Ricardo Loriggio escreveu:
Tome cuidado pois caso esteja aparecendo em mais de uma planta é bem possivel que seja o substrato que está usando.
Eis a diferença:
- Fe: As folhas novas apresentam clorose internerval com aparência de um reticulado fino, ou seja, as nervuras ficam verde-escuras, enquanto o limbo foliar fica verde-claro.
- Mn: Amarelecimento internerval das folhas mais novas. Nervuras e áreas ao lado da nervora permanecem com coloração verde intenso. Posteriormente, aparecem manchas avermelhadas. Por isso o nome de reticulado grosso.
- S: Folhas novas e recém-formadas com coloração amarelo-pálido ou verde suave.
Assim creio eu que deva ser deficiencia de ferro.
Isto pode estar ocorrendo devido ao pH do substrato que vem usando ou a falta de adubo nas plantas por um bom tempo. Mais provavelmente o substrato está muito alcalino.
Uma solução para o pH é colocar "palha de aço" triturada no substrato ou adubar com uréia (esta ultima muito cuidado!!!!!!!!!)
Abraço a todos
Ricardo Loriggio
Amigo Ricardo
O problema está aparecendo sim em + de uma planta.
É como sita acima:
- Fe: As folhas novas apresentam clorose internerval com aparência de um reticulado fino, ou seja, as nervuras ficam verde-escuras, enquanto o limbo foliar fica verde-claro.
- S: Folhas novas e recém-formadas com coloração amarelo-pálido ou verde suave.
No caso de Mn não tem esse sintoma, pelo menos não até agora...
Para ter a certeza do PH do solo, existiria uma maneira facil e caseira de se medir o PH?
1 Caso seja preciso a troca do substrato, eu poderia proceder nessa época?
2 Teria que trocar o substrato do escorredor e da mamadeira, ou poderia ser só o da mamadeira?
3 Se for possível a troca só da mamadeira é preciso podar as raízes?
O que vc indicaria se não for o caso da troca do substrato?
Palha de aço ou ureia?
Desculpe a "rajada" de perguntas + são as que eu estou presisando esclarecer 😮ops:
Agradeço muito sua ajuda.
Abraço
Rogério.