Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Como provocar brotação no tronco?

Saulo Prazeres12/02/2009 22:28
Como provocar brotação no tronco?
Turma, boa noite!!

Estou com um pingo de ouro que gostaria de provocar brotações mais baixas no troco principal. Porém, o tronco já é bem velho e possui cicatrizes... existe alguma técnica que possa provocar brotação nesse tronco?? Raspagem do tronco ou algo parecido??? Que ferramenta usar?

abraços
mateusbm13/02/2009 07:25
Cara, vou aguardar os masters do Forum pq tb estou na mesma situação que vc... e tb com um pingo de ouro.

Abraço.
Marcos Paulo Duarte13/02/2009 14:17
olá,

tem um tópico aqui do Atelier sobre incisões, acho que pode ajudar, segue link:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=4423
mateusbm13/02/2009 15:10
Vlw Marcos,

É que no meu caso não há gema alguma, o tronco está liso. Acho que vou ter que fazer um enxerto com um galho já formado.

Abraço.
anaestela13/02/2009 19:30
Puxa, obrigada por resgatar este tópico. Eu estava atrás dessa informação também.
Estava achando que a forma de fazer isso era cortar o ápice. Ainda bem que não fiz bobagem.
Ana
Saulo Prazeres14/02/2009 03:02
show de bola
turma... show de bola esse assunto!!

obrigado!
Thiago Giaconi14/02/2009 03:31
Muito interessante o tópico!!!

Logo vou testar a técnica

Abraço
Marcos Castilho14/02/2009 15:49
Essa matéria eu já visto e testado ela. Funciona que é uma beleza.
Franz Lopes14/02/2009 19:32
Cheguei a testar, mas infelizmente (no meu caso) não deu resultado... 😢

Mas como todo aprendiz, não devemos desistir... Tentarei novamente em um exemplar de Ficus... 😉

Abraços.

Franz Lopes
nickyfury14/02/2009 23:16
bonsai
Se a parte em que pretende um novo galho não estiver apodrecida ou seca (madeira morta), poderá ser feito uma enxertia, tomando-se um galho da própria planta (deixa-se o galho crescer bem, alongando-se, e depois o enverga e conduz até ficar na altura que se pretende), ou então emprestando o galho de outra muda. 😄

No site do Atelier do Dom Mario, se não me engano, há técnicas ilustradas de como proceder em enxertia, explicando-se inclusive os vários tipos de maneira clara e fácil de entender. 😄

No entanto, se a madeira do pingo estiver seca ou morta, então o recurso é desenterrar a planta, lavar bem as raízes e pegando outra muda, com as raizes lavadas igualmente, juntar uma planta com a outra, fazendo-se antes uma incisão ao longo do tronco, até a altura de onde se pretende ter o galho. 😄

Desnecessário dizer, mas a planta que irá ser usada deverá ter o caule mais fino daquela em que se pretende ter o galho. Após juntar as duas plantas, prendendo bem com barbante de algodão, enterra-se todo o conjunto, em uma bacia ou escorredor, favorecendo então o crescimento e desenvolvimento da planta. Passado pouco tempo, a planta-filha irá engrossar e compensar, podendo-se então escolher o galho que melhor irá substituir no local antes pretendido. 😄

É como um "Tanuki", só que feito com plantas vivas, ok? Fácil e simples de ser resolvido. 😉