Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

MUDA DE GOIABEIRA FEITA DE RAIZ

Mirian Valadão03/03/2009 19:54
MUDA DE GOIABEIRA FEITA DE RAIZ
Caros Senhores,

Estas fotos são de uma muda feita de uma raiz de goiabeira que é comum na minha região, tem 15cm de circunferência junto ao solo.
Gostaria de opiniões e orientações.

Devo deixar todos os ramos, ou apenas um?
A que altura devo deixar os ramos?
A parte da raiz lateral deve ser eliminada?

Abraços
Mirian
Alexandre S. Coelho03/03/2009 21:00
Mirian

Se fosse minha eu não faria nada por um longo período... A planta precisa "engordar" pois acho que bonsai desta espécie fica melhor de tamanho médio a grande.
EZEQUIEL JUNIOR04/03/2009 09:15
Mirían,

vc tem um excelente material em mãos, cuide bem dele. Concordo com o posicionamento do Alexandre.

Para inspiração!!!

Psidium guajava
Marcos Castilho04/03/2009 11:20
Como disse o Ezequiel tem um bom material em mãos. Deixar ela no chão seria a melhor opção para a engorda.
Franz Lopes04/03/2009 13:36
Mirian,

Concordo com os amigos...

Deixa ela se densenvolver bem. A sugestão do amigo Marcos de plantar ao chão é boa. 😉

Abraços.

Franz Lopes
Filipe Henrique04/03/2009 16:29
Mirian
EU ACHO Q É UMA BOA HORA PRA DAR MOVIMENTO A PLAnta, dificilmente consiguira fazer isso depois!
acho tb q essa raiz grossa q sai do tronco pode ser podada não daria pra usa-lo como 1º galho msm(podando a raiz e deixando o broto lad~rao como galho), pois esta baixo.. e ainda pode virar outra muda.

se vc pegar essas tres astes compridas e baixa-las de modo a não deixar q a copa faça sombra a base da planta ela deve dar mais brotos perto da base... acho q o ideal é realmente deixar crescer a pplanta, mas ... da pra adiantar outras cositas nesse tempo.

abraços