Acho que não é Shimpaku é kaizuka.
Alcides Junior17/02/2009 13:57
Acho que não é Shimpaku é kaizuka.
Pessoal, segue algumas fotos de um kaizuka que retirei algumas alporquias.
Ele ficou com 50cm de altura e tem 14cm largura na base.
Projeções são muito bem vindas.

Desde já agradeço.
Sambarilove17/02/2009 14:20
Junior:
Estou cogitando uma alporquia no meu shimpaku e gostaria de receber algumas orientações tipo época, substrato, etc.
Estou a par da técnica e meu interesse é no tocante à sua experiência.
Obrigado.
Alcides Junior17/02/2009 14:33
alporquia
Sambarilove, a alporquia deve ser feita neste sistema.
O substrato usei plantax 70% e 30% de areia de rio.
Foram no total 4 meses que esperei, usei hormônio enraizador (tiamina) nos primeiros 20 dias.
Hoje pela manhã retirei, tinha uma boa quantia de raízes, pena não ter fotografado.
Só lembrando que tem que ser feito na primavera.
Sambarilove17/02/2009 14:59
Obrigado, junior.
Vc envolveu em plástico transparente ou escuro ?
O duro vai ser esperar até a primavera. Êta ansiedade...
Alguém mais teria sucedido fora da primavera ?
Alcides Junior17/02/2009 15:02
Na realidade não envolvi com plastico, usei vasinhos. Dependendo do clima da sua região quem sabe ainda pode tentar...se tiver um inverno não rigoroso como o meu caso.
giorgio17/02/2009 19:10
Sambarilove17/02/2009 22:00
Valeu, Edson.
Como temos um bom tempo até o inverno, vou tentar.
Vc deixou as pontes por causa da espécie ou porque faz sempre assim?
Alcides Junior18/02/2009 08:14
alporquia.
Sambarilove, me chamo Junior....rssss
Fiz deixando as pontes pois foi indicação do Luciano(EBREO) por causa da grossura.
Sambarilove18/02/2009 08:50
Junior/Edson:
E eu não sei de onde tirei o Edson! E também não tinha nem tomado, nem fumado e nem cheirado nada... E também ainda não era Carnaval...
Mais uma vez obrigado.
Blúner Luchese Postal18/02/2009 15:47
Caro amigo junior, sou iniciante na arte de bonsias e aqui no forum tb, gostaria de saber como vc fez para postar as fotos direto, sem precisar de algun endereço ou algo parecido, assim nao perdemos tempo entrando em outros endereços para ver as fotos.
Ficarei muito grato se puder me ajudar.
Sambarilove18/02/2009 16:02
Blúner:
Você haveria consultado o tópico específico, neste fórum (MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO) ?
Blúner Luchese Postal18/02/2009 16:43
Verifiquei sim e so vi que dizia para registrar as fotos em algum site tipo imagem e tal.... e foi o que eu fiz, tenho um topico sobre um cipreste meu, coloquei as fotos e tal mas por outro endereço, além do mais ninguem me deu uma ideia ou opinião.
Obrigado pela atenção.
Wilson Fracassi18/02/2009 17:13
Junior,
Tem certeza que esta planta é um shimpaku ? É bem parecido, mas o shimpaku é um pouco mais compacto, tem um verde mais escuro e suas "agulhas" são escamadas e menores. Por favor confirme isto.
Alcides Junior19/02/2009 08:39
Blúner, basta você abrir a foto no local de origem, onde ela está hospedada, clicar com o botão direito do mouse, copiar a URL da imagem e colar entre os simbolos Img e Img/ que estão abaixo da guia Assunto e acima do quadro onde escreve os textos.
Wilson, agora me deixou encucado...qual espécie seria essa?
Sambarilove19/02/2009 09:07
Junior:
Não sou expert mas também acho que não é. É da família mas não é shimpaku.
Alcides Junior19/02/2009 10:13
Poxa, a diferença é grande, nem sei como postei com esse nome. rssssssssss
Acho que é um kaizuka.
Wilson Fracassi19/02/2009 10:55
Junior,
O que me levou a desconfiar de ser shimpaku, mais precisamente foi esta coloração meio prateada da casca. Exatamente eu não sei o nome, mas Kaizuka também acho que não é. Se não estiver enganado, é uma espécie de cedrinho, usado para fazer cerca viva. Agora precisa pesquisar.
Alcides Junior19/02/2009 11:01
Procurei muito na net, o mais parecido é kaizuka.... mas vamos aguardar....que espécie é ❓ ❓ ❓
EZEQUIEL JUNIOR19/02/2009 11:45
Junior,
Fiquei atento a este post pois tem muita árvore desta espécie em minha cidade, o pessoal usa como barreira sanitária nos laranjais...
Andei dando uma olhada, e acho que sua espécie é Cupressus macrocarpa ou Cupressus arizonica...
Fiquei animado por saber que pega bem a alporquia cara...
Se for a mesma espécie logo vou ter muitos exemplares... hehehe
Abraço
Obrigado
Alcides Junior19/02/2009 13:05
Que beleza Ezequiel, manda ver nas alporquias, em 90 dias está enraizado, aqui onde o clima é frio, se for mais quente com certeza é mais rápido.
Quanto as espécies, dei uma olhada e me pareceu ser o Cupressus Arizonica. Muito obrigado..
nickyfury19/02/2009 15:25
bonsai
Uma dica aos colegas que dispõe desse excelente material para trabalhar e formar bonsai: usem mudinhas de junipero chines, ou shimpaku, para enxertar galhos e formar uma planta ainda melhor. 😄
A enxertia é nos mesmos moldes da alporquia, só que o resultado é ainda melhor, pois permite que se use um troncão como esse formando um bonsai de alta qualidade. 😄
fabianoscosta19/02/2009 15:31
Júnior, parece mesmo um kayzuka, a alporquia nele n é tão fácil assim, falo por experiência de um produtor de minha região que deixou mais de 6 meses e nada, mas pode ser que ele tenha feito algo errado... nao ponho a mão no fogo por mais nada q n seja experiência minha... depois das maçãzinhas... hehehe
Abraço amigão e parabéns pelo material!
Fabiano
Alcides Junior23/02/2009 16:55
Pois é Fabiano, ele respondeu muito bem a alporquia. Quanto as maçãnzinhas, vou postar umas fotos delas amanhã...
Valeu Amigo.