Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pingo d´ouro duplo

12
Adilson31/03/2009 19:29
Pingo d´ouro duplo
Gostaria de opinioes para esse tronco duplo . Obrigado amigos
ANTES
DEPOIS
Arzivenko31/03/2009 20:24
Bah, ta muito bonito, tenho um tronco duplo tb, mas vai levar muito tempo até chegar neste nível...
edson060531/03/2009 21:55
Adilson,
é a mesma planta reenvasada?

Abraço.
Edson.
Ricardo Paiva01/04/2009 00:12
Olá Adilson, boa evolução da planta. Gostei bastante do shari.
Particularmente não me agrada muito as duas copas praticamente na mesma altura. Eu baixari a da direita fazendo uma poda e começando nova copa com os 2 galhos que vão ficar.
Também deixaria os galhos da copa da esquerda crescerem para conduzi-los para baixo, dando a impressão de que a planta é mais baixa.

Como você está cuidando da madeira exposta? Você passa algum produto? De quanto em quanto tempo?
EZEQUIEL JUNIOR01/04/2009 09:22
Concordo com o Ricado,

A copa do galho mais fino deve ser mais baixa (mãe e filho) para melhor caracterizar o sokan.

Para mim é um dos estilos mais belos, porém com grande carga de dificuldade...

Continue trabalhando bem sua planta, ela lhe renderá um belo bonsai...

Abraços
bad_clusters01/04/2009 14:28
Ficou bacana.

Minha sugestão seria no sentido de abaixar aquele ultimo ganho da esquerda p. comerçar dar harmonia no conjunto
Ivanil Pimentel Vieira01/04/2009 15:44
Edilson,

gostei de tua planta...parabéns!Continue a postar...

Do colega no bonsai
Elio03/04/2009 15:58
Olá Adilson!

Complementando o que os colegas disseram, eu faria mais alguma coisa:

1. Por ora baixaria os primeiros galhos e começaria a dar a forma tringular em cada copa.
2. Por ocasião do próximo transplante deixaria mais inclinada para a direita e mais enterrada no substrato para "sumir" com as raizes expostas, mas não tirando essas raizes para não quebrar a conicidade do nebari.

É isso aí, amigo.

Abraço
Ricardo Paiva04/04/2009 01:55
Adilson, eu pensei em eliminar o galho da direita deixando um pequeno jin, inclinar a planta para a direita (Idéia do Elio), conduzir os galhos baixos laterais da copa que restou para baixo a fim de formar uma copa triangular. Dá uma olhada na minha sugestão:
Adilson04/04/2009 08:34
Obrigado Ricardo, otima idéia, entendi melhor agora sua dica inicial. assim que tiver coragem elimino o tronco menor.. vai demorar um tempão pra copa ficar igual a do desenho, mas vamos lá.... paciencia e trabalho.. Obrigado a todos
Elio04/04/2009 10:44
Olá Adilson!

Ricardo, ficou ótima a projeção e, contrário ao que o Adilson pensa, a copa ficará assim em menos de um ano, pode ter certeza Adilson. Amanhã irei postar a evolução de um Pingo com as datas e vc vai ver.
Abraço
Ricardo Paiva04/04/2009 21:43
Adilson, depois da paciência, a coragem é importantíssimo para a evolução no bonsai.
Quanto ao tempo pra ter a copa, fecho com o Élio, esta planta cresce MUITO rápido.
Adilson19/01/2012 23:25
Evolução após 2 anos. Praticamente não mexi nesse período, poderia estar melhor.

aguardo novas opiniões
Obrigado
Adilson

Anderson Neuhaus20/01/2012 00:10
ficou muito legal!!
Ricardo L C20/01/2012 08:39
MUITO BONITA, PARABENS...
nickyfury20/01/2012 16:59
bonsai
Adilson, há um excesso de galhos finos, que podem e devem ser cortados fora, para estimular o desenvolvimento dos galhos principais, aumentando nesses a grossura, de maneira a poder ter uma estrutura aerea mais adequada com o tronco da planta. Minha sugestão então é que vc promova uma desfolha total, retirando todas as folhas, cortando-as pelo pecíolo (talinho) com uma tesoura de pontas finas.

Com a estrutura de galhos nua, ficará mais facil analisar a planta e definir quais os galhos devem ser cortados fora, quais devem ser reduzidos em seu comrprimento, visando uma construção correta e mais harmonica para a planta. Pelo tempo que vc diz estar cultivando ela, posso adiantar que é importante cortar fora tambem as raizes aereas que aparecem por detrás do tronco. Corte-as rente ao caule e ao solo. Isso não irá comprometer sua planta.

Após a desfolha, poste novamente aqui mesmo, para que possamos analisar a planta com mais critério e indicar quais os pontos a serem cortados na estrutura aerea, para melhora-la.

Algo que chama a atenção nas suas plantas é a necessidade de que voce promova uma boa adubação nelas, pois parecem estar extremamente necessitadas de alimento. 😲
Adilson21/01/2012 13:35
Obrigado Nickyfury e demais amigos.
Vou acatar seu conselho e fazer uma desfolha total.
Pode ser agora em fevereiro? A duranta resiste bem a desfolhagem?

Obrigado
nickyfury21/01/2012 15:24
bonsai
Pode sim, não há nenhum problema em fazê-lo agora. O importante é que sua planta esteja saudável, e que voce não irá remove-la do recipiente atual.
Adilson29/02/2012 22:38
Olá amigos , segue atualização da duranta.
Resolvi volta-lá para a mamadeira pois o substrato antigo estava "pesado" e estava com cara de doente. Respondeu rapido a poda de raizes, 15 dias e as raizes estavam saindo pelos furos. Em breve volto com fotos após a desfolha sugerida pelo amigo Nickfury.

Adilson29/04/2012 15:10
ATUALIZANDO APÓS 2 MESES NA MAMADEIRA

Adilson27/05/2012 19:51
Atualizando em 27/05

Claudionor Albuquerque27/05/2012 21:05
.

Está muito saudável essa planta, parabens!!
.
.
.
.
Andre Antoniazzi27/05/2012 22:45
Duranta
Ola Adilson,lindo seu trabalhogosto muito desta planta tenho algumas em particular na minha regiao o pessoal de agora em diante arranca muitas delas e colocam fora e e certo que acabo pegando algumas para mim ,ficou muito interessante e linda a sua duranta parabens.
Abraços
LEAO27/05/2012 22:57
Bacana!
gil_fuka09/09/2012 21:07
olá!

muito bonito o seu exemplar!
já estava bonito com o tronco duplo e ficou ainda melhor com o tronco unico!
parabens!

http://entaosouvelho.blogspot.com.br/
12