Pitanga antes e depois!
juningeografo13/02/2009 15:52
Pitanga antes e depois!
ai vai gente...esta pitanga veio nestes vasos de supermercado...transplantei e podei-a! agora espero algumas sugestoes!!
antes:
agora ela tranplantada
e o estado atual
penso num futuro ereto informal!!
o que acham?
Marcos Castilho13/02/2009 18:27
Concordo plenamente. Muita adubação e rega constante para um bom desenvolvimento.
marco_avelar14/02/2009 00:53
Juningeografo eu acho que um moyogi é a melhor opção mesmo.
Só uma dica, o arame está totalmente frouxo, não está servindo para dar forma ao tronco.
A primeira vez que eu aramei uma planta ficou igualzinho o seu 😄 .
Faça o seguinte: retire esse arame, depois pegue um novo. Se ele for muito duro pegue um pedaço maior que fica mais fácil de aramar, e é melhor sobrar do que faltar, como está a sua. Depois vá enrolando o arame sem pressa... não deixe ele frouxo, mas tome cuidado para não "cravar" ele na casca... com umas poucas tentativas você vai pegar o jeito. Você vai ter que aramar os galhos também. Depois que o arame estiver colocado de maneira correta é só você "entortar" os galhos e tronco...
Boa sorte! Vá praticando que você descobrirá que é fácil...
nickyfury15/02/2009 09:26
bonsai
Além da ótima dica de repor o arame, voce pode ainda proceder a uma desfolha completa, cortando fora todas as folhas. Pegue uma tesoura qualquer e corte o pecíolo (talinho) mais perto da folha, eliminando-a. Com isso, irá favorecer novas brotações, vindo folhas menores e mais resistentes. 😄
Aumente a quantidade de furos na lateral da bacia, e mesmo no fundo. Isso irá propiciar mais oxigenação nas raízes, favorecendo seu crescimento. Quanto mais raizes, mais rapidamente sua planta irá crescer e engrossar. Num primeiro momento, evite podar galhos, mantendo a estrutura atual, bem como o crescimento vertiginoso do broto apical. 😄
juningeografo15/02/2009 12:03
marco, o arame ja foi retirado, este arame de fato é bem ruim, pois é mto duro...ja providenciei outro!
é esta a ideia nick, porém estava pensando em fazer a desfolha antes da primavera...
se fizer agora posso prejudicar ela no inverno, nao??
obrigado gente!
nickyfury15/02/2009 18:40
bonsai
Não prejudica em nada, se fizer conforme eu expliquei. Após a desfolha, mantenha o substrato umido, mas não encharcado, e coloque a planta em local sombreado, onde receba luz/calor solar apenas pela manhã (no máximo até as 11 horas). 😄
juningeografo16/02/2009 12:43
ai vao as modificaçoes propostas pelos colegas!!
nova aramaçao, e desfolha..ah e aumento do numero de furos!! 🙂
e isso ai...esperar as novas brotaçoes!!

nickyfury16/02/2009 15:32
bonsai
Ótimo trabalho. Agora observe: o unico galho que poderá continuar crescendo verticalmente é o ápice. Assim sendo, corte toda e qualquer brotação que crescer na vertical, tando para cima como para baixo, ok? 😄
Os galhos estão muito compridos. Não há necessidade disso, então corte-os, reduzindo seu cumprimento até ficarem com uns quatro dedos. 😄
juningeografo12/08/2011 19:10
gente depois de algum tempo volto para mostrar como ta esta planta nao mudou muito ficou meio esquecida, mais ainda acredito nela...e isso ai gente valew!!

nickyfury13/08/2011 07:51
bonsai
Não mudou nada, nem se desenvolveu como deveria ter acontecido, se vc cuidasse dela adequadamente nesses dois ultimos anos. Infelizmente, como tudo mais nessa nossa vida, o abandono e o desleixo, mesmo quando involuntários, causam isso. Creio que o ideal é retomar os cuidados referentes a um bom cultivo, incluso com aporte de adubação organica, para que a planta possa então melhorar e retornar com um saudável crescimento e vigor. 😲
Edicarlos Roberto13/08/2011 09:35
acho que não tem anda perdido aí, o tronco deu uma engrossada e isso é bom.
tenho pitangueiras e acho uma ótima especie para se trabalhar !!!
Mário Sérgio13/08/2011 10:09
Perdido realmente não está, contudo se tivesse mantido o galho apical "puxando" a seiva e adubando constantemente ela teria certamente o dobro desta expessura.
É vida que segue meu nobre, serve de aprendizado. Se tiver alguma raiz saindo pelo fundo, joga ela numa mamadeira, debaixo de sol pleno, adubação constante e na dose certa e rega... ou seja, cuidados básicos e constantes...
juningeografo15/03/2012 11:15
agora esta num vaso bem fundo!

juningeografo03/02/2013 22:18
Luiz Andriani03/02/2013 22:43
Acompanhando.