Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

JABUTICABEIRA - AJUDEM POR FAVOR

betuooo31/03/2009 10:32
JABUTICABEIRA - AJUDEM POR FAVOR
Olá, meu nome é Alberto, e resolvi TENTAR cultivar um bonsai.

A dúvida é a seguinte:
Um tio meu, ganhou um bonsai de jabuticabeira, há uns 2 anos, mas como não tinha tempo para cuidar, plantou o bonsai no quintal, que tem a terra com muito entulho por baixo e muito barro também. A jabuticabeira já estava com mais ou menos 1 metro de altura, com a aparência sadia, e ele tirou da terra, podou muitos galhos, alguns bem grandes e grossos, deixando-a com mais ou menos 40cm e algumas folhas, e também podou as raízes. Colocou num vaso médio e um pouco fundo, com pedriscos no fundo, areia misturada com terra boa e regou com enraizador.

Será que a jabuticabeira vai conseguir se recuperar? A poda foi literalmente drástica, tanto nos galhos quanto nas raízes!

Tenho a esperança de que ela vai se recuperar, mas não sei não, já que eu e meu tio não sabemos se o que fizemos foi certo, foi tudo no peito e na raça.

Agradeço a atenção que me for dada, e espero que possam me ajudar. Seria horrível se a jabuticabeira morresse.
EZEQUIEL JUNIOR31/03/2009 11:48
Olá Alberto

Seja bem vindo ao fórum, não esqueça de fazer sua apresentação depois.

As jabuticabeiras respondem bem à replantios, desde que sejam feitos em uma época do ano onde a temperatura não esteja tão baixa e que no momento do replantio seja deixado uma boa parte do torrão original, para conservar algumas raízes...

Não deixe sua planta ao sol pleno e regue com boa frequência, as jabuticabeiras adoram água... o melhor a fazer no momento é deixar ela se recuperar...

Vamos torcer para que ela não morra e dê um belo bonsai.

Quando puder, tire uma foto dela e poste aqui para melhores conselhos.

Abraços
Ricardo Paiva01/04/2009 00:35
Concordo com o Ezequiel.