudio, não se preocupe esta desculpado!!

Obrigada amigos, agora é aguardar pelas brotações !! 😄