Entao, Sergio,
Cuidado com as minhas dicas hein, hehehehe
Eu não sou muito seguidor dos estilos clássicos, acho lindos, quando aplicados em pinheiros, muita gente acha isso heresia!!!
Eu prefiro me inspirar em alguma árvore em tamanho original, de preferencia as de parques, matas, que nunca tenham sido podadas.
Mas tenha sempre em mente os principios básicos, que ao meu ver são:
Movimento do tronco e conicidade - nao adianta vc ter uma base com 30cm de diametro, 60cm de altura, e for um TOCO RETO. O bonsai tem que ser uma mini-arvore, com a base do tronco maior e que vai afunilando conforme sobe.
harmonia/distribuiçao dos galhos - é meio subjetivo, mas os antigos demoraram anos, talvez gerações pra criar as regras básicas, galho somente fora da curva do tronco, um galho de cada lado por patamares, essas coisas...
Mas, essas regras nem sempre se aplicam a nossas nativas, por isso que eu tento observar as formas de cada espécie, quando na natureza.
Esse modelos (TOSCO) que eu fiz pro seu bonsai, é o que eu mais vejo em ficus, repito, os que nao foram podados.
buscando na net, seria exatamente este mega-bonsa que aparece no canto DA DIREITA, o que eu idealizei para o seu:
Da mesma forma, que eu nao consigo imaginar formato melhor pra um Ficus Elastica (falsa seringueira) do que este (exceto pelo exagero no tamanho, o que também é muito discutível):
Bom, vou parar por aqui, senao vou te tornar um herege como eu, hehehehe.
Consulte outras fontes, observe bem sua planta antes de agir, senao voce vai me xingar depois pela minha dica furada, hehehehe
Abraços!!!