Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Sementes de Caliandra

Willian30/07/2005 23:02
Sementes de Caliandra
As sementes de caliandra precisam serem estratificadas? Se sim, qual o melhor método?
Fábio31/07/2005 05:51
calliandra
Não entendo muito bem sobre os métodos de otimização da germinação, mas o que eu conheço é a escarificação e sei que não precisam porque já plantei várias sementes sem utilização de qualquer desses recursos e todas germinaram.
Abraço,

Fábio
Willian19/08/2005 01:06
Eu peguei e limei a pontinha das sementes de caliandra, que por sinal são muito dura, fervi um bocado de água e antes que ela entrasse em fervura, coloquei a água em um recipiente e joguei 3 das sementes e deixei a água voltar a temperatura ambiente, em seguida as plantei em terra e areia, 50% de cada. Notei que as pontinhas limadas, ficaram bem enxadas. Qual é o método que utilizam para acelerar o processo de germinação dessa espécie, já que suas sementes possuem casaca muito dura e grossa?

P.S.: Achei uma espécie de caliandra que tem as folhas bem pequenas, sua flor é vermelha, alguém conhece essa espécie? Sabem se ela pega de estaca? Vou ver se pego umas sementes 🙂 !!!
brunodb19/08/2005 09:07
a minha foi bem rapido...
Ola amigos, plantei algumas sementes de caliandra no domingo passado 14/08 e dia 16 ja estavam brotando.... ontem fui dar uma olhada ela ja estão até de "pé" com uns 3cm 😲 , utilizei algumas sementes(9) que peguei aqui em casa mesmo tenho uma grande no meu quintal, e simplesmente as coloquei numa mistura de pedrisco/terra 50% de cada e coloquei numa mini-estufa feita com garrafa pet 😄 ... 5 das 9 já brotaram..

Abraço
Átila20/08/2005 01:02
Willian, a espécie que vc achou parece ser a caliandra tweedi. Tenho uma de flores vermelhas, mas de folhas grandes e muito vigorosa " caliandra haematocephala" Obtive bons resultados com alporquia, mas acho que também pega de estaca, embora as minhas não tenham vingado, ou demorado muito p/ enraizar!!! 😢

Atila
Willian24/08/2005 00:58
Mais uma informação!!!

Com esse método que utilizei, com 2 dias já germinaram!!! Interessante não???!!!