Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Alporquia - Resultado após 1 mês

Takaki26/03/2009 00:51
Alporquia - Resultado após 1 mês
Olá Pessoal!

Seguinte:
Adquiri um Acer Palmatum de um produtor em Atibaia-SP em março de 2008. Veja a foto:

Foto da Planta na data da aquisição:

Para a estilização dessa árvore, entendi que alguns galhos deveriam ser eliminados. Aí, para não perder esses galhos, tentei fazer alporquia de alguns deles e gerar novas plantas.
Em Novembro de 2008 segui os textos que encontrei na internet e realizei três alporquias na planta:

Foto da Planta após a alporquia:

Em Fevereiro desse ano, apenas dois dos alporques tinham raízes aparecendo no musgo (o central e o da direita). As raízes apresentavam coloração branca e eram bem raras. Peguei um desses alporques e plantei num vaso. Resultado: não deu certo, pois a muda secou (pelo menos parece que secou).
O alporque que não havia produzido raízes (da esquerda) foi novamente aberto e aprofundei ainda mais o corte no caule para tentar recuperá-lo. Resultado: Após um mês, apareceram muitas raízes!!! Vejam só:

Frente:

Zoom nas raízes:

Trás:

Vejam que há raízes com coloração branca e outras com coloração mais "acastanhadas". Acho que agora vai dar certo.
Vejam também que as raízes surgiram apenas de um lado da planta, o que poderá prejudicar um pouco o nebari.
Como os textos não me dizem qual o momento de se cortar a muda da planta mãe, suponho que a minha já está na hora, ou estou errado?

Resultado final:

Juro a vocês que estou REZANDO pra que dê certo.

Caso consiga um resultado positivo, plantarei a árvore no chão por pelo menos uns dois anos, para tentar acelerar seu desenvolvimento, o que vocês acham?

Sobre a planta mãe, estou achando que os galhos que saem do tronco estão muito mau posicionados, o que dá um péssimo resultado estético. Além disso, o tronco principal se divide em dois troncos bem grossos bem na base da planta (horrível!!). Alguém saberia me dizer se o acer aguenta a poda de todos os galhos no inverno, pra tentar estimular a brotação de novos galhos? Qual seria a data mais adequada pra essa poda - inclusive a poda do tronco menor?

Um super abraço a todos.

Takaki
Arzivenko26/03/2009 08:30
você pode tentar se guiar por este exemplar do walter pall..

bad_clusters26/03/2009 09:09
Amigo pelo volume de raízes eu acredito que você cortou na hora certa.
Dino27/03/2009 21:17
Amigos, pelo que pude ver nas fotos... Acredito muito mais na árvorezinha (filha) do alporque.

Ela ficou muito lindinha.

Parabens...
Dino27/03/2009 21:19
Ah, você falou sobre as raizes (talvez mal formadas) há muitas matérias na internet sobre como valorizar o nebari,,, Vale a pena tentar.
Rogério27/03/2009 23:29
Takaki
Acho que vc não precisa se preocupar com sua pequena. Ela tem bastante raiz e quanto ao nebari acredito que o problema de raizes + de um lado que do outro isso se resolve com ela plantada no vaso. Novas raises vão aparece do outro lado e com o tempo e os transplantes elas se acertam.
Quanto a sua planta mãe, ela me parece ter ótimo potencial... Bom nebari e galhos baixos que serviriam para um novo redirecionamento podendo formar um belo Moyogi. Só a epoca é que "não e boa" para uma poda drástica.
Acredito que bem no inicio da primavera vc possa fazer a intervenção e dar inicio ao seu novo trabalho com ela.
Abraço
Rogério.