Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Primavera (yamadori) projeto!!!

claudiojsferreira13/02/2009 22:33
Primavera (yamadori) projeto!!!
Essa foi colhida neste finde,
Recipiente onde ela foi colocada após corte da pivotante.

Um dos lados.

Outro lado e detalhe de onde se soltou parte da casca do tronco e improvisei essa borracha com pasta cicatrizante!

Vista por cima!

Agora e orar p ela se recuperar.
Sugestões, críticas construtivas são muito bem vindas!!
EZEQUIEL JUNIOR14/02/2009 10:26
Cláudio,

Sempre que fizer um yamadori ou proceder poda drástica em alguma planta, faça com corte em bisel. Assim ,evita-se o acúmulo de água e deixa a cicatrização de forma mais natural, já aconpanhando a estruturação da planta.

Assim:

Partindo dessa premissa, pensei em um tronco duplo:

Mas no momento faça somente o corte em bisel, passe um cicatrizante/selante e espere alguns meses para ela se recuperar bem, enquanto isso vc vai procedendo com os cuidados básicos.

Abraço
Obrigado
claudiojsferreira14/02/2009 13:47
EZAQUIEL OBRIGADO PELAS DICAS, FAREI COMO ME ACONSELHOU E LOGO POSTO AKI AS FOTOS!!

PAZ E BEM!!
Salo14/02/2009 15:01
Fala conterrâneo, gostei muito do projeto do Ezequiel, com certeza essa primavera lhe trará grandes alegrias e se transformará em um lindo bonsai.
claudiojsferreira14/02/2009 18:23
Conforme sugestão do amigo!
Ezequiel
Como disse que faria por sua sugestão amigo tá ai a foto!

Agora é só esperar e orar!!

Salo vc mora em que bairro aki em Maringá?

Paz e Bem!
Salo14/02/2009 20:14
claudiojsferreira eu moro do lado da UEM perto da Morangueira e da Colombo, qualquer coisa me manda uma mp que conversamos mais.
Att,
Salo.
nickyfury14/02/2009 23:22
bonsai
Claudio, a sugestão do colega Ezequiel a propósito do corte em bisel foi ótima. Porém, ele esqueceu de mencionar que, antes de fazer esse corte, voce deveria primeiro definir a frente de seu futuro bonsai, de forma a que, ao fazer o corte em bisel, o fizesse na parte posterior do futuro bonsai e não da forma como foi feito. 🙄 🙄

Isso se deve ao fato de que a bouganvillea não fecha bem cicatrização de poda radical, principalmente em tronco dessa grossura. Futuramente, voce terá que fazer algum enxerto para forçar essa alteração e permitir um trabalho mais atraente, visualmente falando. 😲

Ou, talvez, tenha que esculpir a madeira, promovendo algo como uma escavação e fomentando madeira morta, para "esconder" esse corte equivocado. 😄

A propósito da projeção dele para sua planta, ficou show de bola. É um ótimo caminho a seguir, em minha opinião. 😄
claudiojsferreira15/02/2009 10:52
Re: bonsai
nickyfury escreveu:
Claudio, a sugestão do colega Ezequiel a propósito do corte em bisel foi ótima. Porém, ele esqueceu de mencionar que, antes de fazer esse corte, voce deveria primeiro definir a frente de seu futuro bonsai, de forma a que, ao fazer o corte em bisel, o fizesse na parte posterior do futuro bonsai e não da forma como foi feito. 🙄 🙄

Isso se deve ao fato de que a bouganvillea não fecha bem cicatrização de poda radical, principalmente em tronco dessa grossura. Futuramente, voce terá que fazer algum enxerto para forçar essa alteração e permitir um trabalho mais atraente, visualmente falando. 😲

Ou, talvez, tenha que esculpir a madeira, promovendo algo como uma escavação e fomentando madeira morta, para "esconder" esse corte equivocado. 😄

A propósito da projeção dele para sua planta, ficou show de bola. É um ótimo caminho a seguir, em minha opinião. 😄
Nick obrigado pela luz este é um dos conselhos que eu penso não mais esquecer!
assim que ela desenvolver mais um pouco eu posto algo aki!!
Franz Lopes15/02/2009 16:18
Como vai claudio.

Os amigos já disseram tudo... Mas não deixe de ir postando resultados futuros, especialmente quando surgirem as novas brotações.

Boa sorte. 😉

Franz Lopes
claudiojsferreira15/02/2009 18:18
Valew Franz, eu com certeza postarei aki se ela resistir 😂

Brincadeira, mas não deixo de me preocupar, porém só me resta regar e uma vez por semana com Biofert Raiz!

Paz e Bem!
Ivanil Pimentel Vieira15/02/2009 19:44
nicky, pelo que entendi a parte mais alta do corte em bisel deveria ficar na frente do futuro bonsai?Obrigado..

do colega no bonsai
claudiojsferreira11/03/2009 14:03
Atualizando.

Como diria o tb amigo Luciano "oremos"!