Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

AJUDA COM IDENTIFICAÇÃO C/ ILUSTRE DESCONHECIDA

Donegá22/03/2009 20:50
AJUDA COM IDENTIFICAÇÃO C/ ILUSTRE DESCONHECIDA
Olá amigos,

Encontrei esta espécie no condominio onde moro. Se trata de uma espécie já existia na área verde do condôminio, ñ foi plantada pelos moradores.

Nunca havia notado a mesma, mas esses dias dando uma volta pelo condôminio, me surpreendi com a beleza de sua floração.

Será que alguém pode indentificá-la pelas fotos?

Obs: a espécie já foi identificada c/ a ajuda dos amigos, por isso retirei as fotos p/ ficar menos carregado. Obrigado a todos que me auxiliaram.

Abraços.
Arzivenko22/03/2009 20:52
Manacá da serra, ou Quaresmeira...
Rogério23/03/2009 00:32
Pela forma e tamanho das folhas e cores das flores ...
Manacá da Serra.
Abraços
Rogério.
Samir23/03/2009 08:40
Quaresmeira
Caro amigo é sim uma quaresmeira, planta abundante aqui na minha região, tem uma textura de casca, folhas e flores maravilhosas mas cuidado se tentar um Yamadori pois é uma espécie muito dificil!
pelos meus testes e de outros amigos ela fica bem fraca no trabalho como bonsai em vasos.
mas não conheço nenhuma literatura especifica sobre a espécie...
Tente com paciencia e quem sabe terá um belo bonsai...
abraço
EZEQUIEL JUNIOR23/03/2009 09:01
Master,

Se não me engano, quem tem certa experiência com quaresmeira é o pessoal do Papagoiaba Bonsai Clube, de Niterói... Contacte a Ângela Fernandes aqui no fórum...

Abraços
Donegá23/03/2009 11:42
Olá amigos,

Obrigado pelas dicas.

Qdo a ví pela primeira vez imaginei ser uma quaresmeira, mas fiquei na dúvida, pois aqui onde moro tb existem muitas quaresmeiras plantadas nas calçadas e todas floridas nesta época, porém as folhas das que tenho visto tem no minímo o dobro do tamanho das folhas desta da foto.

Vou contatar a Angela.

Valeu amigos, abraços.
Wilson Fracassi23/03/2009 13:35
Master.don

Não é quaresmeira, é manacá da serra. A quaresmeira não dá duas cores de flores na mesma árvore. Embora sejam parecidas existem algumas diferenças características.
Edu Miranda23/03/2009 14:57
Tenho duas especies tibouchina mutabilis(manacá da serra ou quaresmeira)"que é a mesma planta" , e a Brunfelsia uniflora(manacá-de-cheiro).Segue ficha.

O manacá-da-serra (Tibouchina mutabilis) é uma planta originária do Brasil, pertence à família Solanaceae e é uma Angiosperma. Pertence ao mesmo gênero da quaresmeira (Tibouchina granulosa) e da orelha-de-onça (Tibouchina holosericea), mais conhecidas que o próprio manacá. Pode atingir de 2 até 15 m de altura. É muito comum em matas alteradas pelo homem, hoje em dia mais difícil em matas nativas. Possui flores brancas e rosas o que lhe proporciona uma floração espetacular. A flor de centro branco e pétalas azuis muda de cor após fecundada. Floresce durante a primavera e o verão, entre novembro e fevereiro, com belas floradas com flores que variam do branco ao lilás colorem a paisagem regional do final do ano.

A variação na coloração das flores é decorrente do amadurecimento diferencial das partes masculina e feminina, sendo as brancas, recém abertas, funcionalmente femininas (recebem pólen de fora) e as roxas ou lilases são as flores velhas, masculinas, liberando pólen. A frutificação ocorre em novembro, sendo que em fevereiro e março estão prontas para serem colhidas, e devido ao tamanho, muito pequenas, são facilmente levadas pelo vento.

A multiplicação também pode ser feita por estacas. Devido ao porte alto e sistema radicular não agressivo, é muito usada como ornamental em jardins e ainda na arborização urbana, não interferindo em fios e tão pouco danificando as calçadas. Podemos encontrar também o manacá-da-serra-anão, que possui flores menores, assim como o porte, em torno de 3 metros, muito recomendado para áreas menores, como jardins domésticos e vasos de porte maior.

* Nome Científico: Brunfelsia uniflora
* Sinonímia: Brunfelsia pauciflora, Brunfelsia hopeana, Franciscea uniflora, Franciscea hopeana
* Nome Popular: Manacá-de-cheiro, geretataca, caágamba, mercúrio, romeu-e-julieta, gerataca, mercuri
* Família: Solanaceae
* Divisão: Angiospermae
* Origem: Brasil
* Ciclo de Vida: Perene

O manacá-de-cheiro, como o próprio nome diz, é extremamente perfumado, além disso suas flores mudam de cor assim como o manacá-da-serra. Inicialmente elas são azul-arroxeadas e com o passar do tempo, vão clareando até tornarem-se brancas. Com isto, durante a floração, o manacá-de-cheiro apresenta um colorido muito especial. O manacá-de-cheiro é muito parecido com o jasmim-do-paraguai (Brunfelsia australis). A floração ocorre na primavera e verão.

É considerado um arbusto, mas com facilidade torna-se uma arvoreta, se eliminarmos as brotações que surgem das raízes, podendo atingir 3 metros de altura. Suas folhas são ovais e lisas. Sua utilização no paisagismo é muito ampla, podendo ser cultivada isolada ou em grupos, tendo-se o cuidado de não plantá-la próxima à dormitórios de crianças e pessoas mais sensíveis, devido ao forte perfume.

Devem ser cultivadas a pleno sol, em solo fértil enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares. Tolera sombra parcial, aceita bem podas de formação e aprecia o frio. Multiplica-se por estaquia e por sementes.
Espero ter esclarecido.abraço.
Arzivenko23/03/2009 15:38
O manacá-de-cheiro (Brunfelsia uniflora) é chamado de primavera aqui no RS, e a "primavera" é chamada de 3-marias (Bougainvillea)...

Ao contrario do que está escrito, a brunfelsia uniflora é planta de sub-bosque, e se desenvolve mais rapidamente em plena-sombra, já no sol seu desenvimento é lento e a planta tende a desenvolver folhas amareladas.

Tenho 03 plantadas no passeio público da minha casa, pois é bastante recomendada quando existe rede elétrica, mais 1 adulta no pátio e uma muda, pra bonsai, apenas aguardando a brotação.
Donegá24/03/2009 14:26
Olá amigos,

Com certeza ajudaram, agradeço mt pelas informações e dicas.

Abraços.
Elio24/03/2009 14:53
Olá pessoal!

Apenas uma curiosidade!

No Manacá-de-cheiro a flor nasce branca depois fica roxa.
No Manacá-da-Serra ( Quaresmeira-porque floresce na Quaresma) a flor nasce rosada e depois fica branca.
Quaresmeira não é uma boa espécie para bonsai; já o Manacá-de-cheiro é excelente para bonsai (tenho alguns)

abraço