Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Jabuticaba e Romã!

Marcos Takigawa08/03/2009 13:38
Jabuticaba e Romã!
Caros amigos foristas, venho mais uma vez pedir ajuda a vcs!Ganhei estas duas plantas e gostaria de saber na opinião de vcs se serviriam pra bonsai,ambas foram recem transplantadas! O substrato eu comprei no Carrefour da marca West Garden, no composto tem cascas diversas, vermiculita, perlita e turfa, alguém já usou este substrato? Será que presta?

Ela esta bem grande!

Por favor desconsiderem o arame, foi um rompante de novato 😮ops:
edson060509/03/2009 10:20
Marcos,
a jabuticabeira está muito alta. Sugiro uma poda nas marcas em amarelo por algumas razões:

1 - os galhos altos não ajudam em nada na formação da estrutura do futuro bonsai
2 - a planta recém transplantada consumirá muita energia para manter estes galhos desnecessários
3 - feita a poda, aparecerão brotações mais baixas que poderão mostrar uma boa modelagem para o futuro

Quanto a aramação da romazeira, não se preocupe, no começo é assim mesmo, mas é só aramando e eventualmente quebrando um ou outro galho que se aprende. O mais importante neste momento é que foi devidamente transplantada para um recipiente adequado.

Abraço.
Edson.
Marcos Takigawa09/03/2009 21:05
Obrigado pelas dicas Edson, estava pensando mesmo numa poda bem baixa, mas fiquei receoso de perde-la!
Marcos Castilho10/03/2009 09:13
A Jabuticaba brota que é uma beleza. E gosta de muita água.
Sambarilove10/03/2009 23:36
Marcos Takigawa:

A observação 2 do Edson é válida se vc houver feito também a poda de raízes. Caso contrário, não há problema em manter todos os galhos, no que diz respeito a "consumo de energia".

Quanto ao substrato, a West Garden é firma conceituada, há muito tempo no negócio. Particularmente, estou começando a abandonar a "sofisticação" de preparar meu próprio substrato, valendo-me cada vez mais de produtos prontos encontrados no mercado. Além de ser muito mais prático, quase sempre saem mais baratos. Mantenho apenas a preocupação de, dependendo da espécie, misturá-los com areia e/ou pedriscos.
Marcos Takigawa11/03/2009 19:17
Realmente e bem mais pratico e barato comprar o substrato pronto, estou usando este da West Garden e estou satisfeito com o resultado, quanto a jabuticabeira eu podei bem pouco as raizes, e ja efetuei a poda reduzindo-a
bastante, agora e esperar pra ver no que da 😮ops:
Sambarilove12/03/2009 10:15
Boa sorte, então.

Reforço as recomendações quanto a água, principalmente aí em Prudente. Nesta onda de calor, por aqui chego a molhar as minhas até 3x ao dia.
Marcos Takigawa13/03/2009 11:33
Mais uma vez agradeço os esclarecimentos dado por todos, gostaria de aproveitar e perguntar uma coisa a romã está amarelando e caindo as folhas, isto é normal? Ou fiz alguma besteira? Adiantando que faz uma semana que a tranplantei e portanto ela esta a sombra e sem adubo! Eu poderia dar um pouco de vitamina B1 agora?
Fico muito grato pela ajuda!

Abraços!
Sambarilove14/03/2009 01:48
Marcos:

A romã é uma das indecifráveis. Aqui no fórum vc encontrará relatos sobre galhos que secam sem qualquer razão aparente, depois brotam de novo e por aí vai.

Há pouco mais de 1 ano comprei 6 mudas pequenas. Todas submetidas à mesma condição e 2 morreram. As que me restam foram para um vaso fundo e estão praticamente esquecidas.