EUGENIA
EUGENIA
ESTOU PENSANDO EM FAZER UMA PODA RADICAL O Q VCS ACHAM ACHO Q E A MELHOR FORMA
Sandro tem que levar em conta que uma poda drástica levará você a perder tempo se deseja que ela quanhe uma encorpada pois reduzirá ela bastante. Sugiro aramar os galhos e direcionar eles e deixar crescendo pois assim ela engrossará os troncos.
Concordo com o posicionamento do Marcos...
Sem dúvida essa é a melhor saída...
Abraços
Sem dúvida essa é a melhor saída...
Abraços
Arame ele e direcione os galhos a formar uma estrutura em estilo vassoura...
Ela tem boa base, vai dar um belo bonsai...
Abraços
Ela tem boa base, vai dar um belo bonsai...
Abraços
SANDRO II
Só acrescentaria + 2 coisas:
# a mudança da planta para uma bacia bem furada e com um complemento de substrato (pode ser partes iguais de areia grossa, substrato para mudas e esterco de gado bem seco). Não desfaça todo o torrão, pois a idéia não é um transplante com poda de raízes e etc e sim acomodar ela em outro lugar que futuramente possa ir para mamadeira.
# passar ela para mamadeira assim que as raizes estiverem saindo pelos buraquinhos da bacia.
Com esses procedimentos descritos pelos Amigos EZEQUIEL JUNIOR e Marcos Castilho + o que eu te passei, sua Eugênia ganhará um bom aumento de calibre na base e adiantará a forma que vc pretende para ela.
Abraços
Rogério.
Só acrescentaria + 2 coisas:
# a mudança da planta para uma bacia bem furada e com um complemento de substrato (pode ser partes iguais de areia grossa, substrato para mudas e esterco de gado bem seco). Não desfaça todo o torrão, pois a idéia não é um transplante com poda de raízes e etc e sim acomodar ela em outro lugar que futuramente possa ir para mamadeira.
# passar ela para mamadeira assim que as raizes estiverem saindo pelos buraquinhos da bacia.
Com esses procedimentos descritos pelos Amigos EZEQUIEL JUNIOR e Marcos Castilho + o que eu te passei, sua Eugênia ganhará um bom aumento de calibre na base e adiantará a forma que vc pretende para ela.
Abraços
Rogério.
Amigo nem tudo que reluz é ouro, sobretudo se tratando desta espécie.
Vá esvaziando ela aos poucos e tente aproveitar ao máximo o que você já tem. Tudo na eugenia é demorado.
Vá esvaziando ela aos poucos e tente aproveitar ao máximo o que você já tem. Tudo na eugenia é demorado.
adubacao
Amigos,
alguem tem dicas de adubacao sobre esta especie???
alguem tem dicas de adubacao sobre esta especie???
Minha experiencia com Eugênia não foi muito satisfatória, vc tem que tomar cuidado com as raízes que se podas em excesso faz com que alguns galhos sequem...
A minha podei de mais e dois galhos importantes secaram ...
A minha podei de mais e dois galhos importantes secaram ...
AE GALERA ESTOU AQUI PARA AGRADEÇER A AJUDA DE VCS A CADA DIA PASSA ESTOU MAIS FASCINADO PELA A ARTE DO BONSAI , E ESPERO CADA DIA APRENDER MAIS E MAIS OBRIGADO
Olá
Estou na mesma situação tua. Tinha uma muda muito parecida com a sua.
Veja no topico o que eu fiz.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=11679
Ela sofre muito com as mudanças, então tem que ser feito aos poucos. E dizem ela não suporta uma poda drástica.
Espero ter ajudado
Abraço
Estou na mesma situação tua. Tinha uma muda muito parecida com a sua.
Veja no topico o que eu fiz.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=11679
Ela sofre muito com as mudanças, então tem que ser feito aos poucos. E dizem ela não suporta uma poda drástica.
Espero ter ajudado
Abraço