Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

EUGENIA

SANDRO II18/03/2009 15:11
EUGENIA
NOVA MUDA COMPRADA DE UM VIVEIRO AQUI EM MOGI MIRIM SERA Q ESSA EUGENIA DARÁ UM OTIMO BONSAI ?

SANDRO II20/03/2009 12:29
ESTOU PENSANDO EM FAZER UMA PODA RADICAL O Q VCS ACHAM ACHO Q E A MELHOR FORMA
Marcos Castilho20/03/2009 15:06
Sandro tem que levar em conta que uma poda drástica levará você a perder tempo se deseja que ela quanhe uma encorpada pois reduzirá ela bastante. Sugiro aramar os galhos e direcionar eles e deixar crescendo pois assim ela engrossará os troncos.
EZEQUIEL JUNIOR21/03/2009 09:20
Concordo com o posicionamento do Marcos...
Sem dúvida essa é a melhor saída...

Abraços
EZEQUIEL JUNIOR21/03/2009 09:31
Arame ele e direcione os galhos a formar uma estrutura em estilo vassoura...

Ela tem boa base, vai dar um belo bonsai...

Abraços
Rogério22/03/2009 00:09
SANDRO II
Só acrescentaria + 2 coisas:
# a mudança da planta para uma bacia bem furada e com um complemento de substrato (pode ser partes iguais de areia grossa, substrato para mudas e esterco de gado bem seco). Não desfaça todo o torrão, pois a idéia não é um transplante com poda de raízes e etc e sim acomodar ela em outro lugar que futuramente possa ir para mamadeira.
# passar ela para mamadeira assim que as raizes estiverem saindo pelos buraquinhos da bacia.
Com esses procedimentos descritos pelos Amigos EZEQUIEL JUNIOR e Marcos Castilho + o que eu te passei, sua Eugênia ganhará um bom aumento de calibre na base e adiantará a forma que vc pretende para ela.
Abraços
Rogério.
duprat30/03/2009 05:11
Amigo nem tudo que reluz é ouro, sobretudo se tratando desta espécie.
Vá esvaziando ela aos poucos e tente aproveitar ao máximo o que você já tem. Tudo na eugenia é demorado.
Saulo Prazeres31/03/2009 23:00
adubacao
Amigos,

alguem tem dicas de adubacao sobre esta especie???
cesar_alr01/04/2009 19:09
Minha experiencia com Eugênia não foi muito satisfatória, vc tem que tomar cuidado com as raízes que se podas em excesso faz com que alguns galhos sequem...

A minha podei de mais e dois galhos importantes secaram ...
SANDRO II24/05/2009 16:16
AE GALERA ESTOU AQUI PARA AGRADEÇER A AJUDA DE VCS A CADA DIA PASSA ESTOU MAIS FASCINADO PELA A ARTE DO BONSAI , E ESPERO CADA DIA APRENDER MAIS E MAIS OBRIGADO
SANDRO II24/05/2009 16:19
AE GALERA DESCULPEM DEI UMA SUMIDA MAIS OLHA AE A MINHA EUGINA DE CARA NOVA , PLANTADA EM ESCORREDOR/MAMADEIRA , ARAMADA , AGRADEÇO PELA AJUDA QUE VCS ME DERAM A CADA DIA VENHO APERFEIÇIONANDO MINHAS TECNICAS
marcelodezena07/06/2009 12:57
Olá

Estou na mesma situação tua. Tinha uma muda muito parecida com a sua.

Veja no topico o que eu fiz.

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=11679

Ela sofre muito com as mudanças, então tem que ser feito aos poucos. E dizem ela não suporta uma poda drástica.

Espero ter ajudado

Abraço