Melhor Escolha
Gleison Xavier16/03/2009 10:08
Melhor Escolha
Olá,
sou novo nessa arte maravilhosa, portanto tenho muitas dúvidas, a primeira delas seria sobre a escolha de planta para trabalhar.
Moro em um apartamento na cidade de Belo Horizonte, gostaria de pedir aos participantes, futuros amigos, que me indicassem a melhor espécie para que eu possa começar a cultivar na minha casa.
Desde já agradeço a todos pela paciência e informações.
RIDDHA - JOSE JORGE16/03/2009 11:07
Também sou iniciante
Gleison Xavier,
Também sou iniciante. Sugiro vc primeiramente ler:
http://www.atelierdobonsai.com.br/comeco.html
Quanto a questão de por qual planta começar. Antes de mais nada vc deve escolher um pré-bonsai (algo que ainda não é um bonsai, mas deixou de ser apenas uma mudinha) e que tenha as seguintes características:
1- Nebari ou raízes vísiveis – Para mim é a características mais importante de um bonsai, as raízes visíveis devem estender-se em várias direções, conferindo-lhe um ar de firmeza. Lembre-se que as raizes expostas é o mais dificil de se conseguir depois.
2- O tronco – Se for muito igual (mesmo calibre em toda extensão)desequilibra o bonsai, por isso, o ideal é um tronco que vai afunilando para cima. e TENHA UMA SINUOSIDADE
3 - A copa – O arranjo dos ramos deve estar colocado ao alto e à volta do bonsai, como uma espiral. O primeiro ramo, que é o mais forte, deve estar situado a um terço da altura do tronco, enquanto que os restantes ramos devem ser menores a medida que sobe para a ponta.
Plantas boas para começar são:
Ficus retusa,
Serissa,
Caliandra,
Ficus Nerifolia,
Carmona,
Cotoneaster,
Fotos de pré-bonsai:

Um grande abraço, JOSÉ JORGE Gleison Xavier16/03/2009 14:14
Prezado José,
gostaria de agradecer pelas dicas, aproveitando/abusando da sua boa vontade 😄 , dessas espécies indicadas qual melhor se adaptaria a um apartamento?
Um abraço
EZEQUIEL JUNIOR16/03/2009 16:56
amigão,
Na verdade, as plantas não adaptam muito bem à apartamentos, a não ser que tenha como elas tomarem sol...
Caso vc queira começar a cultivar alguma, o que acho muito interessante, sugiro algum Fícus, em sua maioria são bem resistentes... à medida que for evluindo nos tratos, vá aumentando o nº de espécies...
Mas lembro, o sol é muito importante...
Espero ver o amigo postando belas plantas por aqui...
Abraços
Gleison Xavier17/03/2009 09:07
Obrigado pela dica Ezequiel, com certeza postarei.
Parece que vc mora no mesmo bairro que eu, Buritis.
EZEQUIEL JUNIOR17/03/2009 09:22
Olá Gleison
Não precisa agradecer, apenas retribuo pelo que já aprendi aqui no fórum...
Buritis é o nome da cidade que moro fica no noroeste de Minas...
Abraços
Gleison Xavier17/03/2009 10:42
DEsculpe pelo fora, é que eu spu carioca e moro em BH faz 2 meses. 😮ops:
Rogério17/03/2009 15:06
Amigo
O Fícus e o Cotoneaster na minha opinião são bem + fáceis de lidar e para iniciar as técnicas e errar sem medo esses são bem indicados, pois são bem resistentes.
Abraços
Rogério.
Gleison Xavier17/03/2009 17:47
Obrigado pela dica Rogério.
Vou providenciar a planta e logo, logo, estarei postando as fotos e "perturbando" 😂 , novamente.
Rogério17/03/2009 19:22
Gleison Xavier
Não se esqueça que o melhor lugar para vc deixar sua planta é bem proxima a janela, pois lá ela recebe sol a maior parte do tempo possível.
Abraço e precisado é só postar...
Rogério.
Dino17/03/2009 20:59
Olá Gleison Xavier, se precisar de mais incentivo ainda, estamos aqui para isso. Também sou iniciante mas já possuo umas quarenta árvores, nenhum bonsai ainda, mas a paciência é a alma de nossa arte.
E lembre-se, também estamos cuidando da natureza, o que é mais importante.
Boa sorte!
A propósito, Ezequiel e Rogério, vocês já viram algum bonsai de cajazeiro?
guifercon18/03/2009 12:35
Olá Gleison!
Seja bem vindo, tanto ao fórum quanto ao hobbie!
Quanto ao Sol, não desanime!
Se a planta não se adaptar bem a pouca quantidade de luz recebida você pode cria-las com lampadas.
Há relatos de pessoas que criam bonsai indoor(dentro de casa) com a ajuda de lâmpadas fluorescentes, que são bem econômicas, acho que vale alguns R$ a mais na conta por mês pra ter.
O que voce precisaria de mais especial seria um TIMER, pra ligar e desligar a luz automaticamente, ou entao faze-lo manualmente todos os dias.
Há pessoas que criam plantas com LEDs também (ja vi desde tomate até cannabis 😂 ).
Assim que deixar de ser um vagabund0 (porque nao pode escrever vagabund0???) e montar tudo o que eu ja comprei pra fazer um experimento eu posto aqui os resultados.
Se voce tiver o minimo de conhecimento de eletro-eletronica sugiro procurar sobre o assunto.
Sugiro ficus como primeira planta, que pegou um alporque que eu fiz, e nunca lembrava de regar (isso quando eu tinha uns 10 anos de idade, agora tenho 2 duzias 🙄 ).
Boa sorte !!!
Gleison Xavier18/03/2009 12:47
Olá Guifercon,
Muito obrigado pelas dicas, com certeza serão de grande utilidade e com certeza as colocarei em prática.
Abraços.
ADAC18/03/2009 17:47
Olá Gleison.
Garanto que Ficus Variegata e Eugênia vão bem apenas com luz fluorescente (bastante) por umas doze horas por dia, pois meu Departamento é assim e estas duas estão umas fortalezas já há um bom tempo.
Se há algum "segredo", talvez sejam as borrifadas de água nos dias quentes, boa ventilação e adubação com Ouro Verde líquido (metade do indicado na embalagem), solo composto de caco de tijolo, vermiculita e pedrisco (tudo 1mm) em partes iguais, e vasos mais ou menos profundos, e não me ocorre nenhum outro fator digno de ser considerado como determinante para se ter sucesso, mas se lembrar de algo eu posto novamente.
Boa sorte!!!
Andrea
Gleison Xavier18/03/2009 17:52
Obrigado pelas dicas Andrea. 🙂
Franz Lopes19/03/2009 13:11
Como vai amigo.
Também sou cultivador em apartamento. Além das espécies sugeridas, também sugiro: Bougainvileas, Acerola e carmona. Também tem uma boa resistência.
Mas lembre-se, todas precisam, pelo menos, ficar próximas a uma janela onde entre sol ou boa iluminação.
Abraços e boa sorte. 😉
Franz Lopes
Gleison Xavier23/03/2009 09:39
Obrigado pelo incentivo e informações FRanz.