Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Yamadori de Jabuticaba( fotos recentes )

123
MARCIO ROLDÃO14/01/2010 00:03
Chaddad muito bonita esta planta , a casca é muito atraente e rugosa, folhas pequenas e brilhantes.
😄 😄 😄 😄 😄 😄 😄 😄 😄 😄 😄 😄
Tenho uma planta que coletei que vegeta na beira de um rio aqui da região, vegeta junto com uma caliandra nativa entre rochas e areia.
Existe centenas delas e algumas de grande porte, eu coletei uma mudinha para experimentar como bonsai e a mesma esta saindo muito bem, talvez vc conheça a espécie, e ela dá uns frutinhos vermelhos, tem boa cicatrização e responde bem á poda. Veja uma foto dela:

Chaddad14/01/2010 23:22
Caro Marcio.

Acho que vc achou uma das beldades de Minas, esta parecendo um tipo de Myrciaria, do mesmo gênero da jaboticaba. Provavelmente vc achará algumas plantas dando flores e ou frutos nos ramos, mais em ramos finos e médios.

Cuide bem delas, eu gostaria muito de trabalhar um dia com uma dessas.
MARCIO ROLDÃO16/01/2010 12:16
Chaddad vou procurar fotos dessa planta no habitat nos meus arquivos de CD, e vou postar fotos para você avaliar a espécie. Abraços
MARCIO ROLDÃO16/01/2010 21:16
Chaddad aqui esta ela quando a coletei

Note estas que estão do lado esquerdo dos meus amigos é de grande porte e apresenta frutinhas vermelhas, do lado direito estão as caliandras.
O terreno fica próximo ás corredeiras de um rio, o local é pedregosso e arenoso.

Chaddad17/01/2010 00:46
Caro Marcio,

Provavelmente é uma espécie de Eugenia, chega a parecer uma Eugenia mattosii grande.
A casca do tronco das plantas velhas é lisa como jaboticaba, ou cascuda como uvaia?
O fruto deve ter uma semente redonda, e as flores 5 sépalas.

Excelente material. Parabéns.
Laudir18/01/2010 12:24
Marcio e Chadad:

Aqui em rondônia é muito comum encontrarmos este tipo de planta. Vou verificar com meu pai (é pescador profissional), talvez ele possa nos socorrer com o nome comum desta planta.

God bless you!
MARCIO ROLDÃO18/01/2010 22:46
Chaddad vou ter que observar esses detalhes, pois faz um bom tempo que não visito esse habitat, e vou procurar tirar fotos mais detalhadas das flores, frutos e tronco. 🙂 🙂 🙂 🙂
Beleza Laudir, vai ser ótimo. 😄 😄 😄
MARCIO ROLDÃO09/07/2010 00:34
Ultima desfolha e modificações no outono.

Vejam que eliminei um galho no ápice para melhorar a conicidade

Esta é a posição correta que ela será replantada.

Visão do seu nebari e tenho ainda que trabalhar essas cicatrizes no tronco

Detalhe da ramificação do galho principal

Brotação após a desfolha

Para se ter noção do tamanho

Agora é esperar o aumento da ramificação para ir compactando os galhos.
Em breve postarei novas fotos.
Vhalveruth09/07/2010 07:57
parabens
mal da de acreditar q é a mesma planta do começo do s post

e não esqueça de nos presentear com as att dela

abraços
Laudir09/07/2010 08:44
Serviço de um artista!

Parabéns ela está maravilhosa!
MARCIO ROLDÃO09/07/2010 12:34
😄 😄 😄 Obrigado Vhalverut, estou tirando fotos toda vez que há alguma modificação. Abraços 😄 😄 😄

😄 😄 😄 Laudir o bom resultados de bonsaistas novos na arte bonsai como eu, são reflexos das dicas, colaboração e boa vontade de bonsaistas mais experiêntes como você e todos ai do forum que não medem esforços e tem prazer em ensinar e passar tudo aquilo que sabem. O pouco que sei quero também colaborar com fotos de passo a passo dos meus trabalhos, que faço com muito carinho.
🙂 🙂 🙂 Valeu Laudir 😄 😄 😄 😄 😄 😄 😄 😄 😄 😄
Renato Rodrigues Roehrs09/07/2010 16:06
Marcio, um belo trabalho!

Postando para acompanhar e aprender.

Abraços.
Chaddad11/07/2010 22:03
Meu caro Marcio,

Acho que vc vai ficar um ano mantendo a superfície do solo bem nutrida para que promova o crescimento de ráizes alimentadoras nesse região, e assim vai poder cortar uma (ou varias) raízes pivotantes. Faça o corte de forma caprichosa, pois essa raiz proporcionar outro bonito bonsai, eu plantei algumas, e elas brotam de raízes facilmente, como as pitangas.

Um abraço.
MARCIO ROLDÃO12/07/2010 00:16
Chaddad boa dica, vou experimentar 😛 😛 😛 😛
Laudir12/07/2010 08:45
MARCIO ROLDÃO escreveu:
... 😄 😄 😄 Laudir o bom resultados de bonsaistas novos na arte bonsai como eu, são reflexos das dicas, colaboração e boa vontade de bonsaistas mais experiêntes como você...

EEEEUUUUU experiente????
nada... na verdade eu falo como um papagaio... só repito as dicas.
Pra vc ter idéia, eu nao tenho nenhum bonsai... tudo muda...

MARCIO ROLDÃO escreveu:
...e todos ai do forum que não medem esforços e tem prazer em ensinar e passar tudo aquilo que sabem. O pouco que sei quero também colaborar com fotos de passo a passo dos meus trabalhos, que faço com muito carinho...

Agora sim, falou tudo.... os outros sim sao bonsaístas de verdade.
Eles que nos ensinam de verdade!
Deus lhe abençoe!
MARCIO ROLDÃO12/07/2010 18:11
Isso modesto Laudir, o importante é que todos compartilhem essa excelente arte que é o bonsai. 😄 😄 Abraços.....
Markus Von Kossel12/07/2010 22:14
Linda sua planta!
Muito bem conduzida!
Não li a opinição dos outros foristas, mas o que vc acha de deixar um galho de sacrificio no primeiro ramo? Pra deixar mais grosso que o segundo!
Abraço
MARCIO ROLDÃO14/07/2010 12:44
Markus quando coletei, o primeiro galho era bem mai grosso e bem acima do desejado. Eu teria duas opcões, corta-lo e iniciar outro galho, ai o de baixo seria o principal, ou trabalhar este galho . Engrossar o outro mesmo com galho de sacrificio acho bem dificil, mas é uma ótima opção.
Já pensei em corta-lo novamente e iniciar, preciso analisar essas opcões.
Valeu pela dica amigo 🙂 🙂
Flavio Francisco14/07/2010 18:23
Márcio, venho acompanhando esta sua planta e suas dicas. Belo resultado! É uma prova, rara, de que é possível manter um belo estilo, fora do comum para a espécie, sem ficar artificial. Está com cara de árvore centenária.
Aproveito para perguntar sobre o tratamento desta planta:

- A desfolha é feita apenas no outono? Depois da desfolha ela continua no sol? No mesmo lugar?
- Quantas horas de sol ela pega por dia? Quais os horários?
Tiago R22/01/2011 16:09
Como anda a criança?
nickyfury23/01/2011 09:24
bonsai
Marcio, acho que o próximo passo a ser dado é no sentido de escolher um bom vaso e efetuar o replantio. Pode até ser o vaso definitivo, que não haverá nenhum problema, vez que no vaso fica até mais fácil controlar o crescimento/desenvolvimento da planta. 😄

Aproveito o ensejo para parabenizar o nobre colega pelo excelente trabalho realizado até agora com ela. Merece um ótimo vaso, para enriquecer ainda mais seu trabalho. 😄
MARCIO ROLDÃO25/01/2011 23:27
Nickyfury

Obrigado pela dica, vou escolher um vaso apesar da dificuldade de encontrar ceramistas na minha região.
elcio brignol19/07/2012 14:26
como ela esta hoje?
MARCIO ROLDÃO20/07/2012 12:15
Elcio na última primavera eu a transplantei e cortei raiz demais, ela quase morreu, mas agora já esta recuperando bem, vou atualizar as fotos ok ?
elcio brignol26/07/2012 08:11
blz, no aguardo
123