Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

" Alporquias num mesmo galho "

MARCIO ROLDÃO30/03/2009 12:59
" Alporquias num mesmo galho "

MARCIO ROLDÃO30/03/2009 13:06
😂 Venho preparando estas caliandras selloi para alporquias.
Faço podas e aramação no galho para formar e quando eu resolver fazer as alporquias, esta com a formação bem avançada, tenho facilidade de fazer isso no dia a dia porque estas plantas estão no quintal de minha casa. Resta a dúvida se quando eu for retirar o alporque, as raizes suportaram o excesso de galhos. Outra dúvida é sera que eu posso fazer varias alporquias no mesmo galho no mesmo tempo ? 😛 😛 😛 😛 😛 😛 😛 😛
guifercon30/03/2009 13:17
Marcio, eu nunca tentei uma alporquia pra uma planta estilizada, assim como a sua, mas pra ela não correr o risco de morrer, sugiro retirar a alporquia quando as raízes tiverem tomado o bombom, e/ou na primavera, acompanhada de uma desfolha parcial.

Muito bonita mesmo hein!, parabéns pelo quintal-viveiro!

Abraço,
Guilherme
Rogério30/03/2009 18:43
MARCIO
Boa a dica do colega guifercon + acho, por precaução, que vc coloque um pote com um bom substrato no lugar do pacotinho assim que perceber boa quantidade de raizes. Isso fará com que a planta não sinta quando for retirada.
A idéia seria deixar com o pote pelo menos uns 2 meses depois da entrada da primavera.
Assim que tirar a alporquia já terá uma belíssima planta e bem estruturada.
Já adianto os parabéns pelo trabalho todo que teve até hoje.

Quanto a + de uma alporquia ao mesmo tempo por galho, vou ficar devendo a resposta. Vamos ver o que dizem os + alporquiadores 😂 😂 😂

Abraço
Rogério.
Ricardo Paiva30/03/2009 22:42
Olá Márcio, adoro caliandras e tenho algumas já bem formadas.
Bom, quanto a retirar o alporque, se na sua região o inverno não for severo, você poderá retirá-lo e colocar num vaso de treinamento e se tiveres medo das temperaturas, cubra a planta com plástico (tipo uma estufa) para manter a temperatura mais alta.
Outra coisa, faça uma desfolha total. Caliandras respondem muito bem a este procedimento. Nas minhas, no transplante, faço desfolha total com redução das raízes em 50% e a resposta da planta é ótima.
Quanto a várias alporquias num mesmo galho, acredito a caliandra aceita bem. Já vi esta técnica até em acér, com sucesso de todos os alporques.

Parabéns pelo trabalho, o material que você está consegundo é de primeira.
SEKI - Elio Luis Secchi31/03/2009 08:59
Márcio, belo trabalho.
Quanto a retirada acho que o pessoal já disse o que deve ser feito, ou seja, melhor retirar na entrada da primavera e com desfolha parcial.
Quanto a vários alporques no mesmo galho, existe uma crença e até artigos escritos de que não se poderia fazer vários alporques no mesmo galho. Não é verdade! Já fiz em inúmeras espécies e em todas obtive pleno sucesso. Temos relatos aqui no fórum de outros colegas que fizeram o mesmo, com pleno sucesso. Se alguém que tenha feito e não deu certo, certamente foi por outros fatores: época errada, substrato inadequado, infestação de fungos, comportamento inaquado do clima (ex. falta de chuvas, e ausência de regas, se chover normalmente não é necessário regar o alporque). Uma coisa que me parece ser necessária é a presença de no mínimo alguns galhos com folhas entre um alporque e outro. Sempre lembrando que o período ideal para se fazer alporques é a primavera/verão, quando a planta está em plena atividade vegetativa.

Abraços
MARCIO ROLDÃO31/03/2009 12:29
Pessoal obrigado pelas dicas, vou deixar para cortar os alporques no inicio da primavera e observar se tem bastante raiz, quanto á época então eu deveria ter feito antes não é ?.
Quando for transplantar vou desfolha-la toda e torcer para dar certo.
Vou continuar mandando fotos da evolução da alporquia, valeu 😂 😂