Goiabeira
Arzivenko07/03/2009 11:01
Goiabeira
Essa goiaba ainda tem muito chão pela frente, mas ai está o começo..

Rogério07/03/2009 19:32
Amigo Arzivenko
Escorredor e logo, logo, mamadeira ... Tenho certeza que ela vai gosta e responder muito bem com a emissão de muitos brotos...
Abraços
Rogério.
EZEQUIEL JUNIOR09/03/2009 09:57
Amigo Arzivenko
Quando for colocá-la no escorredor, sugiro enterrar até este nó, onde começa a surgir raíz, futuramente este nó pode atrapalhar a aparência do seu bonsai.
Adoro as mirtáceas, elas têm um caule muito bonito...
Abraços
Arzivenko09/03/2009 10:09
Eu tb acho muito bonito o caule dar Myrtaceae, e obrigado pela dica Ezequiel, tenho q comprar uns escorredores e bacias pras minhas plantas.. Como foi discutido em outro tópico, talvéz as latas de tinta não sejam uma opção muito saudável para as plantas...
EZEQUIEL JUNIOR09/03/2009 11:09
Arzivenko
Realmente as latas de tinta não são as melhores opções para conduzir as plantas... Mas não descarte elas, visto que num dado momento, ao proceder um yamadori, ou precisar de improvisar alguma coisa até comprar um vaso ou escorredor, elas podem ser úteis... mas algo casual e que logo será substituído...
Abraços
Arzivenko09/03/2009 11:33
Andando pelas ruas da cidade percebi um comportamento curioso, as goiabeiras crescem muito nas sarjetas das ruas, talvez pela dispersão das sementes? ou porque as sarjetas acumulam água da chuva? Se for este o caso, seria parecido com a jabuticaba, que gosta de solo bastante úmido? afinal, são ambas da mesma família....
alguém tem experiências com goiabeiras?
EZEQUIEL JUNIOR09/03/2009 13:58
Na verdade é uma mistura das duas situações que vc disse, há ainda o fato de que nas sargetas acumulam algum lixo em decomposição, servindo de fonte de nutrientes para as plantas...
Minhas goiabeiras estão em substrato bem drenante com grande proporção de pedriscos (uns 60 - 70%) o restante é uma mistura de esterco curtido e susbrato que compro pronto, desses usados para produção de mudas de hortaliças (bioplant, plantmax). Rego duas vezes ao dia e uso adubo de liberação lenta... estão indo bem...
abraços
Arzivenko16/03/2009 20:13
Aqui está a atualização da goiaba, escolhi os brotos que estavam melhor posicionados, claro que as folhas são grandes, mas este é um trabalho para o futuro, agora, deixamos desenvolver...

EZEQUIEL JUNIOR17/03/2009 08:17
Olá Arzivenko,
Não deixe de postar a evolução da planta...
Não se preocupe com tamanho de folha no momento, isso é a última tarefa no bonsai...
Abraços
Arzivenko17/03/2009 09:15
Certe Ezequiel, foi o que pensei também, primeiro estruturar ela, folhas são um problema para o futuro...
posso parecer chato postando tantas fotos das plantas, mas serve pra mim acompanhar o desenvolvimento delas, senão a gente perde a noção do todo, durante o processo.
abraço.
Marcos Castilho17/03/2009 09:50
Arzivenko a maioria de suas plantas são fruto de Yamadori???
Arzivenko17/03/2009 10:05
Não Marcos, são mudas compradas em viveiros, escolho aquelas que estão esquecidas lá no fundo, que o vendedor agradece pela gente comprar...
essa goiaba paguei R$ 3,00
Marcos Castilho17/03/2009 10:26
Olha tem site que.......... nem vou citar cobraria R$ 120,00 por essa muda sem dúvida. Ainda não tenho essa espécie mais vou tentar um Yamadori na primavera de uma bela planta.
Arzivenko17/03/2009 10:43
Ai me surgiu outra duvida, não seria bom fazer yamadori durante o período mais frio? já que a planta está em período de dormência? ontem mesmo eu transplantei mais 3 plantas, espero que não tenha sido irresponsável, hahahaha
Arzivenko22/03/2009 20:28
atualizando..

Arzivenko03/04/2009 19:49
Atualizando..

Ricardo Paiva04/04/2009 01:23
Olá Arzivenko, no próximo transplante, enterre mais este nebari e coloque a planta numa bacia bem grande. As raízes precisam de espaço para se desenvolverem e a planta também.
Fiz um yamadori de uma muda comtronco de uns 4cm de espessura. Ela brotou e parou. Acredito que por falta de espaço. No final do inverno vai para uma bacia bem grande.
Arzivenko11/05/2009 19:55
O nebari precisa de um reforço, em breve vou colocar uma porção de terra amarrada nele para que desenvolva melhor.
a parte aerea estou tracionando para assumir um formato melhor desde cedo, as folhas quando ficam muito grandes corto ao meio, a folha continua saudavel, acho que seguindo este caminho teremos um bom futuro...

afonso Fengler11/05/2009 21:56
Olá João Pedro
Muito boa a evolução da goiabeira, e a brotação dos galhos foi como se tivesse pedido para nascerem ali.
Um abraço
Afonso
EZEQUIEL JUNIOR12/05/2009 09:51
Arzivenko,
Sua planta está com boa brotação e bom aspecto...
Fiquei curioso para saber o motivo que o amigo corta as folhas ao meio quando estão grandes...
Parabéns
Abraços
Arzivenko12/05/2009 10:21
Ezequiel, pelo que tenho observado é uma outra saída para reduzir o tamanho das folhas, eu poderia simplesmente arrancar as grandes, deixando apenas as folhas pequenas, mas como a planta está se desenvolvendo eu não queria perder completamente as folhas grandes, então cortei elas ao meio, as folhas continuaram saudáveis, penso que é uma alternativa à desfolha.
EZEQUIEL JUNIOR12/05/2009 10:35
Arzivenko,
Nesta etapa de crescimento e desenvolvimento de galhos (principalmente engrossamento) o que sua planta mais precisa é de energia. Se são nas folhas o local onde a energia é produzida, por que cortá-las? Como disse anteriormentes neste post, a redução de folhas é a última etapa do bonsai... ainda mais nas goiabeiras, que respondem bem às intervenções para redução de folhas. Não preocupe com as folhas por hora, deixe a bichinha crescer... falo isso por que tinha a mesma prática, e após conselhos dos amigos aqui no fórum, deixei de desfolhar e cortar as folhas antes dos galhos estarem como devem...
Me entende?
Abraços
Arzivenko12/05/2009 10:51
Ta certo Ezequiel, esta também é minha preocupação, mas aproveita e coloca fotos das tuas goiabas pra gente ver...
Antônio Novais Filho12/05/2009 10:53
Bem simpática, por esses dias verei se consigo uns araçá, goiabeira...quero novas plantas...
Boa sorte, abraço!
Sergio Batalini12/05/2009 13:16
Oi Arz.. Sabe que eu tb estou com essa duvida .. Coletar material agora , no suposto frio { que aqui ainda não chegou} quando as plantas estão retraidas e perderiam menos seiva ... Ou esperar o inicio da primavera .. quando estão "acordando" e portanto produzindo mais seiva ... ???