Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Piracanta - tratamento de sementes

Sambarilove06/04/2009 17:00
Piracanta - tratamento de sementes
Tenho deixado no próprio vaso os frutos caídos de minha Piracanta. Gostaria de saber qual o tratamento a ser dado visando uma posterior semeadura.

Grato.
Lúcio Manoel Picanço07/04/2009 20:00
Oi amigo,
Não tenho experiência com Piracanta, as mudas que fiz foram de galhos. Mas creio que as frutas tem de ser colhidas, e retirada as semente para secar. Depois de secas, uns 10 dias talvez, estarão prontas. Assim faço com as sementes de Piteco.
Sucesso
Lúcio
Sambarilove07/04/2009 23:28
Obrigado, Lucio. Seguirei sua recomendação.
Seisdedos12/04/2009 11:54
germinação
Olá amigo,

Faço parecido com o colega acima, eu retiro as sementes dos frutos maduros, coloco-os em uma peneira e cozinha e lavo bem, depois deixo no sol para secar.
Não demoro muito para plantar, acredito que se ficarem velhas perdem o potencial de germinação, mas mesmo novas não atingem um percentual muito alto, mas pela quantidade de sementes que tem vale a pena tentar, eu já plantei em areia grossa de construção ou naqueles substratos comerciais para plantio de hortaliças, com bom resultado nos dois.
Depois de uns meses aramo o caule na primeira curva e jogo no chão ou em uma mamadeira e o crescimento é espetacular, após um ano poderá podar e após a primeira curva do caule desenvolver um ápice.

Valeu

Seisdedos
nickyfury13/04/2009 15:06
Um caminho mais rápido, em relação à formação do caule em se tratando de plantas iniciadas via sementeira, seja piracanta, piteco, acer, pinheiro ou qualquer outra, é semear em um vaso ou bacia, cobrindo a borda com uma tela metalica com furinhos os menores possíveis. 😄

Como se sabe, a planta tão logo inicie seu ciclo, irá procurar a luz/calor solar. Então, ao encontrar a barreira da tela metálica, tende a se voltar sobre si mesma, reiniciando outra vez seu crescimento vertical em direção à luz. Isso proporciona, então, movimentos os mais variados e sinuosos nos troncos/caules das pequenas arvores. 😄

Com isso, temos um "atalho", ou economia, digamos assim, na formação estrutural do tronco, vez que é dispensável o uso de arame para esse tipo de educação. 😄

A tela metálica deverá ser firmemente presa na borda do vaso ou recipiente sementeiro, para evitar ser forçada pela planta em crescimento. As mudas deverão ser mantidas nesse confinamento até atingirem o tamanho e forma pretendidos pelo cultivador. Após, poderão ser retiradas e plantadas individualmente ou em grupo, formando o pré bonsai inicial proposto. 😄
Rogério13/04/2009 19:51
Super interessante esse procedimento Amigo nickyfury.
Depois de um tempo, as formas dos troncos ficarão muito interessante.
Ficamos muito gratos por compartilhar.
Grande abraço
Rogério.
Edmilson13/04/2009 20:56
Que bom
Nick sempre abrilhantando com postagens interessantíssimas.

Farei isto com minhas caliandra spinosas.

Abração a todos