Ficus Microcarpa, KORABUKI ou NETSUNAGARI?
Ricardo Paiva05/04/2009 03:20
Ficus Microcarpa, KORABUKI ou NETSUNAGARI?
Pessoal, este ficus foi retirado de uma parede onde, de uma rachadura, o tonco estava "esparramado" e dele saiam alguns galhos. Foi plantado na mesma posição e desde então venho consuzindo os gralhos como troncos.
Além da opinião de vocês sobre a planta, também quero a ajuda dos amigos para definir o nome correto do estilo: KORABUKI - vários troncos sobre um mesmo toco em forma de casca de ostra ou NETSUNAGARI - vários troncos que surgem de uma só raíz, com estilos sinuosos.
Envasado e desfolhado em 26 de março 2009:
Visto de cima:

EZEQUIEL JUNIOR06/04/2009 09:49
Olá Amigo,
Não consigo ajudar o amigo quanto ao estilo, mas algo é certo, sua planta é bem interessante, que achado!!!
Abraços
Ricardo Paiva06/04/2009 23:26
Valeu Ezequiel.
Mais alguém?
rogeriosaba07/04/2009 01:01
Será um ikadabuki ???
Sem duvidas uma linda planta.
Abraço.
Ricardo Paiva07/04/2009 09:15
Não Rogério, pois o ikadabuki é um tronco de árvore deitado no chão e seus galhos se tornam troncos. No caso da minha planta o tronco não foi deitado, ele é esparramado mesmo.
araldi09/04/2009 22:51
Amigo acho que o nome correto, é o que menos importa tanto um quanto o outro se encaixa, mas o que é mais importante que tens uma pela planta.
como é a folha muito grande?
Parabéns pela planta!
Um abraço
Gerson Araldi
Rogério09/04/2009 22:59
Ricardo
Gostei demais desse Ficus.
Parabéns... Vai ficar muito bonito quando estiver com as novas folhas...
Sua idéia é unir as copas ou deixar como o da foto que o rogeriosaba postou?
Abraço
Rogério.
Ricardo Paiva10/04/2009 01:38
Araldi, valeu. É um ficus microcarpa. Com desfolha diminui muito.
Rogério, sim vou deixar compactar bastante. A idéia é que o conjunto tenha uma triangulação só, mas que seja visível a identificação de cada árvore.
Esta planta foi retirada de um muro. É bem comum. Procure na sua cidade, com certeza vais achar material muito bom.
Alexandre S. Coelho10/04/2009 22:48
Oi Ricardo
Muito legal esta pequena!!!
Pelas fotos, principalmente a vista de cima, eu diria que está mais para um KORABUKI. O mais certo mesmo é que ela será um belo bonsai!
Ricardo Paiva11/04/2009 01:07
Valeu Alexandre, KORABUKI então.
SEKI - Elio Luis Secchi14/04/2009 19:05
Olá Ricardo, que bela planta!!!!!
E o trabalho incial de arramação também está ótimo. Quanto ao estilo nem quero questionar opiniões. Fico com o Alexandre. Sugestão de coratr um pouco mais curtos os dois galhos dos lados para já inicar uma triangulação a partir de mais baixo. Achei que ficaram muito próximos da altura do tronco central. Sabe como é: para cima a planta sempre vai, então quanto mais cedo rebaixar menos serão os estragos posteriores. Mas isso é o que vejo pela foto. Talvez ao vivo a visão seja diferente.
Parabéns e abraço do amigo.
Ricardo Paiva15/04/2009 08:21
Grande èlio, você tem toda a razão. Valeu pela dica. O galho da esquerda vou podar mesmo, o da direita vou deixar crescer mais um pouco para engrossar e ficar mais hamônico com os demais.
Filipe Henrique15/04/2009 18:01
Ricardo,
tem q ser um estilo?
q tal os dois!
as vezes não acontece isso?
mas, de qq forma, independente do estilo é uma pequena notavel!
não deixe de nos mostrar as atualizações do seu trabalho 😄 ...com certesa essa vale muito apena acompanhar.
vlw
t+
abraços