Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

FICUS 15 ANOS

12
Sergio Batalini24/03/2009 11:36
FICUS 15 ANOS
Bom , agora sim , o ficus , que tem um braço muito estranho , o que vcs sugerem para melhorar ..? gosto do nebari {raizes} tenho duvidas sobre o vaso {diminui tanto que ficou pequeno demais ??
Arzivenko24/03/2009 11:40
Apenas uma idéia, pode ser meio extrema, mas me ocorreu de aproveitar justamente este galho tortuoso para fazer um literati, cortando o outro rente a base..
Sergio Batalini24/03/2009 11:42
EZEQUIEL JUNIOR24/03/2009 11:43
Arzivenko

Pensei o mesmo que você, deste fícus de do buxinho...
Arzivenko24/03/2009 11:47
Fico feliz com isso ezequiel, sinal que 6 meses de bonsai e ja estou dando chutes certos..
Sergio Batalini24/03/2009 11:51
Ei.. pssiiiuuu... em segredo : como é que se ganha estas medalhinhas que vcs tem no avatar??? 😲
Arzivenko24/03/2009 11:53
é pelo número de mensagens postadas.. quanto mais estrelas, mais chato o sujeito, hahahaha
EZEQUIEL JUNIOR24/03/2009 11:57
rss essa foi boa...
Alcides Junior24/03/2009 13:48
Fiquei impressionado com o tamanho do vaso em relação a planta. Também tentaria um literati.
Elio24/03/2009 14:10
Olá Sérgio!

Na realidade a tua planta não tem um estilo definido. Assim, concordo com o pessoal. Parte pro Literati!
Contudo, pra isso, precisa corrigir a parte reta do tachiagari (1º terço do tronco) para combinar com a sequencia de curvas, característica do literati.
Sugiro enrolar com borracha essa parte reta, passar um ou mais arames grossos e curvá-la. O ficus benjamina aceita esse tipo de intervenção.
Quando chegar a primavera, podar o tronco principal e trocar de vaso.
Não sei se o pessoal concorda mas eu faria assim.

Um abraço
EZEQUIEL JUNIOR24/03/2009 16:02
concordo com vc Elio...

Uma dica, ao enrolar a borracha, enrole junto uns arames grossos de cobre ou alumínio, ajuda bastante na torção...

Acho que tenho umas fotos, vou procurar e postar aqui...
mortykus24/03/2009 16:25
Eu também sou iniciante, mas lá vai a minha opinião:

Que tal se, ao invés de cortar o tronco principal e só, você aproveitá-lo para fazer um shari (madeira morta, se não for shari me desculpem, ainda não decorei todos os termos!) ali?

Acho que se der uma pequena torção na parte reta do tronco e depois fazer um shari ali encima, vai ficar muito bonito.

outra coisa que estive analizando é cortar um quarto do galho lateral (que tornar-se-a o único!), mas isso é com você!
EZEQUIEL JUNIOR24/03/2009 17:15
Tá aí:

Essa planta foi fruto de yamadori, após observar ela por uns 20 dias, notei que o melhor caminho seria tentar um literati...

Aqui os detalhes dos arames que falei:

Pronta para a Torção:

O primeiro terço aidnda está reto na foto, mas já fiz a torção nele.

só umas dicas pro amigo Sergio quanto à possível torção...

Espero ter ajudado
Abraços
edson060524/03/2009 18:18
Olá Sergio!
Algumas considerações e palpites sobre a tua planta:

1 - Apesar de ser impressionante o reduzido tamanho do vaso, creio que pela altura da planta, ele deveria ser maior. Olhando tem-se a impressão de que ele pode tombar a qualquer momento.
2 - Apesar de alta, você pode modelar como uma castanheira, podando o galho e aproveitando inclusive a retidão do tronco.
3 - O LITERATI é uma boa opção. Se pretender seguir por ela, como bem disse o Elio, é preciso imprimir movimento ao primeiro terço do tronco. Pela grossura, não sei se aramar daria conta do recado. Algumas espécies como os Juníperos devem ser aramados no inverno.
Se pretender assim mesmo aramar, não sei se seria o caso de esperar pela primavera para esse procedimento, já que entortar este tronco grosso não é a mesma coisa que entortar um galho. Alguns amigos das áreas de Botânica/Biologia/Agronomia ou os mais experientes podem dar melhor opinião!!

4 -Diante do acima exposto, sugiro usar um entortador de tronco como esse:

Você pode montar um em casa com peças adquiridas em lojas de parafusos/ferragens

Abraço.
Edson.
Edmilson24/03/2009 19:12
O negocio é dar pitaco
Não querendo ser do contra, apenas uma sugestão: Que tal mudar para uma vaso maior, dar movimento ao tronco, retirar esta parte superior, desfolhar e orientar a planta no estilo Han-Kengai (semi cascata)?

É uma opinião. O que vocês acham?

Abraço fraterno
Elio24/03/2009 19:15
Edson, bem lembrado o uso do entortador!

Quanto ao shari ou jin, mencionado acima pelo mortykus, são artifícios mais usados em coníferas, em especial Juníperus. Mas, nada impede de se usar.

Abraço
Ricardo Paiva24/03/2009 22:10
Olá Sérgio, tem duas boas sugestões mas confesso que o dar aquele movimento no tronco deste ficus não sei se será fácil. Tenho um que há anos tento que ele fique num determinado formato mas ele teima em se modificar.
Acredito mais no entortador pois no exemplo que citei, utilizei a técnica, muito bem registrada, mostrada pelo Ezequiel.

Eu ainda tenho mais uma sugestão para dar: enxerto de galhos no tronco mais próximo da base. Vi está técnica no site do Sidião e me parece uma boa opção para sua planta.
No meu blog tem a matéria traduzida:
http://ricardopaiva.wordpress.com/tecnicas/enxerto-em-ficus-2-metodos/
Alguém conhece ou já aplicou? Sei que o exemplo é aplicado em um microcarpa e o do Sérgio é boni, mas ...
Sergio Batalini25/03/2009 10:23
Agradeço a opinião de todos, estou muito feliz por ter encontrado eco em vcs. Acham que posso aproveitar a copa fazendo uma alborquia ? Vou conversar com ela durante as regas, e no final de semana, faremos o nescessario . Acredito que , depois de 15 anos já aprendi algumas coisas basicas para um iniciante aprendiz: 1- consigo manter viva e saudavel uma planta num pequeno vaso . 2- levei anos somente aprendendo a regar corretamente , aprendi . 3- as podas das raizes e trocas de vasos são feitas sem que as plantas sintam ou morram . 4- consigo desfolhar, aramar, pinçar, podar e tudo mais com capricho . 5- dominei minha ansiedade que no inicio me fazia perder muitas mudas por pura falta de paciencia . Mas , caros amigos , ainda me falta o dominio sobre os estilos , apesar de perguntar a cada planta qual a forma que ela deseja ter , muitas vezes não escuto e religiosamente todos os dias ao regar faço novamente a pergunta ... Acredito que me faltava exatamente o que encontrei aqui : Conselhos e opiniões de pessoas que ouvem as plantas mais que eu . MUITO OBRIGADO .
FrK_leal25/03/2009 10:32
Sergio eu acho q pode parecer meio forçado, sobretudo p/uma planta que tu cultivas há 15 anos, mas eu acho que tu podias fazer 2 alporquias.
Uma para aproveitar o topo, que já está +- orientado p/hokidashi e outra no galho da esquerda, pegando um pouco do tronco p/orientar p/han-kengai.
A base, com esse nebari fortíssimo, iria p/um vaso gande ou p/chão mesmo p/começar uma nova planta do zero, engrossando mais esse tronco.
Alexandre S. Coelho25/03/2009 23:32
Sergio

O bom é que sempre estamos aprendendo nesta arte viva!

Realmente este ficus cresceu um pouco, acabando sem uma forma de "arvore" que buscamos no bonsai...

Pensei numa "doideira menos radical" por aqui e vou somar mais uma sugestão para o amigo pensar 🙄 😂 😂 😂
EZEQUIEL JUNIOR26/03/2009 08:31
É uma boa saída amigo Alexandre, gostei do conjunto, nota 10!
Sergio Batalini30/03/2009 17:54
obrigado pela idéia Alexandre .. gostei muito e seria possivel aproveitar o galho ..
Filipe Henrique12/04/2009 00:16
SERGIO BONSAI,
esse ficus parece com um ficus boni... acho q sera dificil dar movimento pra ele do jeito em q esta...
o literat é um opção mas não gosto do estilo(minha opnião , claro) e é dificil se fazer um q chame atenção... a arvore tem q ter muita "personalidade" hehehhe
eu cortaria no talo, .. ficus cicatriza e cresce bem rapido...
.
.
.
Alexandre,
minhas e as do romulo vc sugere q corte no 1° galhos né, o mais raddical possivel !!!
huehuehuaheu
com os colegas aqui vc tá pegando leve?
mas como sempre... é um bom caminho caminho a sua sugestão!

that1s it
abraços aos amigos foristas
t+
ps: tenho postado pouco mas leio sempre q possivel... ando meio sem tempo.
Sergio Batalini04/05/2009 21:54
Realmente tá dificil decidir ... rsrsrsrsr.
Sergio Batalini16/09/2009 13:27

Depois de pensar muito ...resolvi agir com calma .. e reenvasar..
tirando apenas aquele galhos estranho ... espero ter melhorado em alguma coisa...continuo pedindo opiniões...
12