Raphael Costa11/02/2009 20:54
urgente ficus morrendo
gostaria de pedir uma ajuda urgente pois tenho um bonsai de ficus e suas folhas estão ficando queimadas e amareladas nas pontas e muitas folhas estão caindo ao leve toque; moro em apartartamento e rego umas duas vezes ao dia de manha e a noite devido ao grande calor e abafamento q é o meu apê, tenho deixado tomar sol nao tao constantemente pois a disponibilidade eh só o sol da tarde, mas pelo menos 1 vez na semana ele fica exposto o dia todo e qndo possivel dpois das 16hs todos os dias.
atenciosamente raphael!!!!
Uendel11/02/2009 21:50
Olá Raphael!
Coloque uma foto do bonsai. Vai facilitar para pessoal poder lhe ajudar.
Eu uso esse site:
http://www.megagaleria.com
Tem um tópico no fórum que mostra certinho como fazer.
Também tem esse "PRAGAS DOENÇAS E SEUS CUIDADOS".
Não sei aí mas aqui no RS às 16h o sol ainda está bem forte no verão.
Um abraço, boa sorte!
Franz Lopes11/02/2009 23:37
Raphael,
Além das fotos, descreva o tipo de substrato, adubação e local do apartamento em que o mesmo fica. Bem como, quando você o adquiriu, em que vaso veio e percebe algo nas folhas ou substrato que possa indicar uma praga.
Pelo que descreveu, está parecendo ser algo com a adubação ou rega. Mas não dá pra saber exatamente... 🙄
Abraço.
Franz Lopes
nickyfury12/02/2009 18:54
bonsai
Raphael, o ficus é uma das melhores espécies para iniciarmos a arte do bonsai com o pé direito. Ele suporta bem podas radicais, aramação, reenvase e regas espaçadas, quando não dá para se fazer a rega diária. É considerado uma planta indoor, isto é, pode ser cultivado sem nenhum problema no interior de casas e apartamentos, suportando por tempos prolongados a ausencia de luz e calor solar. 😄
Algumas vezes, porém, reage da maneira descrita, em razão de choque térmico ou mesmo por excesso de rega ou adubação. Fique atento a isso, então. Regue apenas quando observar que o substrato na superificie começa a secar, evitando encharcar em demasia. 😄
Outro ponto interessante é observar se não está na hora de mudar o substrato do vaso ou mesmo adicionar um pouco mais. O ficus tende a emitir forte brotação de raizes, preenchendo rapidamente todo o conteudo do vaso, expulsando dessa maneira parte ou todo o substrato em que está imerso. 😄
Raphael Costa14/02/2009 18:19
em ralação a alguma doença com certeza nao é, ele possui a aparencia normal, ainda nao coloquei foto porque estou com um problema de net e ainda nao to conseguindo colocar, mas tb estava achando que era algo com essa parte de rega ou adubação, quando ganhei ele veio em um vaso plastico, e com um substrato que apresenta facil drenagem, no caso voces me aconselhariam, mudar somente o substrato? e nesse momento seria aconselhado fazer poda de raiz? e qual tipo de substrato devo utilizar? manter o mesmo somente acrescentadno ou colcando algum outro??? assim q der coloco fotos dele no forum... também estou começando a fazer um com romã... as semantes ja germinaram e ja estão brotando novas gemas, assim que puder coloco as fotos no site tb...
Vlw pela atenção!!!
nickyfury14/02/2009 22:50
bonsai
Raphael, faça o seguinte: não pode raízes, por enquanto. Mantenha o substrato atual, mas transplante para um escorredor, que favorece mais a ventilação das raízes, ao mesmo tempo, acrescente um substrato mais drenante e ao mesmo tempo melhor: pedrisco, caco de telha/tijolo, casca de pinheiro, carvão vegetal e terra granulada (misture todos os ingredientes em partes iguais. Forre o fundo do escorredor com esse composto, deposite a planta e em seguida cubra tudo com mais substrato. 😄
Na primavera, lá pelo dia 25/09, poderá sacar sua planta e fazer os cortes que julgar necessário, sem risco de perda, ok? Após reenvasar como indicado acima, transcorridos 45 dias aproximadamente, inicie o aporte de nutrientes adicionando adubo, que poderá ser liquido ou orgânico (esterco de gado, bem curtido, ajuda bem). 😄
Raphael Costa15/02/2009 07:57
mateusbm15/02/2009 10:10
Raphael,
Falta de água me parece que não é, já que vc molha duas vezes por dia, pode ser excesso. Tenho 3 desses fícus trançados que compramos em mercado, já passei por isso ai. Eu procederia da seguinte forma: Passar ele para um vaso maior mas sem desbastar muito as raízes pois como ele está sem muita saúde a perca de raiz pode ser prejudicial. Esse novo vaso deve ser maior que o atual, um escorredor seria uma boa idéia. Para o substrato vc pode usar uma mistura de terra vegetal, areia grossa e caco de telha, aqui no Forum tem bastante coisa sobre substrato. Se for possível, tente manter ele mais ao tempo, tomando chuva, sereno e sol. Eu já cheguei a levar plantas para o trabalho pois em casa não tinha uma boa condição. Se nada disso for possível, tente mantê-lo perto de uma janela ou sacada, fícus gosta de sol. Se vc tem tempo para molhá-lo durante o dia, pode deixar ele mais ao sol. O que não pode é receber muito sol sem água, daí ele seca mesmo. Eu acho que ele deve estar ficando muito tempo trancado dentro de casa, isso pode ser prejudicial. Bom, meu MSN é mateusbm@gmail.com, me add ai que agente vai se falando. Outra dica que quero deixar é o site do bonsai Kai que se vc se cadastrar a ele vai te mandar um guia mensal no seu e-mail com dicas e cuidados. O site é
http://www.bonsaikai.com.br. Espero ter ajudado.