edson060510/02/2009 23:14
Ficus - Mame
Olá amigos do Fórum,
aí está um o início de um mame de Fícus australiano. Seguem as fotos:
FOTO 01 O vaso é Sami Khozam
FOTO 02 Detalhe do nebari. As raízes aéreas serão encostadas no tronco com borracha
FOTO 03 Uma caixa de fósforo para referência
Sugestões e críticas serão bem-vindos.
Abraço a todos.
Edson.
Franz Lopes11/02/2009 00:12
Como vai Edson.
Belo exemplar... As raízes vão compor um bom neagari. 😄
Mas não seria melhor coloca-la em um vaso de treinamento maior ou mesmo um escorredor para desenvolvimento mais vigoroso da copa, propiciando mais alternativas de trabalhos neste setor? 🙄
Abraço. 😉
Franz Lopes
Thiago Giaconi11/02/2009 02:01
Olá Edson,
Belo exemplar, terá um belo futuro...concordo com o Lopes, acho que vc deve plantar em um vaso de treinamento.
Abraço
edson060511/02/2009 10:05
Amigos,
essas considerações com respeito ao desenvolvimento de um bonsai num escorredor são pertinentes. Entretanto, o bonsaísta Valdir Hobus, nos posts sobre como fazer bonsai com MATERIAL BARATO, publicados no Fórum da Nipon Bonsai, disse o seguinte em resposta a um questionamento parecido feito pelo frk_leal:
No caso do mame, o crescimento rápido é ruim. Vc perde muito em estrutura, pois os galhos engrossam muito, e os entrenós alongam.
Mame tem q ser aos poucos mesmo.
o tópico completo pode ser visto em
http://www.bonsaibrasil.com.br/forum/viewtopic.php?f=13&t=139&sid=e134574d9126060ecff5247deaf6ce92
Eu particularmente concordo com ele; até poderia tê-lo plantado num vaso de treinamento maior, mas acho que num escorredor eu perderia algumas boas características para o mame. No caso do mame, estamos tentando fazer uma miniatura de algo que já é uma miniatura...
Acho até que poderíamos fazer uma analogia entre plantar uma muda para SHOHIN num conjunto escorredor/mamadeira e plantar no chão. Neste último caso o desenvolvimento será mais rápido mas as brotações por exemplo, ocorrerão mais em cima no tronco...
Abraços.
Edson.
nickyfury11/02/2009 19:33
bonsai
As colocações do bonsaista Valdir Hobus são pertinentes. Ao se ter em mãos o principal, que é o tronco, restando tão somente formar a estruturação aerea, há que se cuidar de seu desenvolvimento com mais paciência e controle, vez que, estando o caule em vaso tão pequeno, seu crescimento será bem lento e muito demorado mesmo. 😄
Lembro que certa feita, em 2003, estive no viveiro do bonsaista Rock Junior (Terra Bonsai), em Nova Lima/MG, e observei que ele cultivava mini bonsai em tampinhas de garrafa pet. Isso facilitava bastante, vez que, partindo de um tronco razoavelmente pequeno (mini), de grossura variável, formar a estrutura aerea requeria justamente esse aspecto de crescimento lento, num trabalho tanto meticuloso quanto primoroso. 😄
Depois, estando pronto o mini, era fácil envasá-lo em um recipiente mais adequado (à época, só havia material importado, hoje temos mini vasos porduzidos pelo Izumi, Sami e Onodera, além do Jorge Ribas). 😄
Agora, voltando a sua planta: antes de prender as raízes contra o caule, faça incisões nele e nas raizes, retirando um seguimento fino da casca. Isso irá facilitar a fusão, acelerando o processo inclusive. Aconselho ainda prender com musgo previamente umedecido em hormonio enraizante, amarrando um plastico transparente sobre o trabalho, para só então acrescentar a borracha (prefiro usar cordão de algodão). 😄
Um bom recurso para auxiliar no desenvolvimento e formação da estruturação aerea é apor o vaso sobre um escorredor contendo areia lavada, casca de pinus e carvão vegetal, em proporções iguais. Isso irá proporcionar umidade para as raizes, que sairão pelo orificio de drenagem, buscando alimentar-se e fornecer mais nutrientes para seu crescimento. 😄
Essas raízes deverão ser cortadas a cada tres ou quatro meses, preservando as do interior do vaso. 😄