Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Nova mini calliandra

tauser13/02/2009 10:59
Nova mini calliandra
Ola pessoal adquiri essa calliandra bem diferente , e gostaria da ajuda de vcs para saber qual o melhor substrato pra ela e uma ajuda pra dar forma a minha mais nova bonsai.

😄
tauser13/02/2009 20:35
😄 então pessoal o que acharam ?
mortykus14/02/2009 00:10
Só minha humilde opinião:

Pegando ela na posição que está na primeira foto, dá pra fazer um estilo Fukinagashi (varrido pelo vento) bem legal, eu acho!

Boa sorte!
Marcos Paulo Duarte14/02/2009 18:54
meio complicada, tem conicidade invertida no tronco
mas talvez o amigo consiga um kengai ou fukinagashi mesmo
nickyfury14/02/2009 23:09
bonsai
Essa variedade de caliandra (depauperata), apesar de apresentar um tronco interessante e original, não caiu tão no gosto dos bonsaistas quanto a outra variedade mais difundida (spinosa). 😲

Entretanto, eu gosto e tenho em meu viveiro duas plantas, que adquiri com o Torquato. Sugiro a voce observar qual o melhor desenho estrutural que voce prefere (escolher a frente, é sempre a primeira parte). A partir dessa definição, vem a estilização mais indicada. 😄

Apesar dessa variedade apresentar um tronco que parece debilitado, ela emite forte brotação, o que facilita qualquer tipo de trabalho e condução estrutural. Optando pela frente da primeira foto, por exemplo, eu sugiro cortar fora todos os galhos da direita, mantendo apenas o da esquerda, aramando este e dando-lhe um movimento mais de acordo com o tronco, de forma a trabalhar visando um moyogi. 😄

Lembrando que no bonsai não é preciso ter muitos galhos na planta para se ter em mãos um lindo bonsai. Ao contrário. A quantidade de galhos apenas permite que se escolha os que estiverem melhor distribuidos ao longo do tronco, de forma a se cortar fora os que não servem ao estilo pretendido. 😄

Na mesma foto, outra boa opção é cortar todos os galhos, deixando-os com uns tres dedos de altura. Em seguida, arame todos e force no sentido de formar um hokidashi, distribuindo-os para os lados verticalmente. 😄

Tomando como frente a foto 02, usaria apenas dois galhos para formar um Moyogi: o galho da esquerda e o principal centro/direita. O resto, corta-se fora (pode aproveitar e fazer estacas, para gerar novas plantas, inclusive). Nesse caso, o galho da esquerda deverá ser diminuido, cortando-se na altura da brotação nova. 😄
tauser16/02/2009 10:44
😄 , Obrigado pessoal pela grande ajuda, vou escolher uma das opções do nickyfury , mais que não arranque muitos galhos huahua pq se não minha mulher me mata auhuahua , quase me bateu quando tirei todos os galhos da minha outra calliandra hauhau. Em breve posto fotos .
nickyfury16/02/2009 11:13
bonsai
Tauser, vc precisa ensinar a ela que um bonsai se faz com trabalho, suor e paciência. Excesso de galhos não ajuda em nada, só atrapalha na hora de estilizar a planta. Faça um desenho, projetando o melhor possível da estrutura que pretende impor a sua planta e mostre para sua esposa. Certamente, após ver que, com o corte dos galhos desnecessários, sua planta ganha em beleza e harmonia visual, ela até irá mudar de opinião a respeito. 😉
tauser16/02/2009 11:56

Seria isso ?
nickyfury16/02/2009 15:35
bonsai
Sim, isso mesmo. Agora aramar e dar forma ao galho principal, enquanto aguarda novas brotações para melhorar a estruturação. Essa planta brota muito rapidamente, em pouco tempo terá galhos suficientes para formar uma estrutura bonita e adequada ao estilo. 😄
tauser16/02/2009 16:41
Qual tipo de areme devo usar ?
EZEQUIEL JUNIOR16/02/2009 17:38
Amigo

Dê uma olhada aqui: http://www.nativosdonordeste.com.br/paginas/tecnicas_arquivos/aramacao.htm

Neste link aqui, leia o tópico Modelando: usando o arame para dar forma.
http://www.atelierdobonsai.com.br/bonsai.html

Se vc pesquisar na net tem muita coisa.
Me mande um e-mail que te envio algo pra vc ler também...

Abraço
Obrigado
nickyfury16/02/2009 21:44
bonsai
Geralmente, usamos arame de aluminio, vendido por quilo ou gramas nos sites comerciais (Nippon, Terra Bonsai, BonsaiCenter, etc). Mas pode usar tambem arame de cobre. Após retirar a casca do fio, faça uma fogueira no chão e coloque a quantidade que pretende usar. Deixe queimar até ver chamas verdes e coloridas. Em seguida, com uma tenaz ou um pau, retire o arame do fogo e imediatamente coloque em um balde ou lata com agua fria (não precisa ser agua gelada não).

Esfriou, está pronto para ser usado. Há vantagens e desvantagens no uso desse tipo de arame. Após estar bem fixado, ele aos poucos recupera a rigidez e dureza, constrangindo melhor o galho aramado. Em compensação, quando for retirado, só cortando, para evitar quebrar o galho. 🙄 🙄

Voce pode, ainda, usar outros tipos de arame, como o arame cozido, muito usado em obras e construções. Mas como geralmente tem uma unica espessura, recomendo que una mais de um fio para ter a resistencia necessária. Eu gosto de usar esse arame apenas para tracionar (prende-se uma ponta do arame num galho, sobre uma borracha e a outra ponta na borda do vaso (plastico), ou numa raiz mais grossa, ou mesmo num prego fixado no tronco da planta. 🙄

Quanto à técnica de aramação, além dos endereços fornecidos pelo nobre colega Ezequiel, há outros:

http://www.bonsai4me.com/Basics/Basics_Wiring.htm

http://www.bonsaiprimer.com/wiring/wiring.html#Wiresize

http://bonsaitattoo.com.br/poda_modelagem.htm
tauser17/02/2009 12:01

Pessoal ficou meio estranho pq esse ganho não é tão bonito quanto na foto ele é meio que inclinado pro lado..

Mais ta ai

Dicas e criticas fiquem a vontade.