Alcides Junior03/04/2009 08:05
Pitanga com problema.
O que é isso que apareceu nas folhas dessa pitangueira???
Help

Desde já agradeço a ajuda dos amigos.
EZEQUIEL JUNIOR03/04/2009 08:51
Junior,
Existem várias doenças que têm esse sintoma, de "verrugas" nas folhas...
Não sou expert em frutíferas, minha área de atuação é em culturas anuais...
Isso que acontece, na maioria dos casos é mutação, causada por caractetísticas genéticas da própria espécie (não sei se é o caso da pitangueira) ou por virús, que creio ser a causa do problema em sua planta. Tem também alguns casos descritos de sintomas parecidos sendo causados por bactérias...
Corte os galhos onde têm o simtoma e passe um cicatrizante no local, depois desinfecte a ferramenta que utilizou antes de podar outra planta. É bom também vc desinfectar a ferramenta entre um corte e outro, isso evita transmitir (se for vírus ou bacteriose) de um galho doente para um sadio. Para desinfectar vc passa álcool e coloca fogo na lâmina da ferramenta, agite a ferramenta ao ar para resfriar e proceda o próximo corte...
Espero ter ajudado
Abraços
Alcides Junior03/04/2009 10:18
Grande Ezequiel, vou proceder como indicou.
Valeu
Ricardo Loriggio03/04/2009 18:32
Estas bolas são parte da folha ou podem ser destacadas sem dano a folha?
Bruno NF10/04/2009 21:49
Uma pitangueira na casa de uma amigo meu esta do mesmo jeito. Gostaria de saber se a única opção é cortar os galhos doentes, ou se há algum jeito de tratá-los sem cortar.
Mas também tenho uma dúvida. Só cortando os galhos já resolve o problema? Porque se for um vírus mesmo, a planta como um todo estaria infectada, e os próximos galhos nasceriam também com o mesmo problema não?
Obrigado.
Lúcio Manoel Picanço11/04/2009 18:41
Oi Junior,
Permita fazer uma pergunta: são somente manchas ou tem alguma coisa agarrada nas folhas?
Existe um trio que são nossos inimigos, ou melhor, inimigos dos amantes do bonsai.
Pulgões, cochonilhas e ácaros. São danados, atacam mesmo. Preferem as plantas com imunidades baixas provocadas por estresse.
Nos dê notícia do estado de saúde da pitangueira.
Lúcio
Alcides Junior17/04/2009 10:40
Lucio, me perdoe pela demora em responder, é que além de muito trabalho, não estou recebendo as notificações de resposta do fórum.
Ja sanei o problema com a poda das folhas afetadas, não eram Pulgões, cochonilhas e ácaros. Obrigado.