Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Jaboticaba retinha

12
fabianoscosta25/03/2009 11:17
Fala amigo Castro, você foi criterioso heim? Que bom!

Sua sugestão então é que eu dê uma baixada no galho esquerdo, mas um leve levantada em sua extremidade, fazendo isso tbm no galho direito (somente na ponta) tornando-os mais sinuosos, além de manter a sinuosidade dos galho da parte do terceiro terço que se encontram muito retos...

Hum, beleza, veja se é isso mesmo, gostei dos toques e são fáceis de se aplicar e com certeza a planta ganha em harmonia.

Sobre o galho da esquerda, para chegar a este ponto de torção, eu tive que serrá-lo até o meioe trazê-lo rachado mesmo, depois coloquei borracha e arame para ficar, não tinha certeza do sucesso (eu e minhas experiências 😮ops: ), mas notei que ela não vacilou um só momento, até fiz em outra (teste piloto) que tbm n sentiu nada, portanto, dá para dar uma chegadinha mais para baixo! hehe

Abração amigo e obrigado pelos toques.
Fabiano.
fabianoscosta25/03/2009 11:20
Olá Ricardo há qto tempo amigo, obrigado pelo seu incentivo, soube que vc esteve aqui na minha loja, se soubesse que era vc ao telefone naquele dia teria lhe esperado para dar-lhe um abraço amigo.

Tudo de bom,
Fabiano.
Antonio Castro25/03/2009 20:40
Olá Amigo Fabiano

fabianoscosta escreveu:
Sua sugestão então é que eu dê uma baixada no galho esquerdo, mas um leve levantada em sua extremidade, fazendo isso tbm no galho direito (somente na ponta) tornando-os mais sinuosos, além de manter a sinuosidade dos galho da parte do terceiro terço que se encontram muito retos...

Sim mais ou menos por ai, se fosse possivel era só baixar um pouquinho mais o 1.º ramo esquerdo, mas se não for, tenta estimular ramificações mais atrás (+ próximo do tronco) e joga com elas, também serve.

No outro lado, levantaria um pouco o 1.º ramo (que tem o tensor) a partir daquela dobra e desde esse ai até ao ápice tentaria conferir-lhe o mesmo jeito de movimento que conseguiste no outro lado (ou vice-versa) conforme te agrade mais, a intenção é/seria criar mais equilibrio da copa.
e ela pode estar de ambas as maneiras, aliás até mesmo como está é uma mera questão de gosto.

fabianoscosta escreveu:
Sobre o galho da esquerda, para chegar a este ponto de torção, eu tive que serrá-lo até o meioe trazê-lo rachado mesmo, depois coloquei borracha e arame para ficar, não tinha certeza do sucesso (eu e minhas experiências 😮ops: ), mas notei que ela não vacilou um só momento, até fiz em outra (teste piloto) que tbm n sentiu nada, portanto, dá para dar uma chegadinha mais para baixo! hehe

Pois só li esse pormenor ontem e fiquei a pensar se não teria dito besteira caso tivesses levado a coisa até limite 😮ops: (convem ser um pouco antes de partir 😄 ) e já foi preciso muita coragem...

Fizeste como aqui neste exemplo dado pelo Caro EZEQUIEL noutro tópico

é bem mais seguro para torções maiories.
Mas se vires que é/seria uma intervenção arriscada, opta pela outra alternativa, afinal também é um pormenor, ela já está óptima assim...e quanto mais para frente melhor ficará ainda 😄

O essencial está feito agora é partir para o refinar , o tal "jogo de Paciência"

Grande Abraço, eu é que agradeço por a partilhares connosco

Castro
Alexandre S. Coelho25/03/2009 22:40
Grande Fabiano!

Meu amigo, junto-me aos demais para parabenizá-lo, grande trabalho ❗

E como bem disse o também amigo Castro "agora é partir para refinar , o tal jogo de paciência". Com o passar dos anos ele só vai ficando mais bela ainda!
fabianoscosta27/03/2009 15:59
Castro ela já está bem mais bonita com as folhas, dá para perceber como elas disfarçam erros que se passam de bonsai bonito ao bonsai bom! 😲 hehe peladinho a coisa muda! 😕

Vou fazer as intervenções sim e mostrarei depois de feito amigo, obrigado!

Alexandre tenho conciência de minha pouca experiência mas na hora de estilizar estou tendo um pouco de paciência para analizar bem o máximo de possibilidades que antes optava pelas primeiras no qual vinha a minha cabeça.

Nesta planta eu fiz o jogo da sorte, falo deste 1o galho, se ele sobrevivesse ficaria bom, mas se não, ele não me serviria, daí eu o tiraria da mesma forma! 🙄 Daí tive sorte! Mas antes eu fiz uma experiência em outra vítima e como eu havia cortado mais e ela n sentiu, optei por fazer nesta tbm.

Obrigado pelas dicas amigos,
Abração,
Fabiano.
Antonio Castro27/03/2009 20:29
Olá Amigo Fabiano

Muito cuidado hein!

...a Prudência deve andar de mãos dadas com a Paciência 😄 😄 , "step by step" bem devagarinho nesse ramo que foi cortado, ok....não tentes mais do que ele permite Ok 😉,...é uma questão de detalhe que não tem forçosamente que ser, principalmente ao ponto de correr riscos bem mais dificieis de contornar.

Se conseguir um tempinho vou tentar fazer um virtual para ver o volume e depois envio-te.

Boa sorte 😄

Um Abraço,

Castro
Antonio Castro27/03/2009 22:01
Olá Fabiano

Já te mandei o Virtual 😈
Pelo que me parece, afinal dependendo do "back-budding", a puxada nem tem que ser tão forte assim 😄 , é mesmo um pouquinho só, e isto se fizeres mesmo questão.

Creio que o conseguido é dentro da linha de trajectória que já definiste e apenas a soltei um pouco...após criar algum volume, a coisa aparece e gostei do resultado 😉

Boa Sorte.

[ ]s

Castro
fabianoscosta28/03/2009 10:20
Recebi, vou postar aqui pro povo ver, eu mexi nela ontem e ficou muito parecida, primeiro vou postar a foto do que eu fiz, depois vemos se o caminho tomado é o correto... obrigado amigo.

Ivanil Pimentel Vieira28/03/2009 10:54
Olá caro amigo Fabiano,

mais uma linda planta postada por vc,só tem "nata" mesmo.

Meus parabéns! Continue assim...minha nota não é preciso falar! 😂

Abraços,

Do amigo e colega no bonsai

Ivanil
Pethrus Barros05/01/2011 20:30
Como anda esse exemplar hoje ?
fabianoscosta06/01/2011 10:30
Olá, esta planta foi vendida há pelo menos um ano, o novo dono já a envasou e ela está muito bem.

Abração.
Fabiano.
12