Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Técnica - Ernie Kuo

Illex26/07/2005 15:22
Técnica - Ernie Kuo
Olá pessoal,

Dando uma entrada no site da California Bonsai Society, me deparei com a pagina do grande mestre Ernie Kuo. E visualizando essa planta (um Silverberry) na pagina dele, me veio escrito uma tecnica que ele usa que na versao traduzida esta como: método do grampo-e-crescimento. Vocês podem ler a materia nesse site aqui:

http://216.239.39.104/translate_c?hl=pt-BR&u=http://www.geocities.com/erniekuo%40sbcglobal.net/elaea.htm&prev=/search%3Fq%3Dcalifornia%2Bbonsai%2Bsociety%26hl%3Dpt-BR%26lr%3D

Como a tradução é pelo Google, nao é muito exata. Gostaria de quem soubesse sobre este metodo que me falasse. Aqui em baixo seguem duas fotos sobre como utilizar a natureza para se expressar no Bonsai. Mostrado por Ernie Kuo. Colocquei essas fotos, pois me fascinaram.

Natureza

Bonsai

Espéro que esclareçam minhas duvidas. T+ pessoal.

Abraços:

Illex
pedro pires26/07/2005 17:31
boas!

espectacular 😂 😂
Átila27/07/2005 17:20
🙂 Oi Illex! Tive dando uma olhada na matéria que vc citou, e me parece que a técnica usada é a de corte e crescimento.

Não tive acesso a tradução do Google, mas segundo o meu dicionário de inglês (MICHAELIS) a palavra "clip" também pode ser traduzida por: Tosquia, corte, tosa, etc. ❓ ❓ Também grampo ou clipe estão corretos 😕 😕 O que parece que não foi observado pelo tradutor, é ocontexto onde a palavra está inserida, o que na língua inglesa é muito importante. Talvez dentro do nosso contexto a palavra corte seja mais adequada. Bem, se essa observação tiver correta, fica então mais fácil entendermos a tal técnica.

O Peter Adans no seu livro " A arte do bonsai", cita uma técnica parecida com essa. pág. 82. Só que ele tmbem se utiliza de arames p/ curvar a sessão primária do galho, o que não é feito pela técnica do Ernie Kuo. O galho é formado exclusivamente através das podas, o que o deixa com um formato de zig-zag.
Isto é conseguido como vc já sabe alternando-se a direção da última gema, e é feito preferêncialmente em plantas de rápido crescimento.

Bom, pelo menos é o que acho! 😮ops: Se vc tiver outra explicação por favor diga 🙄 Também fiquei muito curioso.

FORTE ABRAÇO!!! Atila
Leilton Lima28/07/2005 10:00
Desculpem a ignorancia, mas qual o objetivo dessa técnica?
Átila28/07/2005 13:37
Leilton, segundo o próprio Ernie Kuo, as principais vantagens da técnica são: Galhos com formato mais naturais e convincentes. Galhos sem nenhuma marca de arame. ( bom para plantas de casca frágil).
E uma estrutura bem ramificada e definitiva.

Atila
Illex28/07/2005 14:22
Obrigado Atila,

Me informou tudo que queria saber. Era exatamente isso que estava tentando saber. Essa tecnica do Ernie Kuo é fantastica. Venho experimentando a tecnica de poda de educação a partir das gemas a algum tempo em Ficus que estam me ajdando na experiencia, e os resultados sao fantasticos, muito bom mesmo. Novamente obrigado amigo. T+.

Abraços:

Illex
Átila28/07/2005 19:03
😄 😄 Amigo ILLEX, fico muito feliz por lhe ser útil 😄 Disponha sermpre ❗ Também venho aplicando essa técnica numa caliandra "haematocephala" de flores vermelhas, que por sinal hoje apresentou seu primeiro botão floral 😄 😄 😄 😄 😄 😄 😄
Tenho conseguido tmbém bons resultados com ela. ➡️ Outra espécie que deve ser muito boa p/ trabalhar dessa forma é a Pitheco tortum, mas infelizmente não possuo nenhuma. 😢 😢 😢

Forte abraço

Atila