Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

desfolha em ficus benjamina

zeluiz22/02/2009 16:38
desfolha em ficus benjamina
Olá amigos, É a primeira vez que participo deste forum. gostaria que alguém me informasse se posso proceder a desfolha de um bosque de ficus benjamina agora no final do verão. Posso realizar podas radicais nesta época? abraços a todos
Marcos Castilho23/02/2009 15:15
O Ficus é bem resitente. Ele aceita bem a poda.
edson060523/02/2009 16:56
zeluiz,
seja bem-vindo ao Fórum.
O fícus em geral aceita bem poda radical e desfolha. Algumas variedades entretanto, são melindrosas...
O fícus retusa, por exemplo, aceita bem desfolha total. Já no fícus benjamina eu sugiro fazer a desfolha cortando e deixando só um pedacinho da folha; desta forma ela vai murchando aos poucos pra cair, enquanto isso, a planta percebe e aciona as novas gemas que estão localizadas no "pezinho" das folhas. O resultado é uma folhagem nova sem o risco de perder a planta.
Eu tinha esses dois fícus benjamina variegata que para mim eram plantas de pouca valia, por isso fiz o teste da desfolha com eles

O teste foi feito no ano passado e cheguei à conclusão que deixei um pedaço muito grande da folha. Você deve deixar um pedaço menor cortando as folhas proporcionalmente nesta marca em vermelho...
Abraço e bom trabalho; qualquer outra dúvida, não exite em perguntar.
Edson.
zeluiz23/02/2009 18:01
Muito obrigado pela dica, farei a desfolha assim que o calor abrandar