Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Meus bonsai - tentativa de apresentação - parte 2

Ricardo Paiva24/03/2009 00:05
Meus bonsai - tentativa de apresentação - parte 2
Pessoal, seguindo o baile ...

Duranta Aurea (mame)

Duranta Aurea

Ligustro

Liquidambar

Nana

Piracanta

Shimpakinho (paisagem)

Depois posto outras plantas. Pra começar está bom.
edson060524/03/2009 01:23
Ricardo,
belas plantas; ótima apresentação!!
Parabéns!!
Edson.
EZEQUIEL JUNIOR24/03/2009 09:48
Olá Ricardo,

Mais uma vez parabenizo o amigo pela apresentação das plantas... achei muito bonita...

Agradei muito do liquidambar, pelo estilo escolhido... acho um estilo difícil de ser conduzido pelo tempo necessário a se obter uma boa conicidade do tronco...

Parabéns pelas belas plantas apresentadas

Abraços
SEKI - Elio Luis Secchi24/03/2009 11:33
Ricardo, grande companheiro. Satisfação ver de volta ao fórum mostrando seus trabalhos. Vi nos dois tópicos. Tens aí muitas plantas bem encaminhadas e já com potencial para serem mostradas mesmo.
Assim é que se anda. Se evoluiu.

Abraços
Alcides Junior24/03/2009 13:37
Belos exemplares...Parabéns.
Ricardo Paiva24/03/2009 14:00
Edson - valeu!

Ezequiel - obrigado. O liquidambar está sendo um grande aprendizado mas com uma resposta recompensadora. Ele já está alterando a coloração das folhas em função da queda das temperaturas por aqui. Vou fotografar pra mostrar.

Grande Élio, ainda estou te devendo uma visita, né? A idéia é essa mesma Élio - evoluir. Valeu.

Júnior - valeu também!
Elio24/03/2009 14:13
Olá Ricardo!

Vc tem um acervo muito bom, cara!
Parabéns!
Não sei se vc postou para mostrar apenas ou se aceita algumas sugestões.

Um abraço
Ricardo Paiva24/03/2009 14:24
Puxa Élio, eu quero mais é muita opinião, sempre temos o que melhorar. O que está bom pode ficar muito melhor!!!!!
Manda ver.
Elio24/03/2009 14:46
Vc manda, Ricardo.................rsrsrs!!

Não é a opinião de um mestre; apenas uma visão diferente. De outro bonsaísta!

1. Duranta Aurea - No próximo transplante, plante inclinada para a direita, para dar a curvatura inicial no tachiagari
2. 2ª Durante aurea - A meu ver ver essa planta tem 2 defeitos. Nebari defeituoso (embora a pedra dê uma disfarçada) e tronco sem conicidade. Já pensou numa alporquia no tronco? Daria um excelente hokidachi.
3. Ligustro - eu baixaria os galhos: 1º, o 2º e o de fundo. No caso do primeiro, por ser muito grosso, pode fazer pequeno corte na parte superior da axila.
4. Nana. Excelente planta. Baixe o galho direito e faça uma copa triangular com o galho esquerdo.
5. Piracanta - Difícil opinar só pela foto. Talvez podar o tronco alto e reto etrabalhar só com o galho da direita , que terá conicidade e sinuosidade.

Pois é, Ricardo, desculpe se falei um monte de bobagens.

Abração
Ricardo Paiva25/03/2009 23:38
Élio:
1- Como está planta está sendo formada para dar de presente e a pessoa que vai ganhar ama ela assim, vou mostrar que sua sugestão fica mais adequada.
2 - Realmente ela tem estes problemas mas como ela sofreu muito onde estava e sempre sobreviveu, a acho muito natural. Por enquanto não penso em fazer nenhuma alteração nela.
3 - Ótimas dicas.
4 - Essa planta tem 20 anos, três comigo e 2 neste vaso. Suas sugestões são excelentes. No próximo transplante vou corrigir. Ela está muito bagunçada mesmo.
5 - Dá uma olhada no projeto que fiz pra ela mas que ainda não tive coragem nem tempo de executar: http://ricardopaiva.wordpress.com/meus-bonsai-2/piracanta/

Obrigado pelas sugestões.
Paulo César Morais26/03/2009 01:43
Ricardo, parabéns pela plantas...

eu gostei do projeto para a Piracanta, vai ficar muito legal se a conduzir dessa maneira.
abraço a todos.
Marcos Castilho26/03/2009 10:04
O ligustro com as raízes expostas ficou lindo.......
Elio27/03/2009 23:17
Ricardo, excelente projeção da Piracanta. Bastou inverter a inclinação para o 1º galho ficar na horizontal.
Legal, cara!
Abraço
Rogério28/03/2009 00:59
Ricardo
Já tinha olhado todos os tópicos de seu blog nates dessa postagem e fique impressionado com as sua plantas e a apresentação que fez para elas.
Parabéns, voce tem belíssimas plantas.
Poste as Calliandras floridas. Elas também estão demais.
Abraços
Rogério.
Ricardo Paiva28/03/2009 01:40
Paulo César Morais e Élio, faltou coragem ... mas na primavera vou fazer um alporque naquele galho maior.

Marcos, esta planta tem muitos defeitos, mas osto muito dela, inclusive a "dei" pra minha esposa (eu que cuido, é claro).Só ta merecendo é um vaso mais bonito.

Rogério, valeu pelo incentivo. Ai vai seu pedido, as caliandras floridas: