Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Sonho de uma piracanta tupiniquim

Sambarilove16/02/2009 22:39
Sonho de uma piracanta tupiniquim

Mestres:

Quais as recomendações para que eu consiga me aproximar ao máximo desse modelo maravilhoso?
giorgio17/02/2009 19:29
inclinarei o tronco, e não paralelas ao solo, de modo a dar maior movimento. Então mochicomi, tão pouco tempo é ramificação infoltirà e compatterà
Thiago Giaconi17/02/2009 22:25
Olá Sambarilove,

Lindo exemplar, parabéns!!!

Tem um ótimo futuro!!!

Abraço
Sambarilove17/02/2009 23:23
Talvez não tenha sido percebida a minha mensagem no tópico inicial.

A primeira planta é minha e a segunda é um exemplar que encontrei na internet, de um dos papas da arte.

Pretendo uma orientação sobre o que fazer para que a minha piracanta aproxime-se desse exemplar maravilhoso.

Grato.
Sambarilove21/02/2009 12:26
Será que ninguém consegue me ajudar ?
fabianoscosta21/02/2009 13:09
Fala amigo, td bem?

Essa planta no qual vc comé uma trepadeira chamada madresilva, pelo menos é como a chamamos por aqui, essa textura em expiral do tronco será muito difícil de cgegar perto pois a pyracantha não tem esta característica, sendo uma trepadeira, a madresilva já cresce mesmo se enrolando, daí este resultado depois de alguns anos de cultivo, além logicamente da idade desta planta.

Mas, caso seja este seu objetivo, eu acho que vc pode ir torcendo o tronco com aramagens desde já, isso se vc ainda conseguir por causa da dureza desta madeira, embora não seja lá muito dura enquanto fina, mas já dará um trabalho extra. É provável de conseguir algo parecido mas não com estas características pois vc tem q aceitar que é uma outra espécie.

Já a estilização acho que se dará bem mais tarde, deixando crescer livremente para o tronco atingir este estágio de espessura, mas já pode ir definindo a estrutura principal.

Anteriormente a isso creio que vc deveria dar mais atenção ao nebari, que será a base de toda esta obra.

No mais só com o tempo, depois de feitas algumas intervenções e com o passar do tempo, espero poder vê-la em seu desenvolvimento, por favor nos mantenha atualizados!! 😉

Abração,
Fabiano.
Sambarilove22/02/2009 18:23
Obrigado, Fabiano.

A copa naquele estilo e o tronco paralelo ao solo já me deixariam bastante satisfeito. Valeu a orientção porque estava me preocupando desde já com a estilização mas agora estou consciente de buscar primeiro o engrossamento do caule. O resto trabalho depois.

Um abraço.