Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Visitante no meu ficus.

Takaki01/04/2009 17:11
Visitante no meu ficus.
Estava eu a observar a evolução de uma desfolha feita em um ficus...

...quando, para minha supresa, um visitante se abrigava sossegadamente no seu caule.
Confesso que quase dei um pulo pra trás!

É por essas e outras que adoro cultivar bonsai (ou tentar cultivar, já que dou meus primeiros passos)!!!

Sem dúvida a natureza é fascinante!!!

Bem, já que publiquei a foto dessa minha planta, gostaria de opiniões sobre ela.

Grande abraço a todos!

Takaki.
matheus01201/04/2009 21:22
Olá !
é um belo inseto hehehe .

Ela está bonita ! Mas ela ja passou pela mamadeira ?
Edmilson01/04/2009 22:04
Ola amigo!

Sabe me disser que inseto é este?

Quanto a planta, também sugiro a mamadeira para ela. A distância entre os galhos esta grande, deixe ela desenvolver bem, para tentar nascer algum galho , evite desfolha, coloque em recipiente lardo e capriche na adubação.
Futuramente podemos pensar num alporque, caso não nasça galhos na parte baixa da planta.

Abraço fraterno
Ricardo Paiva01/04/2009 23:44
Takaki, quanto a planta, siga as dicas do Edmilson.

Quanto ao visitante ... eu temo por sua presença. Não sei se é o caso, mas por desconhecimento, eu retiro TODOS os insetos das minhas plantas.
Eles podem estar botando ovos, se alimentando e até infectando a planta.
Adoro os animas mas nestes casos sou prudente.

Vamos ver se alguém identifica o inseto e se ele é perigoso para a planta.
Paulo César Morais02/04/2009 01:56
Takaki, muito legal as fotos de seu visitante.
é um tipo de mariposa, são parentes das borboletas. porém, geralmente com hábitos noturnos. acredito que essa aí estava apenas dormindo na sua planta e ao anoitecer dever ter ido embora.
elas nessa fase adulta não comem folhas, então não seria prejudicial ao seu bonsai.
agora na fase de lagartas, elas se alimentam somente de folhas. cada espécie tem o seu tipo de planta próprio pra se alimentar, onde colocam os ovos.
não acho que seu ficus corre perigo não. como disse antes, acho que estava só descansando.
abraço.

dá uma olhada no link abaixo:
http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/borboletas2.htm
Arzivenko02/04/2009 08:48
Realmente, se trata de uma mariposa, que junto com as borboletas formam a ordem Lepidoptera. Quanto aos insetos, a maioria chega até as plantas por acaso, basta cuidar se aparecerem folhas com postura de ovos ou sinais de que foram comidas... Aranhas, formigas (fora as cortadeiras) e joaninhas, são artrópodes bem vindos, já que se alimentam de grande parte dos organismos que de fato prejudicam as plantas.
Ivanil Pimentel Vieira02/04/2009 19:53
Arzivenko escreveu,

Aranhas, formigas (fora as cortadeiras) e joaninhas, são artrópodes bem vindos, já que se alimentam de grande parte dos organismos que de fato prejudicam as plantas

Caro amigo,

quando observo pequenas formigas subindo nas plantas procuro ver para que galho se dirigem e ali se observa principalmente pulgões.Porque motivo as formigas vão para as partes infectadas nas plantas?

Abraços - Ivanil
Arzivenko02/04/2009 22:22
Várias espécies de formigas são pastoras de pulgões, estes sugam a seiva da planta e expelem o excesso pelo abdomem, formando goticulas ricas em açucares... as formigas protegem os pulgoes e aproveitam para ordenhar eles, bebericando este líquido excretado.
Ivanil Pimentel Vieira02/04/2009 22:29
Caro Arzivenko,

entendi perfeitamente tua postagem...agradeço.

Ivanil