Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

TUIA

Savio J. Felix29/03/2009 20:47
TUIA
Prezados amigos.
Ja faço bonsai a alguns anos, mas sempre tive receio dos comentários, porem sem criticas não se vai a lugar nenhum.
Portanto estou pedindo criticas e comentários à respeito desta arvore, mas principalmente conselhos, para melhora-la.

Ela tem 60 cm de altura, e um tronco com 3 cm de diametro no nebari tem 6 cm.
Agradeço a qualquer orientação e comentarios.
Abraços, Savio
Rinaldo30/03/2009 07:19
Savio, na minha humilde opinião de novato, tentaria dar algum movimento a mais no 1° terço do tronco tentando diminuir um pouco a altura e deixando assim mais compacta, e baixaria um pouco mais os galhos tomando cuidado com os arames pois pelo q fiz em uma aqui em casa descobri q elas marcam com certa facilidade 😮ops: .
Se tiver jeito tire mais algumas fotos para q o pessoal tenha mais opções de visualização e assim melhorar as idéias.
Boa sorte
Abraço
DigoF330/03/2009 16:51
bonsai
ola acho que dobrar tronco mais imbaicho seria um pouco difícil por isso vc pode dobralo um pouco mais para o meio diminuindo o tamanho da planta
Savio J. Felix30/03/2009 20:42
Caros amigos.
Em primeiro lugar agradeço a atenção em ajudar-me.
Eu concordo inteiramente com voces, o movimento do tronco é fraco, porem se atentarem para a altura média do tronco, poderão visualizar a esquerda da foto a perda de um galho que era precioso, isso se deu exatamente por forçar muito para vergar o tronco (criar uma curva mais acentuada), de qualquer maneira tentarei novamente, mas adimito que não imagino como faze-lo.
De qualquer forma obrigado.
Abraços, Savio
Ricardo Paiva31/03/2009 00:28
Olá Savio, tenho 4 exemplares de nana iguais a sua. Tenho obtido resultados muito bons com elas.
Quanto a serem sensíveis resolvi mexendo nelas apenas no final do inverno. Outra coisa que faço é uma aramação "frouxa", também já perdi uns galhos por apertar de mais.
Bom, minha sugestão seria o de diminuir a altura da planta eliminando a parte superior a partir do 3º galho. COm os outros, baixaria eles, deixava crescer por um bom tempo e fazria muita pinçagem da massa verde para compactar e ramificar.
Aqui mostro uma das minhas nanas que também era alta. Transformei parte do tronco em jin e com os galhos baixos formei a copa.
Agosto de 2007 - transplante, pinçagem e aramação

Em março de 2009 - no próximo inverno vai receber uma aramação forte para melhor a triangulação.
Savio J. Felix31/03/2009 17:03
Olá Ricardo, boa tarde.
Adorei a sua sugestão!...e mais ainda a sua planta está ótima a meu ver.
normalmente só trabalho com coniferas no inverno, poda, aramação o qaue for preciso, caso não se importe, vou tentar copiar a sua, gostei imensamente dela.
Obrigado, abraços, Savio
Ricardo Paiva01/04/2009 00:19
Fique a vontade Sávio, a minha foi inspirada numa árvore da natureza que vi em uma foto de uma floresta a beira de um penhasco. A árvore em questão tinha recebido um raio e tava metade queimada.
Ainda preciso melhorar o shari dela.
Não esqueça de postar fotos.
Savio J. Felix01/04/2009 15:10
Valeu Ricardo, a explicação sobre o posicionamento e o raio vem a calhar, melhora muito a idéia para visualizar a futura planta.
Putzz ainda é possivel melhorar o shari ?...achei esdtupendo!...
Abraços, Savio