Jmario17/02/2009 21:28
Jabuticabeira
Gosto de arvores maiores, mas esta esta muito "sem emoção".
Por favor opinem para me ajudar a melhorá-la.
Obrigado
José Mário - Rib. Preto - SP

Marcos Castilho17/02/2009 23:11
Um ótimo chokkan. Faltou dar um leve movimento ao tronco para ficar mais natural. Engraçado que os galhos superiores possuem esse movimento. Mais tem futuro.
Franz Lopes18/02/2009 12:30
Marcos amigo...
Será que você não quiz dizer Sokan?...
Abraço. 😉
Franz Lopes
Marcos Castilho18/02/2009 22:42
Certo Franz. Errei na digitação. 😮ops:
Marcio Garcia18/02/2009 22:55
Ola amigo,
Sou fascinado por jabuticaba, tanto pelo sabor do fruto quanto pela beleza que ela proporciona, das nossas nativas, e o nosso cartao de visita, que mais expressa a nossa terra, e sem contar pela harmonia que ela proporciona com pequenas folhas e a troca da casca do tronco todo ano. Quanto a sua planta, os mais experientes devem dar opinioes mais proveitosas que a minha, mas eu faria podas radicais e eliminaria esse tronco menos a esquerda, apos a brotacao, seria facil definir estilo.
Abracos
Daniel Camargos18/02/2009 23:25
É Márcio... de fato a Jaboticaba é um espetáculo de árvore! 😄
Jmario
Eu também faria uma poda mas no meu caso, eu reduziria o galho da esquerda no tronco principal. Outra intervenção seria na tração dos galhos do tronco menor e no primeiro galho da direita (de baixo para cima) do tronco principal
Mas eu infelizmente perdi uma muda muito parecida com a sua... ganhei a planta mas não mexi na lata onde estava plantada, e cuja terra estava bastante compactada... quando resolvi trocar o substrato, já era tarde... aprendi da pior forma que as vezes é necessário deixar a paciência um pouco de lado para cuidar de um bonsai... 😮ops: 😢
Olha só o que eu deixei morrer.... 😢