Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

por favor me ajudem

SANDRO II17/03/2009 15:24
por favor me ajudem
por favor qual a melhor forma para esse bonsai de jabuticabeira
Sambarilove17/03/2009 15:30
Sandro:

Copie e cole aqui o "code for foruns" do ImageShack. Não altere nada, apenas apague o ".th" para que as fotos não fiquem muito pequenas.
Alcides Junior17/03/2009 17:03
Sandro, ela me parece muito boa para um bonsai, mas teria que aparecer inteira na foto para ter uma idéia da altura e também da copa.
Rogério17/03/2009 18:32
SANDRO II
A base da planta é outra coisa que temos que ver. Bata umas 2 fotos da base da jabuticabeira virando ela para termos noção se já apresenta um Nebari interessante.
Me parece ser a espécie de folhas pequenas.
Tenho uma dessas e ela é bem interessante para Bonsai.
Abraço
Rogério
Rogério17/03/2009 18:39
Pequena ajuda ao Amigo SANDRO II

Obs: SANDRO II quando quiser alterar seu Post, existe uma opção que fica no canto direito superior (edit - tem a imagem de uma folha e uma tesoura) do quadro onde está o texto que vc digitou. Clique ali e faça as alterações necessárias. Esta opção está disponível para todos os posts feito por vc.
Abraço
Rogério.
Salo17/03/2009 18:50
Olá SANDRO II, sua planta está muito bela e com um aspecto bem saudável, mas na minha opinião o melhor agora seria colocá-la em um conjunto escorredor/mamadeira e deixá-la crescendo livremente, isso fará a sua planta dar uma encorpara. No momento o estilo hokidachi me parece o mais indicado, no entanto após um tempo no escorredor ela pode apresentar outros estilos.
Att,
Salo.
Rogério17/03/2009 19:03
SANDRO II

Quanto a sua jabuticabeira, as dicas do Amigo junior/pr são as que eu faria, com um detalhe antes de + nada.
E muito importante termos em mente que um Bonsai precisa ter alem de boa copa e galhos definidos e bem direcionados, uma boa conicidade em seu tronco é indispensável e isso só conseguimos quando a planta cresce. Ela crescendo toda a estrutura cresce e engorda e é isso que devemos ter como 1º passo.
Então a minha dica seria que vc passasse ela para um escorredor e assim que perceber raízes saindo pelos buraquinhos passe ela para mamadeira (bacia) com substrato muito rico em matéria orgânica. Substrato de mudas, areia grossa peneirada (descartar a parte fina) esterco de gado (tem que estar bem seco, pois os estercos novos queimam as raizes), torta de mamona, farinha de osso e um pouco de carvão moído (o pó vc descarta). Essa é a mistura que tenho nas mamadeiras de minhas plantas.
Espero que as informações tenham te ajudado.
Abraço
Rogério.
SANDRO II18/03/2009 12:33
VOU TIRAR FOTO NO NEBARI E VOU PLANTAR ELA NA MAMADEIRA DEPOIS VOU COLOCAR AS FOTOS PRA VC VEREM , AGRADEÇO PELA
AJUDA ACHEI MUITO LEGAL PARTICIPAR DESSE FORUM DEVAGAR VOU ME ACUSTUMANDO A MECHER. OBRIGADO
SANDRO II18/03/2009 15:01
AQUI ESTÃO AS FOTOS DO NEBARI E DE OUTAS PLANTAS Q EU TENHO .

MINHA MAÇIEIRA ( DA SEMENTE )

MINHA PORTULACARIA TEM + OU - 4 ANOS

Alcides Junior18/03/2009 17:49
Cara, coloca esta macieira em uma bacia grande com muita matéria orgânica para ela se desenvolver, tá só um galhinho no vaso.
edson060519/03/2009 02:23
Sandro,
vai aí uma dica do que fiz com uma Jabuticabeira que eu tinha, na época do mesmo porte desta tua:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=67980&highlight=#67980

Abraço.
Edson.
SANDRO II20/03/2009 12:39
OBRIGADO PELA AJUDA MEU AMIGO EDSON VOU PLANTAR ELA NO ESCORREDOR/MAMADEIRA ACHO Q VAI SER BOM PRA ELA C DESENVOLVER
SANDRO II30/03/2009 15:36
OBRIGADO PELA AJUDA PESSOAL AQUI ESTAO AS FOTOS DA MINHA JABOTICABA EU PLANTANDO NO ESCORREDOR AGORA SO AGUARDAR OS 4 A 5 MESES PRA COLOCAR A MAMADEIRA VALEU PELA AJUDA

Dino30/03/2009 16:23
Amigo, acho que você não precisará esperar 4 meses. Minhas jabuticabeiras plantadas no escorredor não passam de 2 meses e tenho que correr para a mamadeira devido às raizes na parte de baixo já estarem comendo terra seca.
DigoF330/03/2009 16:42
jabuticabeira
ola acho que esta sua jabu se daria bem no estilo hokidashi ela esta bem saldavel mas antes de comesar modelala para o estilo escolhido espere éla se desenvolver um bouco mais o tronco

parabéns pela planta
EZEQUIEL JUNIOR31/03/2009 07:52
É isso aí Sandro,

Agora é esperar ela se recuperar para já ir trabalhando no estilo pretendido, que creio seja o hokidachi...

Abraços