Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

ajuda com enraizadores!

Marcos Takigawa26/02/2009 11:10
ajuda com enraizadores!
Ola, sou principiante na arte do bonsai e gostaria se possivel de ajua com relação aos enraizadores, adquiri recentemente o biofert raiz, gostaria de saber se ele é realmente eficaz, pois em sua formula não encontrei as substancias que muitos falam, como o hormonio e a vitamina B1, esta ultima seria realmente eficaz?Poderia fazer um preparado misturando o biofert com a vitamina B1?
Agradeço imensamente se puderem me ajudar!
EZEQUIEL JUNIOR26/02/2009 14:28
Amigo

Vc pode misturar os dois sim, cada com com sua dosagem.
Realmente o biofert não possui hormônios, é uma mistura de nutrientes (adubos).

Dê uma procurada aqui no fórum que vc vai encontrar muita coisa sobre enraizadores...

abraço
espero ter ajudado
Marcos Takigawa26/02/2009 18:37
Obrigado, vou procurar!
SEKI - Elio Luis Secchi27/02/2009 16:09
Marcos, a Vitamina B1 é um bom enraizador e tenho usado com frequência. Mas o mais potente de fato é o Ácido Indulbutírico. Certa vez consegui com os amigos da Bonsai Sul de Porto Alegre. Faz tempo que não fui às reuniões que para mim fica meio distante e não se se eles ainda tem disponível. Daí não sei onde encontrar, mas se prourar com certeza encontra. O pode do ácido em estacas é incomparavelmente maior do que da B1.
guifercon05/03/2009 15:18
Amigao, eu comprei o AIB (acido bla bla bla) no mercado livre em pó.

Parece que funciona, porque uma estaca de Flamboyant (muitos disseram impossivel reproduzir por estacas)que ficou mergulhada nele brotou, e ta la faz algum tempo.

A vitamina B1 eu também testei, mas nao consegui comprovar a eficácia, sendo que muitos ja opinaram que funciona eu continuo usando 😂

100+
Guilherme
Marcos Takigawa06/03/2009 21:11
Obrigado pelas respostas, vou procurar o tal acido, mas eu acho que deve ser bem caro... 😢
Dino14/03/2009 21:36
Amigos, eu uso o BIOFERT com frequência, justamente pelo fator financeiro. O tal ácido bla bla bla realmente é muito mais eficaz, mas custa o olho de cara. cerca de 200 reais mais caro que o Biofert.

Usei o Biofert em uma aroeira que já hava dado-a como morta e a dita reviveu e já está com uns brotinhos lindos.

Uso o BIOFERT da seguinte forma: Sempre coloco o dobro do recomendado na embalagem (Em estacas) e coloco 75% a mais que o recomendado em alporquia.

Espero ter ajudado em alguma coisa.
Ivanil Pimentel Vieira14/03/2009 22:13
Olá,

só uso o Biofert Raiz com ótimos resultados e na dosagem recomendada pelo fabricante.

Do colega no bonsai
Marcos Takigawa15/03/2009 18:58
Eu tbem obtive sucesso com o biofert, eu so fiquei em duvida qto a composição, pois não consta nenhum hormonio na formula, e pela descrição da formula a produtos com a mesma formula com preço bem mais em conta,então não sei porque o biofert é bem mais caro.... 😲
Marcos Takigawa15/03/2009 19:07
Só pra completar procurando nos foruns da vida... 🙂 , já li que como o tal ácido é restrito a biofert não pode imprimir a formula correta, na embalagem, outros dizem não conter nada de especial mesmo, então não sei...
Ivanil Pimentel Vieira15/03/2009 19:18
Olá Marcos,

já consta num outro Tópico, mas posto aqui um E-mail que recebi do Diretor Comercial da Biokits, também bonsaísta que sendo perguntado do produto Biofert Raiz assim respondeu:

Olá Ivanil,Trabalho na Biofert desde janeiro de 1998.Atualmente, sou Gerente Comercial da empresa.Cultivo Orquideas desde 89 e Bonsai desde 98.Como bonsaista, me sinto confortável em afirmar, o modocomo utilizo o Biofert Raiz.No ato do replantio, após promover o amarramento da planta no vaso,faço a imersão do vaso em recepiente(bacia grande) com a solução enraizadora diluída, deixando o vaso por aproximadamente 5 minutos,esta planta fica en local de meia sombra por 48 horas sem regar, apósisso, a planta vai direto para sol pleno. Depois disso, faço minhasregas diárias normalmente e faço aplicações foliares a cada 60 diascom o Biofert Raiz, para estimular brotações.Não utilizo o BFRaiz em plantas já formadas. Faço adubações regulares a cada 30 dias com adubo foliar, pois alguns micro nutrientes só estão disponiveis em foliares, o Biofert Plus ou o Biofert 04-14-08 (Floração).Nas plantas em formação faço adubações quinzenalmente.Espero ter colaborado.Pode inserir este texto no forum.Atenciosamente,Valentini, Luiz Carlos Marquez
----- Original Message ----- From: Ivanil Pimentel To: valentini@biofert.com.br Sent: Thursday, March 05, 2009 7:20 PMSubject: Informação Biofert Raiz

Existia dúvida num outro Tópico quanto ao produto Biofert Raíz e com o comunicado Do Diretor Comercial tudo ficou esclarecido.

Do colega no bonsai
Ivanil Pimentel Vieira15/03/2009 19:23
Olá,

para uso do Biofert Ráiz em estacas devemos seguir as informações contidas na embalagem.

Do colega no bonsai
Paulo José16/03/2009 13:38
Saudações a todos

Como enraizador, já há algum tempo estou utilizando caldo de tiririca, ele é ótimo e estou conseguindo bons resultados com ele. Acrescento uns 600ml com um punhado de tiririca e bato no liquidificador, dessa mistura quando vou utilizar no bonsai faço 50% de mistura com 50% de aguá (o caldo é muito forte). A tiririca possui o tal ácido, por isso ela se espalha tanto em jardins e hortas...

Para adubação uso qualquer marca de adubo líquido (de preferência os mais baratos) e alterno com adubo orgânico (torta de mano + Farinha de osso por exemplo).

Dessa maneira estou conseguindo bons resultados em minha plantas.

Espero ter ajudado.
Ivanil Pimentel Vieira16/03/2009 14:31
Olá Paulo José,

por aki também existe a tal da Tiririca, que é chamada de (inço e praga)
pelo poder de se alastrar e inçar terrenos, e tudo o que estiver por perto É muito difícil seu controle.Sei de suas propriedades como enraizador, mas nunca tentei trazer algumas mudas para meu terreno por temer uma total propagação da mesma.

O teu preparado com a Tiririca, depois de pronto tem uma duração de quanto tempo e como vc faz o uso dele?

Do colega no bonsai
Paulo José16/03/2009 16:17
Saudações

A tiririca é uma "praga" mesmo, na realidade eu pego apenas as folhas delas (encontro a tiririca em terrenos baldios, pastos e até mesmo em frestas de calçadas), depois bato no liquidificador e filtro num coador de café.

Guardada em local fresco e escuro (de preferência num vasilhame não transparente) dura uns 06 meses....

Só não recomendo usar esse caldo direto como forma de adubo, pode acorrer queima das folhas por esse de adubação...

Abraços
Paulo
Marcos Takigawa16/03/2009 19:47
Saudações!
O caldo de tiririca eu tbém já ouvi falar, inclusive está no inicio do site na seção ¨Como Fazer¨ , mas li em um artigo que se deve usar as batatas dela tbém, pois é ali que se concentra mais o ácido, eu nunca fiz o preparo e nunca usei, portanto não sei se esta afirmação é correta.. 🙂
At.
EZEQUIEL JUNIOR17/03/2009 08:16
Realmente deve-se utilizar a parte que fica enterrada também, realmente é lá que se encontra a maior parte dos hormônios.

Para fazer, é só arrancar algumas plantas, lavar até tirar a terra e bater no liquidificador e depois coar. Para gaurdar, pode usar uma garrafa pet envolvida com papel alumínio, ele evita que não entre luz. O preparo deve ser gauardado na geladeira.

Para quem tem a tiririca disponível com facilidade, eu recomendo preparar sempre que for usar, ou preparar uma vez por mês...

Abraços
Ivanil Pimentel Vieira17/03/2009 22:06
Olá Paulo José,

agradeço tua atenção e informar os procedimentos do uso do enraizador Tiririca.Com duração do preparado em 6 meses é bastante viável o seu preparo, já que a matéria prima está em todo lugar.

Vou ajudar um amigo no preparo de estacas para sua chácara de uma espécie pouco conhecida em Meu Município, é chamada de "prata". E me falou em usar a tiririca como enraizador, porém desconhecia os detalhes de como preparar e quanto tempo poderá ser usada depois de pronta..Como são muitas e em diferentes períudos, principalmente depois do inverno, tua dica será bem aproveitada e sem custos. Obrigado!

Do coleg no bonsai.
RIDDHA - JOSE JORGE18/03/2009 22:09
Sela Gel e ENR-PRO da Ecoplanet
Saudações Bonsaísticas a todos!!!

Este final-de-semana vou fazer um teste com estaca de Jabuticabeira Sabará (dificil de pegar) com 2 produtos que adquiri recentemente:
O Sela Gel e ENR-PRO da Ecoplanet.

O Sela Gel é gel que deve ser passado no corte da estaca de 3 a 5mm e esperar 5 a 10 minutos. Ele gruda na estaca formando uma película protetora e não permite a entrada de ar, prevenindo embolia e ação de fungos, ao mesmo tempo que mantém a umidade, fazendo com que a estaca não sofra rapidamente os efeitos da desidratação.

Também estou pensando em usar no lugar de pasta cicatrizadora em raizes do Bonsai, uma vez que estimula o enraizamento.

O ENR-PRO potencializa o desenvolvimento das raízes, com resultados (segundo o fabricante) mesmo em plantas em sementeiras. O ENR-PRO deve ser usado por 3 semanas seguidas (1 vez por semana) após o estaquiamento, transplantes, etc.

Todos os 2 produtos são facilmente incorporado pelo solo, uma vez que são proveniente de matérias primas minerais.

O site da Ecoplanet:

http://www.ecoplanet.agr.br/index.php

😄 Um grande abraço a todos e todas, José Jorge 😄
Ivanil Pimentel Vieira18/03/2009 23:14
José Jorge,

é importante que se efetue pesquizas e que sejam postadas com qualquer resultado, positivo ou negativo.Surgem novos produtos a cada dia e tudo que é novo precisa de um tempo para confirmar o que os fabricantes prometem, principalmente se não foi produzido com a finalidade para uso na arte-bonsai.Tudo é válido e alguém precisa pesquizar, não é mesmo.

Do colega no bonsai.
RIDDHA - JOSE JORGE19/03/2009 09:15

é importante que se efetue pesquizas e que sejam postadas com qualquer resultado, positivo ou negativo.Surgem novos produtos a cada dia e tudo que é novo precisa de um tempo para confirmar o que os fabricantes prometem, principalmente se não foi produzido com a finalidade para uso na arte-bonsai.Tudo é válido e alguém precisa pesquizar, não é mesmo.

Por isso é que me proponho experimentar. Escolhi a Jabuticabeira Sabará porque a sua reprodução por estacas lenhosas é muito difícil. Por tanto mais fácil de se comprovar o benefício dos produtos. Quem sabe se até maio já teremos algum resultado???

Quanto a substituição da pasta cicatrizantes nas raizes pelo Sela Gel é mais dificl a comprovação.

😄 Um abração. JOSÉ JORGE
Elio03/12/2009 11:15
Olá José Jorge!

Vc já tem algum resultado com a Jabu?

abraço