Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

mamadeira para ficus boni

Marcelo_Andrade22/02/2009 10:49
mamadeira para ficus boni
Olá a todos...gostaria de pedir a ajuda de voces com uma mudinha que eu tenho de ficus boni....

Eu adquiri esse mudinha ja faz muito tempo....eu consegui encaminhar os galhos dela para o formato de um moyogi, e sempre tive os planos de fazer uma mamadeira para o tronco engrossar (hoje tem a grossura de uma vela comum mais ou menos).Gostaria de saber se posso fazer nessa epoca do ano a mamadeira, e também que tipo de mistura posso usar. Ah ja ia esquecendo, ha alguns meses essa muda ficou um pouco doente, as folhas cairam (era falta de adubo) adubei e ela sobreviveu, só que continua com bem menos folhas que antes, será que tem algum problema?

desde ja muito obrigado...
Marcelo_Andrade23/02/2009 09:30
alguém pode ajudar?

PS: a muda está comigo a mais ou menos dois anos e meio...hoje eu acho que vou tirar umas fotos e posta-las aqui...

até mais...
Sambarilove23/02/2009 10:09
Marcelo:

As fotos sempre estimulam mais as opiniões.

A mamadeira pode ser feita em qualquer época do ano. A única recomendação é quanto ao substrato que deve ser bastante orgânico.

Pesquise aqui no fórum e encontrará um tópico bastante instrutivo sobre o assunto. Verá que, na realidade, há uma etapa anterior que é colocar a planta num escorredor e aguardar até que as raízes comecem a sair pelos furos. Nada impede que vc faça tudo ao mesmo tempo, mas até que as raízes comecem a sair, a mamadeira não terá nenhum efeito.
edson060523/02/2009 17:11
Marcelo,
neste link tem a matéria completa sobre a técnica escorredor/mamadeira, inclusive sugestão para o substrato:

http://www.atelierdobonsai.com.br/mamadeira.html

Abraço.
Edson.