Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Acerola de alporquia

Cláudio C. Ratto30/09/2004 10:05
Acerola de alporquia
Fala Gente !

Essa ai, eu fiz a partir de uma alporquia !
Ela ainda está sendo modelada, mas acredito que agora falta pouco.

[]s

http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=A6A116E575D74EE7BB3781B6F5A0B10F&alid=15563&pid=196224&size=3
Mário A G Leal01/10/2004 00:59
Acerola
Cláudio, muito bom mesmo. Pode-se notar como está saudável. Qual o período que levou a alporquia.
Convidado01/10/2004 06:38
Re: Acerola
Mário A G Leal escreveu:
Cláudio, muito bom mesmo. Pode-se notar como está saudável. Qual o período que levou a alporquia.

Caro amigo Mário,

Para este exemplar, eu fiz o alporque em janeiro e retirei em meados de setembro.......
Quanto a floração, essa foi por causa do adubo que utilizo e só houve na parte do alporque, interessante não ?
Caso tenha interesse, posso te enviar uma edição gráfica (170kb) que fiz deste alporque.

Obrigado pelo elogio e um grande abraço,
Felipe Frango Zappala08/10/2004 20:54
Fala Ratto, tudo bem?

Legal essa aí... fez esse alporque com aquelas mudas do rapaz da Agriflora Nippon?
Tenho uma acerola aqui 2/4 menor que passou por uma poda drástica... estou pensando se seria viável um mame com ela... o que vc acha?

Abração
Mário A G Leal09/10/2004 01:08
Cláudio, conte para nós todos: "Qual o adubo que você usou?"
Quanto ao trabalho pode ser interessante sim! Mande para o meu e-mail.
Estamos aguardando!

Anonymous"]
Cláudio C. Ratto09/10/2004 09:09
Felipe Frango Zappala escreveu:
Fala Ratto, tudo bem?

Legal essa aí... fez esse alporque com aquelas mudas do rapaz da Agriflora Nippon?
Tenho uma acerola aqui 2/4 menor que passou por uma poda drástica... estou pensando se seria viável um mame com ela... o que vc acha?

Abração

Fala Felipe !

Essa ai eu retirei de uma planta adulta.....que fica na casa dos meus pais.
Quanto em fazer um mame desta espécie, acho bem conveniente..........então manda ver !!

Um grande abraço,
Cláudio C. Ratto09/10/2004 09:15
Mário A G Leal"]Cláudio, conte para nós todos: "Qual o adubo que você usou?"
Quanto ao trabalho pode ser interessante sim! Mande para o meu e-mail.
Estamos aguardando!

"Anonymous"][quote="Mário A G Leal escreveu:</div>Cláudio, muito bom mesmo. Pode-se notar como está saudável. Qual o período que levou a alporquia.</blockquote>

Caro amigo Mário,

Para este exemplar, eu fiz o alporque em janeiro e retirei em meados de setembro.......
Quanto a floração, essa foi por causa do adubo que utilizo e só houve na parte do alporque, interessante não ?
Caso tenha interesse, posso te enviar uma edição gráfica (170kb) que fiz deste alporque.

Obrigado pelo elogio e um grande abraço,[/quote escreveu:

Caro Mário,

Eu utilizei um adubo orgânico desenvolvido por min.......
Depois de alguns anos quebrando a cabeça em desenvolver um adubo que funcionasse bem......creio ter chegado a um resultado bom.
Caso queira uma amostra ou alguns kilogramas dele, eu posso te enviar, ok ?
Estarei te enviando a edição !

Um grande abraço,
Cláudio C. Ratto04/03/2005 07:41
Ainda está com as folhas grandes e a copa rala e com poucos frutos e flores, mas estou feliz porque ela vai indo muito bem ...................Creio que dentro em breve poderei fazer as correções na base, melhorando o nebari e compactando ainda mais a copa, é claro !
Ainda não definí a frente, pois ela tem 2 frentes viáveis.
A vantagem de se fazer uma alporquia é isso ai...........a planta produz flores e frutos.
A adubação está sendo muito importante também, pois tenho conseguido um rápido desenvolvimento das raízes e consequentemente encurtarei todo o processo de modelagem !

[]s

http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=A6A116E575D74EE7BB3781B6F5A0B10F&amp;alid=15563&amp;pid=771060&amp;size=3
Mário A G Leal04/03/2005 07:50
Cláudio, é muito agradável de se ver. Qual a altura que ela tem?
Cláudio C. Ratto04/03/2005 07:59
Mário,

Ela tem 37 cm de altura.
Charles04/03/2005 08:38
Oi Ratto... tudo bem?

Que beleza de planta cara!
Só agora estou vendo este post e dá prá acompanhar bem a evolução dela.
É muito legal ver esse bonsai com os frutos!

Eu acabei de retirar uma alporquia de uma acerola. Achei que pegou muito rapido, uns 60 dias.
Era apenas uma parte do ápice de um bonsai de 40cm. Ficou bem legal e acho que vai se tranformar num shohin bem bonitinho com uns 14cm de altura.
Agora está num vaso de treinamento, de cerâmica...

Um abraço,
Charles
Cláudio C. Ratto04/03/2005 09:03
Charles,

Gosto muito das acerolas.........é um ótimo material para trabalho !
Alporquias tenho feito direto por aqui, pois como bonsai é compactação e o gosto por shohin é grande..............
bem, quanto ao tempo do alporque, eu deixo por uns 6 a 8 meses até que se tenha uma quantidade de raízes satisfatórias. Sempre realizo os alporques no verão e retiro no inverno ou na primavera.
Esta ai é mais uma que estou fazendo e mede atualmente uns 20cm de altura.
Outra coisa, você tem ótimas plantas para mostrar para os demais colegas...........Veja, sempre ouvi dizer que dentro da arte do bonsai uma visão e uma imagem dizem mais e isso não quer dizer que o trabalho as vezes tenha que estar terminado para mostrar, entende ?

Conto com você !

Grande abraço,

http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=A6A116E575D74EE7BB3781B6F5A0B10F&amp;alid=15563&amp;pid=771491&amp;size=3
Felipe Frango Zappala04/03/2005 10:20
Cláudio,

Está uma maravilha.
Também adoro essa espécie, mas acho que as propagadas por sementes, como tenho alguns pré, dão um pouco de trabalho, pois os ramos são muito simétricos, e acho essa espécie um tanto suscetível à pragas. Você tem alguma que foi semeada? Como você conduz? E como trata preventivamente?

Abração
Alexandre S. Coelho04/03/2005 11:59
Pow Ratto... fiquei babando com essa linha de tronco e disposição dos galhos nessa última foto !!!

abraços
Cláudio C. Ratto04/03/2005 16:13
Felipe,

Essas duas foram de sementes. A primeira foi plantada no chão na casa dos meus pais........dai fiz essa por alporque que está agora com frutos.
Aliás, ela não para de dar flores e frutos.....
O segundo alporque também foi a partir de uma muda propagada por semente.
Quanto a pragas o que eu tenho a dizer é que rola sim, mas isso acontece mais quando a planta sofre um estresse ou mesmo, no caso de um alporque ou extração por yamadori, em que a mesma não tem ainda uma estrutura radicular tão desenvolvida. Logo assim que ela se estrutura vejo que é bem resistente.
Com relação a estruturação da copa, o que faço é apenas podar em pontos estratégicos dos galhos e ramos, onde aproveito um par de folhas para fazer o corte e consequentemente aumentar a dicotomia. Caso haja brotações em ambos os lados e uma dessas irá cruzar um outro galho, eu retiro a folha junto com o pecíolo para inibir essa brotação. Observe no segundo alporque alguns cortes para tentar entender o que eu estou querendo te dizer, falou ?

[]ão

Alexandre,

O que eu tenho a dizer, é que eu também fico babando com outros trabalhos que vejo. Tenho certeza de que o vírus do bonsai atingiu a maioria dos colegas deste fórum e é por isso que a gente fica assim, não é mesmo ?
Depois vou postar algumas acerolas que peguei por yamadori, falou ?

Grande abraço,
Lando04/03/2005 16:15
Poxa... Caramba...

Orlando (Lando)
Felipe Frango Zappala04/03/2005 20:40
Entendi Ratto,
mas me confirma uma coisa... esses estresse a que você se refere pode ser hídrico? Você usa um substrato mais arejado do que em outras espécies?
Sei lá, andei reparando que até a boa formação radicular como você disse, a rega deve ser certinha... nem mais nem menos, caso contrário elas logo reclamam...
Estou perguntando pois sei que você tem bastante intimidade com essa espécie.

Abração.
Cláudio C. Ratto04/03/2005 22:28
Felipe,

O solo que eu uso tem uma granulometria que permite uma boa aeração e também cria interstícios que vão facilitar o desenvolvimento radicular e ao mesmo tempo reter água, que essa espécie gosta muito. Como composição tenho 60% de pedrisco + 15% de terra preta + 15% cupinzeiro + 10% solo vegetal. Mas o principal fator de estresse o qual me referi, é que ao retirar boa parte das raízes conseqüentemente a captação dos nutrientes essenciais a saúde da planta fica comprometido. O manejo correto, onde respeitamos o ciclo anual da espécie em questão, bem como a reposição dos nutrientes no solo também faz a diferença posteriormente. ......se é que fui claro em minha explanações.

Um abraço,
Felipe Frango Zappala04/03/2005 22:47
OK Ratto,
Pelo que parece, tem muito boa drenagem e eu vou aumentar nessas daqui esse ano.
Obrigado
Abração
Pedro Stumm29/07/2005 11:21
Aí você quebra as pernas do cara...
Que beleza
Parabéns
Pedro