Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Evolução de um Shimpaku (Atualizado 28.11.11)

12
Elio03/04/2009 17:04
Evolução de um Shimpaku (Atualizado 28.11.11)
Olá pessoal!

Dois anos de trabalho. Acho que está ficando do jeito.
Creio que é só esperar os patamares adensarem para delineá-los melhor.
O que vcs acham. Podem dar pitaco à vontade!

MARÇO/2007

MARÇO/2009
bad_clusters03/04/2009 17:12
Kra tá muito lindo.. parabens... faz só uma poda de refinamento.
cesar_alr03/04/2009 19:03
Após há pode de refinamento ficará show!!!
Ivanil Pimentel Vieira03/04/2009 19:33
Amigo Élio,

gostei do teu shimpaku. Dois anos de trabalhos e o resultado foi compençador. Parabéns.

Do amigo e colega no bonsai
Ricardo Paiva04/04/2009 01:33
Parabéns Elio, muito lindo seu shimpaku.
O novo vaso ficou muito mais hamônico.
Após uma pinçagem, é só inscrever em concurso e correr pro abraço.

Pergunta: você poderia informar qual a adubação utilizada e com que frequência?
EZEQUIEL JUNIOR04/04/2009 10:12
Olá Elio,

Sua planta se desenvolveu bem no perído, assim como o Ricardo, fiquei curioso quanto aos tratos...

Abraços
Elio04/04/2009 10:55
Olá Bad, Cesar, Ivanil, Ricardo e Ezequiel.

Antes de mais nada obrigado pelas gentis palavras. Nos incentivam a nos aprimorarmos cada vez mais.
Quanto ao adubo só uso o Osmocote - 15.9.12 - que é o único com micro-nutrientes - formulação com tempo de liberação de 9 meses. Assim, coloco o adubo na primavera (veja o saquinho na primeira foto) e retiro no final do outono, ou seja, só adubo uma vez por ano.
Considero de o 15.9.12 tem muito N2 mas como é o único com micro-nutrientes, fazer o que?

Abraço
bad_clusters04/04/2009 11:42
Se trata de uma adubação ao longo prazo. bacana! abraço e sucesso.!

Como o amigo acima disse.. pode inscrever em concurso.
Elio08/04/2009 17:13
Valeu, Bad!!!
joellagunasc08/04/2009 21:03
Lindo , Elio , parabens.

O shimpaku tem um crescimento bem lento , não é?
É fazer a aramação e poda , joga-lo num canto do viveiro e esquece-lo.

Muito bonito

Joel
Arzivenko08/04/2009 21:13
Esta ótimo, a mudança salta aos olhos...

Mas não se contente, busque sempre melhorar o que ja tens.. imagina como estará com mais 1 ou 2 anos..

abraços !
Elio09/04/2009 12:26
Olá Joel, quanto tempo?
Vc tem razão, apesar da admiração que tenho pela espécie, ela testa nossa paciência quanto à lentidão do seu crescimento.

Arzivenko, minha expectativa com relação a essa planta é muita boa. 2 anos é o que eu acho para ela estar no ponto que eu quero.

abraço
taffarel09/04/2009 15:43
Parabéns pela sua planta!
Acho um ótimo trabalho num curto espaço de tempo...
Daqui uns 2 anos vai ficar 10 sua planta.

Parabéns....!!!
Rogério09/04/2009 23:38
Elio
Parabéns
Gosto muito da espécie e o estilo está bem trabalhado.
Abraços
Rogério.
Elio10/04/2009 18:43
Taffarel e Rogério!

Fico feliz que vcs gostaram. Não é uma "Brastemp" mas , com o tempo, creio que ficará bem legal.

abraço e boa Páscoa!
Alexandre S. Coelho10/04/2009 21:08
Elio

É uma "brastemp" sim ❗ Por hora só precisa de um polimento 😂 😉
Elio11/04/2009 20:42
É isso aí, Alexandre, uma polida!"
Valeu, amigo!
Elio16/03/2011 14:36
Mudança total de estilo!
Só não me massacrem pela minha decisão!!......................rsrsrsrsrs!

abraço

carlos claro16/03/2011 16:12
Ola elio nao sou perito ainda em bonsai mais sua planta esta linda.
Carlos Guilherme16/03/2011 18:43
Elio, devo dizer que esperava vários belos patamares no galho de cascata. Ela era linda antes, e continua linda agora! Seus trabalhos são ótimos, extremamente inspiradores.

Não sei se vc vai trabalhar melhor o galho morto, eu o achei meio comprido e sem movimento. No mais, minha humilde opinião de principiante diz que ela está perfeita.

Abraço.
nickyfury16/03/2011 20:18
bonsai
Elio, ficou ótima a alteração realizada na planta, parabens. Se me permitir, gostaria de sugerir ao nobre amigo cortar fora o galho da direita, usando o galho superior para "descer", ocupando dessa forma a vaga a ser deixada pela retirada do galho. Com isso, sua planta ganhará maior equilibrio, além de harmonizar a estruturação aerea, vez que há um galho que "desce" pelo lado esquerdo.

Para que haja compensação, porém, será necessário cortar um pouco desse galho descente esquerdo, de maneira a que, fazendo isso, ele possa ser alcançado pelo galho direito a descer, ficando o conjunto mais harmonico. A estética visual criada com esse tipo de alteração e construção, certamente implicará num trabalho ainda mais técnico que o atual. 😄
Ederson16/03/2011 21:48
Elio

Na minha opinião ficou melhor neste estilo, em partes comcordo com amigo Nickyfury, com relação a abaixar mais os galhos,assim formando patamares. mas se fosse minha deixaria o galho do jin, apenas encurtria bem ele e faria um shari até o nebari.
Valeu Elio
Ana Carolina Nobre17/03/2011 13:08
Elio, vc fez essas alterações esses dias mesmo? gostei tanto do antes qto do depois 😄
um abraço
oamit17/03/2011 14:00
achei a cascata mais interessante, isso não quer dizer que agora tambem não tenha ficado ótima, a proposito estou para adquirir uma dessas, são ótimas para aramagem e modelagem, a próposito quanto tempo de sol eu posso deixar ela pegar?

ela se adapta bem ao clima do RJ?
Elio18/03/2011 15:05
Carlos Claro, Valeu, amigo!

Carlos Guilherme! Com algumas sugestões acima, estou propenso a alterar todo o dado direito da planta. Vamos ver como fica.
Obrigado pela sugestão.

Velho amigo Nicky, tenho dito a todos que, mesmo que vc já tenha concluído teu trabalho com teu bonsai, não deixe de pedir opiniões de outros. Mesmo que vc não venha aceitá-los. Justamente pelo fato de que vc olha e olha por muito tempo tua planta e, às vezes, não enxerga o óbvio. O Velho amigo Nicky enxergou. Esse galho da direita´é muito longo, desproporcional de tal forma que tive que fazer muito guro-guro. Jamais pensei em tirá-lo a abaixar o de cima. Com certeza será a solução. Valeu, Nicky!
Agora restou outra dúvida: Tiro o galho ou faço Jin?????????????????

Ederson, a idéia do shari é bem oportuna, até porque não prejudicará o galho vivo da direita já que irei sacar fora.

Ana, essa mudança, se não me engano fiz em outubro do ano passado. Depois aramei para levantar a cascata e transformá-la em Jin.
Obrigado, Ana.

Oamit, Sol pela manhã, imprescindível. Se for dia inteiro a única diferença é que as folhas ficam um pouco com a cor verde mais esmaecidas, não tão vivas.

abraço
12