Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Alporquia em Sibipiruna

Jmario17/02/2009 21:35
Alporquia em Sibipiruna
Gostaria que me informassem quanto tempo, normalmente, demora o enraizamento de uma alporquia em sibipiruna, e se há algum diametro de tronco para se fazer a alporquia, pois já fiz neste em Outubro, e até agora não se notam raízes.

Obrigado.

Jose Mário - Rib. Preto - SP
Deco-RJ20/02/2009 23:17
Jmario,

Tudo bem?

Equanto os colegas mais experientes não respondem e apenas para comparar com as poucas vezes que tentei alporquia, queria sanar umas dúvidas, por gentileza. 😉

Você raspou o caule até aparecer aquela parte verde ou a planta cicatrizou? Além disso, o saco plástico parece não estar furado. Como rega o substrato? Sendo preto, a luz consegue passar por ele? Por fim, o que usou como substrato da alporquia?

Não repare na quantidade de perguntas, por favor! 😮ops:

Abraço!
Jmario21/02/2009 21:28
Deco veja esta outra postagem sobre alporquia que vai tirar muitas dúvidas suas.

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=4580

No meu alporque eu tirei toda a casca até chegar ao cerne do tronco. O plástico mantem a umidade no alporque por isso quase não faço injeção de água, e também quando chove, por estar na vertical, entra água umedecendo o substrato, que nesse caso usei esfagno umedecido em hormonio enraizador.

É meu primeiro alporque, por isso ainda não posso avaliar os erros e acertos.

Abraços
guifercon05/03/2009 15:37
Cara, eu diria que pela espessura do tronco o "bombom" está muito pequeno...

Desde outubro??? 😲

Aconselho a usar hormonio enraizador AIB ou vitamina B1.

O que voce usou dentro do saco plastico?

100+,
Guilherme