Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ajuda c/ planta doente

Donegá13/03/2009 13:52
Ajuda c/ planta doente
Olá amigos,

Ganhei esta planta há alguns meses atrás. A pessoa que me deu, fez isso com a intenção que fosse transformada em bonsai, disse que parecia uma pequena arvorezinha. Bom ñ sei se é possível, pois nem conheço esta espécie, mas como estava saudável e realmente é mt bonita eu à estou cultivando. Ela já está com o dobro do tamanho desta foto, porém começaram a aparecer algumas manchas nas folhas como podem ver nas fotos. Será que alguém sabe identificar essa doença e indicar um tratamento e é claro se alguém conhecer a espécie, será ótimo.

Fico no aguardo.

Abraços a todos.

Rogério13/03/2009 14:38
master.don
Passe um histórico da planta.
Informe sobre transplante recente, tipo de substrato, se foi feita adubação (qual e a quantidade), regas, podas e outras que achar importante sabermos para que assim possamos ter + certeza do eventual problema e a solução a ser aplicada, ok?.
Abraços
Rogério.
Sambarilove14/03/2009 02:00
master.don:

Interessante esse mecanismo de tração!
EZEQUIEL JUNIOR14/03/2009 07:25
Isso parece muito com sintoma de pulgão ou cochonilha...

Dê uma vistoriada na parte de baixo das folhas... tente idendificar algo...

Aguardo
Donegá14/03/2009 12:30
Olá amigos,

Já verifiquei a planta com relação a presença de algum parasita ou inseto visível, mas ñ localizei nada.

Qto ao plantio o mesmo foi feito em 13/12/08 com terra preta, 2 colheres de sopa de humus de minhoca e 1 colher sopa de turfa fértil.

● adubação de superfície em 19/01/09 e em 05/02/09 com farinha de osso e torta de mamona (espalhando pela superfície e regando logo em seguida)
● a planta apresentava ótimo desenvolvimento foliar e aparência saudável.

Espero que ajude. E obrigado pelo interesse.