Por que não transplantar nesta época?
Sambarilove21/03/2009 07:19
Por que não transplantar nesta época?
Porque ainda está calor ou porque já está frio ? Ja li as duas explicações e gostaria de saber o que é, o que é ...
EZEQUIEL JUNIOR21/03/2009 09:54
Amigo,
Vou tentar ajudar, dando uma explicação generalizada...
Iniciamos o outono, que durará até 20 de junho...
Nesta época, algumas plantas caducifólias (que caem as folhas) e sub-caducifólia (que caem parcialmente as folhas) em determinadas regiões do país, começam a paralizar seu desenvolvimento... Geralmente isso ocorre em regiões de clima temperado, ou até mesmo o sub-tropical, onde tem um inverno, ameno, mas tem...
Então, nesta época, NÃO é recomendável que seja efetuado o reenvase, a prática da poda drástica, o yamadori, a poda de raízes e outras intervenções, pois a planta pode entrar em dormência e assim, com intervenções mais acentuadas ela pode morrer...
Imagine só uma coisa...
Nós logo estaremos no inverno, que é um período em que as plantas "adormecem", e um período onde a insolação é reduzida...
Vc faz a desfolha da planta e a planta é uma espécie que "adormece" nesta época...
Sabemos que os nutrientes são sintetizados nas folhas (em sua maioria), mas a planta não tem folha, e é um período mais frio e de pouca luminosidade... o que acontece? A planta morre por não conseguir obter energia para continuar vegetando... pois não consegue a energia necessária, pois as raízes foram danificadas (pelo yamadori, poda ou reenvase) ou as folhas foram perdidas (pela desfolha ou poda drástica).
Caso o amigo não entenda o que pretendo explicar pode falar que tento novamente...
Espero ter ajudado o amigo
Abraços
Sambarilove21/03/2009 11:08
Obrigado, Ezequiel.
Apenas este período não consegui entender direito:
Então, nesta época, é recomendável que seja efetuado o reenvase, a prática da poda drástica, o yamadori, a poda de raízes e outras intervenções, pois a planta pode entrar em dormência e assim, com intervenções mais acentuadas ela pode morrer...
Ricardo Lombardi22/03/2009 21:17
Prezado Ezequiel,
Por favor, poderia explicar novamente esta parte que o Sambarilove não entendeu, também não entendi. Você escreve que:
" Então nesta época é recomendável que seja efetuado o reenvase, a prática da poda drástica ...., com intervenções mais acentuada ela pode morrer... ?????
Afinal nesta época de março pode ou não estas intervenções? Você afirma "é recomendável" e depois com "intervenções ela pode morrer". Fiquei com esta dúvida na interpretação.
Obrigado,
Ricardo
EZEQUIEL JUNIOR23/03/2009 08:51
Caros amigos...
Não tenho o hábito de ler novamente o que escrevo antes de postar, daí quase causei um desastre... me perdoem...
Na verdade deveria existir um NÃO, antes do "é recomendável...
Vou editar a mensagem
mais uma vez me desculpem pelo desleixo...
Abraços
Ricardo Lombardi23/03/2009 09:02
Obrigado Ezequiel,
Então qual seria o mês ideal para transplante, alporquia, poda radical e desfolha ?
Mais uma vez agradeço,
Ricardo
EZEQUIEL JUNIOR23/03/2009 09:31
Ricardo
A época mais recomendada é no início da primavera, daí a planta teria um bom tempo para se recuperar até o próximo inverno...
Mas novamente... depende da espécie e da localização geográfica...
Abraços
Marcos Castilho23/03/2009 17:46
Concordo com o Ezequiel aqui no ES já está frio e as minhas plantas não estão brotando mais e meu Acer já caiu quase todas as folhas.
Antonio Castro23/03/2009 21:29
Olá a todos
Bom tendo em consideração as diferenças que nos separam, como foi referido o melhor será fazê-lo na Primavera ou até antes mesmo, segundo a revisão de alguns estudos por parte de alguns entendidos, o sistema radicular já terá entrado em actividade á algum tempo na altura em que normalmente procedemos a tal intervenção, e isso faz com que se retraia por lhe interropermos o ciclo em curso (atrasa-o) tal como acontece efectuamos podas nas copas.
Por cá costuma-se dizer (tradição popular) que em "outubro pega tudo", ou seja no Outono é costume dizer-se por quem trabalha a terra, que este é como se fosse uma segunda Primavera, pelas temperaturas amenas.
Sendo amenas, a árvore vai gradualmente diminuindo o seu metabolismo até chegar o rigor do inverno, quando chegou a este estágio (outono) dependendo das condições climatéricas locais, pouco ou nada haverá a fazer quanto á tentativa de a nutrir para ganhar energias para ultrapassar o periodo letárgico...para isso, devia-se ter sido planeado com antecipação uma nutrição forte á base de "PK" ao longo do ano e com maior incidência no periodo que antecede o Outono e não quando este já chegou. 😉. eu costumava usar um com NPK: 0-56-56
Por existirem pessoas que o fazem, eu já o fiz, umas vezes por necessidade, outras porque me pareceu ser mais vantajoso para não prolongar determinado problema que poderia agravar-se no inverno...mesmo sabendo que cada caso é um caso, creio que com os devidos cuidados não deve haver problemas de maior.
O que pode ocorrer, é que sendo a intervenção que é, será sempre um desgaste suplementar aquele que teria que ultrapassar quando em condições normais....por isso a ter que ser mesmo efectuado, que o seja em árvores que se verifiquem estar bem de saúde e de preferência que não tenham sido submetidas a outras intervênções (profundas) nesse mesmo ano.
Um dos problemas maiores é a possibilidade de uma rebentação expontânea (fora de época), quer seja esta provocada por um uso "menos adequado" de adubos pela carga de nitrogénio ou por uma qualquer subita subida de temperatura iludindo dessa forma o respectivo exemplar...
Considerando que a vossa realidade pode ser (e é) diferente, o mais certo é não existir dormência alguma e como tal, o melhor seria talvez tentar saber junto de pessoal ai das proximidades e que tenha sido bem sucedido.
Uma coisa devemos ter linha de conta, as épocas (Outono/Primavera etc...) são simples directrizes, o que diz se devemos fazer determinada intervenção ou não, são os indicios dados pelo nosso exemplar e de preferência quando comparados com os de anos anteriores 😉
Se não houver beneficios alguns com isso, porque não aguardar um pouco mais (cultivar a "Paciência" 😄 ) e fazer num momento em que lhe seja mais favorável, afinal o inverno sempre provoca niveis de humidade altos e demaisado prolongados, e isso torna-a mais propícia a ataques de fungos, pelo que o corte das raizes efectuado aquando do transplante não deixa de ser uma entrada bem convidativa.
sim porque muitas das vezes o ataque de agentes nocivos não acontece porque veio com o tempo (sol chuva;vento etc)..., mas porque já o o aconteceu no passado e no momento já poderá estar infestado com as suas novas "prols" e só precisou de existir determinadas condições para o despoletar toda uma situação...pouco/nada agradavel para nós diga-se de passagem ( eu que o diga que já perdi um Acer Palmatum de 17 anos, quase no inicio de me interessar pela arte 🙁 )...quem sabe até motivo de reflexão para quem gosta de colectar musgo na vizinhança e aplicar directo nos exemplares...
Se fosse meu e não estivesse em dificuldades...aguardava 😉
Boa sorte e tudo de bom.
Cptos.
Castro
Rogério23/03/2009 21:59
Amigo Sambarilove
Muitos são os motivos abordados e explicados para não praticarmos uma intervenção "+ forte" como reenvaze, a prática da poda drástica, o yamadori, a poda de raízes e outras.
Como eu sempre li e ouvi falar que do outono até meados do inverno a planta está em estado de dormência então eu nunca apliquei nenhuma das intervenções citadas. No máximo uma pequena aramação.
Acredito que se tiver que fazer alguma das atividades citadas acima o correto seria o final do inverno até bem o inicio da primavera.
Os amigos EZEQUIEL JUNIOR e Antonio Castro explicaram bem as situações.
Acho que esse espaço de tempo entre outono e inverno, serve também para todos nós praticarmos em sua totalidade a técnica da paciência, pois assim que dominarmos essa técnica teremos uma bagagem que só os + sábios e + determinados na arte Bonsai tem e dominam.
Abraços
Rogério.
Antonio Castro24/03/2009 17:00
Rogério escreveu:
...Acho que esse espaço de tempo entre outono e inverno, serve também para todos nós praticarmos em sua totalidade a técnica da paciência
Também, Caro Amigo Rogério também 😄 😄,...mas sem esquecer que também dependendo da localização geográfica "
vs" clima.... este é o periodo mais adequado/favorável para a modelação (Podas e Aramagem) de grande parte das espécies ...existem sempre coisas para fazer 😉
Cptos.
Castro
Dino26/03/2009 14:36
Olá amigos, ler este material foi como ter uma verdadeira aula de biologia, como dizem... "vivendo e aprendendo" este forum é sem dúvida o melhor lugar para quem quer aprender a arte do bonsai.
Parabéns a todos...
Dino26/03/2009 14:39
EZEQUIEL JUNIOR escreveu:
Ricardo
A época mais recomendada é no início da primavera, daí a planta teria um bom tempo para se recuperar até o próximo inverno...
Mas novamente... depende da espécie e da localização geográfica...
Abraços
Amigo Ezequiel, conheces a região onde moro? aqui faz calor o ano todo, quando faz frio, é somente numa pequena parte do mês de junho ou julho, mas não chega a trinta dias de frio, e ainda assim, a temperatura do frio aqui sempre gira em torno dos 25º (calor para muitos).
Abraços.
EZEQUIEL JUNIOR26/03/2009 15:25
Não amigo, não conheço Montes Claros...
Com certeza nosso clima é semelhante, aqui chove um pouco mais que no norte de minas, mas as temperaturas são bem parecidas...
Mas qual seria sua dúvida?
Arzivenko26/03/2009 18:32
Acho isso tudo bastante curioso, porque aqui no RS é de conhecimento popular que o outono e o inverno são as melhores épocas para plantar mudas ou "podar" árvores...
Antonio Castro26/03/2009 18:42
dino44d escreveu:
...aqui faz calor o ano todo, quando faz frio, é somente numa pequena parte do mês de junho ou julho, mas não chega a trinta dias de frio, e ainda assim, a temperatura do frio aqui sempre gira em torno dos 25º (calor para muitos).
Olá Dino
frio 😲....você tá de brincadeira 😄 😄, abaixo de 0.º graus é que é frio, 0º graus (neutro) nem faz frio nem faz calor 😄 😄 😄 .
Agora eu fora de brincadeira 😄, o que referiu o caro Dino é um pormenor importante que muitas das vezes ao passearmos na net, não levamos em consideração quando absorvemos determinadas informações....
"a Relatividade"das coisas
O Frio que o Caro refere ter no inverno, é para muitos locais do norte da Europa e para ondem pendem muitas das vezes os nossos olhares, pelos belos exemplares que têm/possuem, aquilo que é inverno para si, serão grande parte dos casos temperaturas próximas do pico do verão para outros.
Por isso tudo é muito relativo e deve ter-se em conta que aquilo que se lê será provavelmente a realidade deles e não a nossa, o mesmo se passa em relação á literatura que nos chega ás mãos.
A grande maioria dos casos, senão mesmo toda, não eramos nós própriamente o público alvo a atingir aquando dos respectivos lançamentos, e por isso devemos ter algumas reservas em aceitar tudo como se fosse um absoluto, mesmo que saia/parta dum qualquer "Guru" da Arte.
Cptos.
Castro
Sambarilove26/03/2009 23:58
Castro:
Quando abri este tópico tinha mesmo o objetivo de iniciar uma discussão sobre "a relatividade das coisas", para usar as suas palavras.
A mim sempre pareceu óbvio que recomendações atreladas às estações do ano só fazem sentido para aqueles que realmente as vivenciam, com mudanças climáticas bem definidas e nas épocas certas.
Aqui em São Paulo, por exemplo, é a coisa mais comum presenciarmos 3 estações distintas dentro de um mesmo dia, ao longo de vários dias! Por isso já cheguei a dizer que cultivar bonsai no Japão é mole...
De qualquer forma, é mais uma razão para valorizarmos os companheiros que conseguem exemplares magníficos apesar de toda a nossa "indefinição climática".
Dino27/03/2009 10:08
Concordo em plenitude com vocês. Frio aqui, é para muitos lugares um calor já considerado forte. A relatividade das coisas...
Entretanto, em si tratando de coletas, transplantes, podas, aramação e outras coisas mais, faço-as em qualquer das estações do ano e nunca houve caso de óbito.
Acho que gosto dessa região... Apesar do calor intenso.
GustavoLP31/03/2009 12:38
Arzivenko, concordo com você que aqui no RS, o outono é uma época boa para mudar plantas, devido a temperatura ser amena e no inverno ser uma estação com bastante chuvas que propiciam a "pega" da planta. No entanto, ainda não tenho experiência com minhas plantas. Algumas já fiz a poda de raízes em pleno outono e se recuperaram bem.
Para algumas espécies, incusive, recomenda-se aramação e poda no outono, como já vi em alguns lugares recomendarem para aramação para Juníperus, já que os arames devem permanecer por 6 a 8 meses nesses, ás vezes, até um ano.
Agora, uma grande verdade é que a planta "trabalha" na primavera e verão produzindo e armazenando açúcares em sua raízes para suportar as estações com menos sol, e sendo assim, uma pode de raízes exagerada poderia debilitar a planta. Por outro lado, pensando de forma racional, uma poda proporional de galhos e raízes não deve causar estragos na planta. Ou seja, se podarmos as raízes, devemos podar os galhos de forma proporcional, pois diminuiremos o "estoque" de açúcares das raízes que estariam a disposição das folhas. Muitas vezes, a desfolha de plantas semicaducifólias no inverno serve justamente para isso, para que a planta não gaste suas energias a toa, e assim, na primavera ela ressurge de forma estrondosa, brotando intensamente.
Agora, queria saber se mais bonsaístas já fizeram poda de raízes, gaslhos e muda de vaso no outono.
abraço a todos
Elio02/04/2009 23:54
Olá pessoal!
Ajudando um pouquinho nesse tópico, principalmente aos amigos do RS, há que se diferenciar entre transplante com poda de raiz e puramente transplante.
Vejamos:
A partir do final do inverno, a planta se prepara para um ciclo ativo, quando então podemos transplantar, realizar podas radicais, inclusive de raiz, porque a planta prontamente se recuperará.
No Outono/Inverno (regiões onde o frio é marcante) as plantas param de largar novas brotações, inclusive de raiz.
Assim, se vc fizer poda de raiz e transplantar nesse momento a planta poderá não reagir.
Já o transplante sem desmanchar o torrão, sem mexer nas raizes, não prejudica tanto a planta. Mas, como regra geral, vamos deixar para fazer isso no final do inverno.
Mas, isso também depende da espécie. Cítricos, por exemplo, devem ser transplantados no mês de Junho. Se notarem, nos meses de maio, junho e julho são os meses onde mais encontramos caminhões vendendo mudas de cítricos.
Eu, particularmente, gosto de usar essa época (outono) para aramar.
Pessoal, acho que é isso aí.
Lembrando que estou me referindo ao clima da minha região (Curitiba)
Um abraço
GustavoLP03/04/2009 12:30
Elio, eu também gosto de aramar nesta época aqui no sul.
Abraço