Melhor Escolha
Gleison Xavier16/03/2009 10:08
Melhor Escolha
Olá,
sou novo nessa arte maravilhosa, portanto tenho muitas dúvidas, a primeira delas seria sobre a escolha de planta para trabalhar.
Moro em um apartamento na cidade de Belo Horizonte, gostaria de pedir aos participantes, futuros amigos, que me indicassem a melhor espécie para que eu possa começar a cultivar na minha casa.
Desde já agradeço a todos pela paciência e informações.
RIDDHA - JOSE JORGE16/03/2009 11:07
Também sou iniciante
Gleison Xavier,
Também sou iniciante. Sugiro vc primeiramente ler:
http://www.atelierdobonsai.com.br/comeco.html
Quanto a questão de por qual planta começar. Antes de mais nada vc deve escolher um pré-bonsai (algo que ainda não é um bonsai, mas deixou de ser apenas uma mudinha) e que tenha as seguintes características:
1- Nebari ou raízes vísiveis – Para mim é a características mais importante de um bonsai, as raízes visíveis devem estender-se em várias direções, conferindo-lhe um ar de firmeza. Lembre-se que as raizes expostas é o mais dificil de se conseguir depois.
2- O tronco – Se for muito igual (mesmo calibre em toda extensão)desequilibra o bonsai, por isso, o ideal é um tronco que vai afunilando para cima. e TENHA UMA SINUOSIDADE
3 - A copa – O arranjo dos ramos deve estar colocado ao alto e à volta do bonsai, como uma espiral. O primeiro ramo, que é o mais forte, deve estar situado a um terço da altura do tronco, enquanto que os restantes ramos devem ser menores a medida que sobe para a ponta.
Plantas boas para começar são:
Ficus retusa,
Serissa,
Caliandra,
Ficus Nerifolia,
Carmona,
Cotoneaster,
Fotos de pré-bonsai:

Um grande abraço, JOSÉ JORGE Gleison Xavier16/03/2009 14:14
Prezado José,
gostaria de agradecer pelas dicas, aproveitando/abusando da sua boa vontade 😄 , dessas espécies indicadas qual melhor se adaptaria a um apartamento?
Um abraço
EZEQUIEL JUNIOR16/03/2009 16:56
amigão,