Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ajuda: Ficus Boni Variegata?

mateusbm11/02/2009 12:47
Ajuda: Ficus Boni Variegata?
Pessoal,

Comprei 2 pré-bonsai num evento que teve aqui em minha cidade. Foi vendido como Ficus Mini R$ 7,50 cada, mas pelo que já li aqui no fórum e pelas fotos que já vi na net acho ser Ficus Boni.

Bom, o primeiro (tampa laranja na borda do vaso) é um normal, folhas inteiras verdes (completamente sadio), e o segundo é um variegata (o que está com problema). O problema é: Folhas amarelas e caindo.

Registrei uma foto vista de cima da planta, dessa forma parece estar tudo bem, mas quando se olha de frente pra ela, é possível ver as folhas amarelas que se concentram na parte de baixo e mais no centro da copa.

Minha dúvida é: Estou errando no excesso ou falta de sol, água ou adubação?

Ficha das plantas: Molho uma vez por dia, elas recebem sol na parte da tarde (não sei o tempo certo que permanecem debaixo do sol pq não fico em casa de tarde), faz uma semana que as comprei e ainda não adubei. La no salão do evento não havia nenhuma folha amarela, acho que o problema começou aqui em casa mesmo.

O solo é extremamente drenante a ponto de jogar água e já começar a sair por baixo do vaso e acho que também não é falta de matéria orgânica, o substrato me parece ser tipo um xaxim desfiado misturado com terra vegetal. Abaixo mais fotos.

Alguem pode me ajudar?
Marcos Castilho11/02/2009 12:53
Pode ser falta de nutrientes no solo. Você sabe quando foi adubado a última vez??? Pode ser que esteja precisando de um transplante pois pode estra a muito tempo nesse vaso.
mateusbm11/02/2009 13:05
Não sei a quanto tempo está assim. Mas pela quantidade de musgo nao parece ser pouco. E tambem não sei quando foi adubado pela ultima vez ou algo assim... estou com elas a somente uma semana e estou com medo de perdê-la.
Franz Lopes11/02/2009 14:12
Como vai Mateus,

Recomendo o trasnplante para um substrato drenante, acompanhado de uma desfolha parcial para diminuir a carga xobre a planta.

Boa sorte.

Franz Lopes
mateusbm11/02/2009 14:43
ok, mas quando devo fazer isso? Agora mesmo no verão? ou devo fazer só na primavera.

Obrigado pela ajuda.
Marcos Castilho11/02/2009 18:57
Mateus levando em consideração que ainda está quente, pelo menos aqui no ES, pode sim fazer um transplante agora. As plantas ainda estão em atividade plena.
mateusbm11/02/2009 21:35
Opa, vlw Marcos. Aqui está chovendo bastante, mas muito quente tambem. Vou seguir o conselho. Depois te falo o que deu.

Abraço.
Franz Lopes11/02/2009 22:57
Mateus,

Se está chovendo em sua região, ótimo! Isso é bom para o transplante, pois ajuda a evitar excesso de perda de umidade pela raiz que fiz exposta durante a operação.

Boa sorte. 😉

Franz Lopes