Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Piracanta Variegata.

Alcides Junior14/02/2009 08:08
Piracanta Variegata.
Bom pessoal, esta minha Piracanta está precisando de uns ajustes.
Ela tem 35cm alt, 5cm larg. tronco e o vaso redondo tem 23cm larg e 7cm alt.
Quero opiniões sobre qual vaso adotar e o que preciso melhorar nela. Gosto muito deste exemplar.

Desde já agradeço os comentários, críticas e sugestões.
EZEQUIEL JUNIOR14/02/2009 09:59
Junior

Bela planta, parabéns. Gostei muito da macieira também. Há tempos estou criando coragem para investir na espécie, a região onde moro é muito quente...

Abraço
nickyfury15/02/2009 09:29
bonsai
Junior, para facilitar uma melhor visualização da estrutura atual de sua planta, de modo a poder auxiliar opinando sobre ela, aconselho voce proceder a uma desfolha completa, exceto na parte superior (apice). Use uma tesoura fina, e corte as folhas no pecíolo (talinho) uma a uma, ao invés de arrancá-las. 😄

Após desfolhar totalmente, fotografe e poste para opinarmos. Como escrevi acima, mantenha apenas a brotação no ultimo estrato (apice). 😄

Ezequiel, a piracanta, qualquer que seja a variedade, reaje bem a clima quente. Tenho várias em meu viveiro, nos mais diversos estilos. O clima aqui em Brasilia é bem mais rigido que o de sua região, pode ter certeza disso. 🙄 🙄
Alcides Junior16/02/2009 15:52
Ezequiel, ela é muito resistente. Pode adquirir sem medo.
Obrigado pelo elogio.
Nick, vou proceder como indicou...acho que vou mudá-la para um vaso retangular Jorge Ribas.
Thiago Giaconi17/02/2009 22:44
Olá Junior,

Esta espécie é linda e você possui um belíssimo exemplar, parabéns!!!

Abraço
Thiago Giaconi17/02/2009 22:48
Alguns exemplares da internet para você se inspirar

Thiago Giaconi17/02/2009 22:48
Alcides Junior18/02/2009 09:02
Muito belos os exemplares Thiago.
Dei uma cortada nos ramos superiores, amanhã posto nova foto. Vou deixar os inferiores crescerem mais para uma melhor triangulação.
Alcides Junior23/02/2009 16:11
Atualizando.

Melhorou um pouco?
Alexandre S. Coelho23/02/2009 23:58
Oi Junior

Ficou bem melhor... principalmente o novo vaso!!!

Só estou achando que o 1º terço está com muitos galhos... e poderia escolher apenas um para ficar (na parte de fora da curva) e outro para servir de "galho de sacrifício" (ajudando a engrossar mais o tronco) 😉
Alcides Junior25/02/2009 07:44
Obrigado Alexandre. Vou proceder tal modificação.

Umas fotos melhores.