Magnum13/03/2009 20:30
Poda de raizes
Olá,
Comprei um desses pre-bonsais (acerola) que encontramos em hortos e percebi que as folhas estão um pouco amareladas. Então a examinei e notei que ha um excesso de raizes. Me preocupei porque sempre soube que a epoca para fazer o transplante de vaso e poda de raizes deve ser feito na primavera. O QUE FAZER?
Sambarilove14/03/2009 01:56
Magnum:
Não me parece que os fatos estejam relacionados. Tenho 2 acerolas, 1 delas apresenta o mesmo problema, mesmo após o transplante.
Embora não seja a explicação para o meu caso, umas das razões para isso pode ser o excesso de insolação.
Dino14/03/2009 19:23
Caro Magnum, muita água e pouco sol pode causar este efeito na planta. Verifique se este não é seu caso. Se for, diminua a rega para a metade do que faz de costume mas não a exponha o dia inteiro sob o sol. Acredito que seis horas de sol por dia seja o bastante para seu caso.
Magnum16/03/2009 21:45
Valeu
Caros amigos,
Ela está sob observação. Comprei recentemente e já percebo melhoras. Talvez seja maus tratos, vocês acham que adubar ajudaria? ela só fica exposta ao sol pela manhã até umas 9h. A rega faço uma ou duas vezes por dia, a depender da umidade do solo. Por isso desconfiei das raizes em excesso.
EZEQUIEL JUNIOR17/03/2009 08:26
Magnum
Como vc disse que comprou um pré em um horto, penso que ele deve estar plantado em um pequeno vaso, correto?
Caso a resposta seja afirmativa, recomendo o amigo que a planta seja transferida para um escorredor, e depois para a mamadeira...
Ao colocá-la no escorredor, o amigo deve dar uma organizada nas raízes, dispondo elas de forma radial ao tronco...
Depois de uns 30 dias que o amigo tenha colocado a planta no escorredor, proceda com adubação leve...
O amigo não precisa esperar até a primavera para fazer isso...
Salvador não tem inverno, é quente o ano todo...
Creio que isso seja o melhor a fazer no momento.
Abraços