Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

novas fotos do buxinho

Sergio Batalini24/03/2009 10:52
novas fotos do buxinho
Sergio Batalini24/03/2009 10:59
Re: novas fotos do buxinho
Alcides Junior24/03/2009 11:00
Poderia ter usado o mesmo tópico para postar, Eu retiraria aquele galho de cima.
Arzivenko24/03/2009 11:01
Eu, particularmente, cortaria aquele ramo mais alto, me parece que destoa do resto.
Sergio Batalini24/03/2009 11:04
Re: novas fotos do buxinho
Sergio Batalini24/03/2009 11:09
Arzivenko24/03/2009 11:14
Uma dica que vou dar, monta um tópico para cada planta, e só para aquela planta.. senão a informação fica dispersa e confusa, pois os comentários sobre as duas plantas podem se misturar..
EZEQUIEL JUNIOR24/03/2009 11:19
Amigo, Sérgio

Com relação ao buxinho

Algo a se pensar seria um estilo literati... deixando esse galho que sobe, aramando para dar movimentos e retirando o restante da massa...

é uma possibilidade...
Sergio Batalini24/03/2009 11:23
Desculpe minha falta de pratica , prometo ser mais objetivo ... É que meu personal informeitic {filho} esta me dando as dicas ..
Sergio Batalini24/03/2009 11:26
Estou na duvida se corto o galho rente para ter um uro ou se quebro e tento um jin.. que acham ??? E sebre a proporcionabilidade : formato/tamanho do vaso , copa/raizes/vaso ???
Elio24/03/2009 14:23
Olá Sérgio!

Baseado nesta última foto, concordo com os demais: Tira o galho alto e o Jin, também. Contudo, corte em diagonal, para baixo, tirando boa parte do material do tronco que ficar. Isso para vc poder aramar e direcionar um dos galhos sobre a cicatriz que ficar. Isso mais para criar um galho de fundo.

Quando ao vaso, acho muito pequeno.
Raízes, ótimo.
Acho que vai dar um belo bonsai!

abraço
Sergio Batalini25/03/2009 14:03
Ola
elio , gostei muito do seu conselho .. cortar os dois junto com parte do tronco ... vamos tentar... inté.
Arzivenko25/03/2009 14:35
mais uma coisa que me incomoda nesta planta são os pedriscos de basalto, não me parece agradável a presença deles...

o que os outros pensam a respeito?
Alexandre S. Coelho25/03/2009 23:22
Oi Sérgio

Parabéns pelo trabalho, mas também concordo com os amigos na retirada do galho e jin 😉

Arzivenko,
esteticamente, também não concordo com pedras maiores ou "estranhas" (coloridas) ao substrato... Esta é uma questão mais purista e claro que cada caso é um caso 😂
Sergio Batalini26/03/2009 13:12
Com relação as pedras, coloco "pedra brita {basalto}" pq são maiores e ajudam a manter o substrato no vaso{que eu sempre pensei: quanto menores ,mais tecnica e maestria {engano meu ...}} , para que as raizes de alimentação não fiquem muito expostas , vou trocar por pedriscos de rio , mais harmoniosos ... Particularmente não aprecio muito o estilo literati, com um tronco fino e comprido , quase sem copa , pela dificuldade em conseguir "moldar" o mesmo desde o primeiro terço e por ser quase uma não-arvore. Vou cortar o galho longo e aramar , redistribuindo os galhos menores .. logo postarei fotos do resultado ..
Sergio Batalini26/03/2009 13:16
outra dificuldade minha são os vasos , que eu não conseguia encontrar na região .. Agora consegui aqui o site de uma ceramica e já fiz um pedido de umas 30 peças , com tamanhos e formatos variados , para ter opções de escolha na hora de envasar .. obrigado a todos ..
Arzivenko26/03/2009 13:41
Aqui também, consegui apenas alguns vasos de cerâmica bruta ou concreto... Mas uma floricultura tem alguns alouçados perdidos por 15 reais cada, na virada do mês talvez compre alguns.
Sergio Batalini28/04/2009 13:13
Chegou o meu pedido .. da ceramica petropilos .. Pena que o pedido minimo seja de 300,00 reais... se quizer posso mandar alguns para vc..
Sergio Batalini10/07/2009 13:39
Estudei muito nos ultimos meses e confesso que me surpreendi com o quanto não sabia nada ... 15 anos quase sem evolução , mas aguas passadas não movem moinhos . Fiz algumas alterações neste buxinho e trago as fotos para apreciação e recomendações de todos . Desde já agradeço . 😄
Sergio Batalini10/07/2009 13:59

Ainda não troquei de vaso , esperando a epoca mais propicia ...
Sergio Batalini10/07/2009 14:22
Este é meu primeiro trabalho com a retifica que comprei mês passado , e vamos combinar , eita madeirinha dura sô... 😲 o que acham ?? ficou a contento ..???? Ah já passei a calda sulfocalcica duas vezes... { comprei tb.}.. Alias , eu só tinha a vontade , a persistencia e alguns alicates enferrujados, alem de algumas revistas "como cultivar bonsai", que eu já havia decorado , lido e relido , atraz de infirmações que não encontrava .. Agora estou pronto para o inicio da primavera/verão .
Sergio Batalini10/07/2009 14:28
eis aí o meu arsenal ... 😄 😄
João Paulo Batista Lyrio10/07/2009 14:47
Caramba serjão, isso é que chamamos de armado até os dentes... hehehh...
Po, o potão aí da direita parece aqueles potes de vitaminas para massa muscular, ahh por isso a fortificação do tronco aí na imagem né...
Abração !!
edson060510/07/2009 21:15
Caro Sérgio,
muito boa a intervenção neste Buxus; tinha mesmo muita coisa sobrando na planta da primeira foto. Agora está mais simples, mais limpa e por isso mesmo mais bonita!!!
Parabéns pelo trabalho.
Abraço.
Edson.