Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus Benjamina

Mirian Valadão23/02/2009 12:18
Ficus Benjamina
Caros Senhores,

Gostaria de pedir a orientação de voces para começar a dar forma a um ficus que podei de acordo com as ideias dos foristas, deixei ele crescer naturalmente. Agora estou com uma dúvida: devo desfolha-lo todo de uma vez, ou devo fazer por partes?

Assim que tiver uma resposta, farei o que for aconselhado e enviarei fotos.

Ele foi podado um pouco menor que esta foto.

Abraços
Mirian
Alexandre S. Coelho24/02/2009 00:01
Oi Mirian

Não vejo necessidade de desfolhas agora.

O bom seria colocar mais fotos atuais 😲
Mirian Valadão24/02/2009 16:51
Alexandre,

Com a foto que postei, acho que passei uma idéa errada.

Estas são as fotos tiradas hoje.

E, a desfolha que pretendia fazer, era para pedir a orientação dos forista quanto as providências a ser tomadas para iniciar a formação de um bonsai.

Abraços
Mirian
Mirian Valadão24/02/2009 16:54
...
EZEQUIEL JUNIOR25/02/2009 11:14
Mirian,

Dê uma olhada neste tópico antes de proceder a desfolha em seu fícus.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=10966

Quando a poda, corte 2/3 dos galhos principais, que saem verticalmente, conserve os galhos laterais para que, após a desfolha, vc ter melhor orientação.

Abraço
edson060525/02/2009 16:16
Mirian,
apesar das novas fotos, não dá pra perceber a estrutura da planta (possíveis novos galhos) por conta da densa folhagem...
Veja neste post do Mário Eusébio no Fórum do Bonsai Milenar (Portugal) como uma boa visão da estrutura, principalmente dos novos brotos, facilita uma sugestão acertada:

http://www.bonsaimilenar.com/forum/viewtopic.php?f=7&t=2065

Espero ter ajudado...
Até mais.
Edson.
Marcos Castilho25/02/2009 19:04
Gostei da idéia do Édson parece ser a melhor opção.
Mirian Valadão25/02/2009 22:05
Alexandre, Ezequiel, Edson, Marcos Castilho,

Agradeço a atenção de voces.
Farei o que foi sugerido e assim que terminar de cortar tantas folhinhas enviarei novas fotos.

Abraços
Mirian
Mirian Valadão26/02/2009 12:58
Senhores,

Depois de 2h de trabalho árduo, consegui desfolhar o ficus.
Gostaria de um bonsai maior, por isso cortei os troncos mais alto. O maior está com 60cm.
Esperando as orientações, opiniões e mais alguma coisa que puder ajudar.

Abraços
Mirian
EZEQUIEL JUNIOR26/02/2009 15:50
Mirian,

Pensei em um tronco duplo à partir da terceira foto, cortando no local indicado e esperando novas brotações.

Sei que vc quer um bonsai grande, mas vc precisa de conicidade no tronco, não adianta ter um bonsai de 60 cm de altura com um tronco que tem o ápice do mesmo diâmetro da base. Entende?

Outra opção é um ereto informal, de um único tronco... mas ainda assim vc terá que cortar a planta mais baixo.

Algo que vc deve fazer, independente do estilo a seguir, é retirar as raízes que se cruzam, desvalorizando o nebari...

Abraço
Espero ter ajudado...
Alexandre S. Coelho27/02/2009 20:57
Mirian

Reduzindo a altura do tronco maior, eu pensaria em formar um "tronco triplo" com copa volumosa!
Idéia...:
EZEQUIEL JUNIOR28/02/2009 08:19
Bela opção!!!

Parabéns amigo Alexandre!!!

Abraços
Mirian Valadão28/02/2009 17:14
Amigos,

Como é opinião geral que fica melhor se eu cortar mais os troncos, vou pelas idéias dos mais experientes.
Assim que tiver realizado, enviarei fotos.

Obrigado

Abraços
Mirian
Mirian Valadão03/03/2009 20:10
Alexandre,

Mais uma vez te agradeço por este lindo projeto. Os outros feito por vc estão em andamento, só que às vezes dou uma errada e tenho que esperar crescer tudo de novo.

Abraços
Mirian
Alexandre S. Coelho03/03/2009 20:54
Ezequiel, Mirian... Obrigado!!!

Com erros e acertos nós vamos aprendendo no universo do bonsai!
As vezes pensamos que estamos dominando uma planta e ela nos surpreende mostrando outras alternativas, secando galhos, nascendo outros, mudando o projeto inicial 😉
Mirian Valadão09/03/2009 22:21
Caros amigos,
Estou enviando as fotos depois da poda, baseando no projeto do Alexandre.
Qualquer coisa que tiver que consertar me avisem por favor.

Abraços
Mirian
Marcos Castilho10/03/2009 08:58
O ficus brota bem rápido e penso que você acertou na poda. Agora é começar a aramar logo quando surgir os brotos para formar a copa.
EZEQUIEL JUNIOR10/03/2009 10:04
Mírian,

É isso aí, agora é exercitar a paciência...

Algo que ainda sugiro, é vc cortar 2/3 ou 3/4 dos galhos ainda existentes e aramá-los dando movimentos sinuosos... com o engrossamento fica difícil a modelagem desta espécie... não esqueça de usar uma pasta selante/cicatrizante...

Abraços
Alexandre S. Coelho11/03/2009 20:59
Oi Mirian

É isto mesmo! E como foi bem dito pelos amigos acima, agora é ir trabalhando com paciência.