Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

minha jabuticaba

Jaimelrs30/07/2005 12:54
minha jabuticaba
Pessoal.
estou participando deste forum pela primeira vez.
La vai minhas duvidas em relação a minha jabuticaba.
1- posso trocar de vaso agora em agosto, ( moro em Floripa )
2-sera que posso fazer uma poda drastica, sendo que ela esta começa~ndo a soltar flores?
3- posso podar a raiz pivotante nesta 1ª fase?
4- Ela e uma Hibrida ( tenho duas e vou comprar mais uma)
5- tenho uma caliandra de 4 anos esta num vaso de 30 litros, penso em fazer alguns alporques agora em meados de agosto, ela aceita bem podas drasticas?
Sera que acertei a colcação da foto?

Angela Fernandes30/07/2005 23:28
Olá Jaimelrs !!!!!!!!!!!!!! 😂 😂 😂 😂

Quantas dúvidas !!!! ❓ ❓ ❓
Me dêm meus sai !!!!! 😕 😕 😕

Vamos ver algumas respostas que não são donas da verdade.
1- Jaboticaba- troca de vaso SIM;
2-Poda drástica - SIM
3- Poda da raíz pivotante SIM.............
o resto depois nós conversamos

Abraços

Angela - aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Tecnolobo02/08/2005 10:40
Re: minha jabuticaba
Jaimelrs escreveu:
Pessoal.
estou participando deste forum pela primeira vez.
La vai minhas duvidas em relação a minha jabuticaba.
2-sera que posso fazer uma poda drastica, sendo que ela esta começa~ndo a soltar flores?
5- tenho uma caliandra de 4 anos esta num vaso de 30 litros, penso em fazer alguns alporques agora em meados de agosto, ela aceita bem podas drasticas?

Saudaçoes intrepidos bonsaistas.

E AE cara 😄

PrEmeiro, por que quer trocar de vaso? 😲

2-sera que posso fazer uma poda drastica, sendo que ela esta começando a soltar flores?

Vamos usar o bom senso, você quer trocar de vaso fazer uma poda drastica com tudo, em pleno periodo de floração não acha que é Demais?? 🙁

Essa resposta vai depender da sua analise baseado na segunda pergunta, contudo se acaso venha a podar as raizes vc só poderá cortar a raiz pivotante se tiver uma boa ramificação de raizes acima da mesma. 😄

Legal, mas cuidado onde vai comprar um amigo comprou uma jaboticaba por 30,00 pilas ( e o cara ainda falou que era um bonsai ) comprei uma muda de mesmo porte por 2,00 😎 Corra dos super-mercado, procure as sementeiras. 😠

Tenho um bebê caliandra, ( Estou louco a procura da caliandra seloi cara que folhagem belissima ) Mas não entendi a sua pergunta são duas em uma?? alporques e poda radical?
Joaquim Victor02/08/2005 13:36
Caro Colega,

Também estou iniciando na arte, porém acho que posso te ajudar com algumas experiências minhas e de colegas:

De uma forma geral a jabuticabeira aceita muito bem as podas drásticas de galhos e raízes inclusive a pivotante (se houver raizes suficientes além dela). O ideal seria esperar a floração.

Quanto a caliandra não tenho experiência para opinar.

Um abraço

Joaquim Victor
Fábio03/08/2005 03:27
poda
Na minha opinião você pode fazer a poda drástica e a poda radicular agora, mas acho melhor fazer a poda drástica e esperar a planta se recuperar com a emissão de nova brotação. Depois disso vc poda as raízes, mas lembrando o que disseram há pouco: se ela tiver poucas ramificações acima da pivotante é melhor não podar. Também é preciso lembrar que o inverno é a melhor época para a poda de raízes.
Boa sorte!
Jaimelrs03/08/2005 08:56
Tecnolobo"]

A caliandra tem um tronco bem interessante , assim que ouder posto fotos,pensei no alporque para aproveitar as ramioficações ja existentes, depois de criar raizes nos alporques ai entra a poda drastica, 😂