Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Piracanta - tratamento de sementes

Sambarilove06/04/2009 17:00
Piracanta - tratamento de sementes
Tenho deixado no próprio vaso os frutos caídos de minha Piracanta. Gostaria de saber qual o tratamento a ser dado visando uma posterior semeadura.

Grato.
Lúcio Manoel Picanço07/04/2009 20:00
Oi amigo,
Não tenho experiência com Piracanta, as mudas que fiz foram de galhos. Mas creio que as frutas tem de ser colhidas, e retirada as semente para secar. Depois de secas, uns 10 dias talvez, estarão prontas. Assim faço com as sementes de Piteco.
Sucesso
Lúcio
Sambarilove07/04/2009 23:28
Obrigado, Lucio. Seguirei sua recomendação.
Seisdedos12/04/2009 11:54
germinação
Olá amigo,

Faço parecido com o colega acima, eu retiro as sementes dos frutos maduros, coloco-os em uma peneira e cozinha e lavo bem, depois deixo no sol para secar.
Não demoro muito para plantar, acredito que se ficarem velhas perdem o potencial de germinação, mas mesmo novas não atingem um percentual muito alto, mas pela quantidade de sementes que tem vale a pena tentar, eu já plantei em areia grossa de construção ou naqueles substratos comerciais para plantio de hortaliças, com bom resultado nos dois.
Depois de uns meses aramo o caule na primeira curva e jogo no chão ou em uma mamadeira e o crescimento é espetacular, após um ano poderá podar e após a primeira curva do caule desenvolver um ápice.

Valeu

Seisdedos
nickyfury13/04/2009 15:06
Um caminho mais rápido, em relação à formação do caule em se tratando de plantas iniciadas via sementeira, seja piracanta, piteco, acer, pinheiro ou qualquer outra, é semear em um vaso ou bacia, cobrindo a borda com uma tela metalica com furinhos os menores possíveis. 😄