Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Reseda - yamadori

12
Saulo Prazeres06/04/2009 20:01
Reseda - yamadori
Ola pessoal, venho aqui postar um Reseda de flores brancar originado de um yamadori nesse ultimo final de semana!

A planta possui cerca de 2 metros de altura, porém a dona não queria mais a mesma! Fiz um corte bem próximo para aproveitar a curvatura da base do tronco e retirei muita raiz pois a mesma estava no chão! Observem o nebari!

Aceito comentários e sugestões!! Postarei a evolução da mesma!!

Arzivenko06/04/2009 20:19
Essa planta tem um futuro muito promissor, agora tens que esperar ela se recuperar bem e emitir brotaçoes..
Ricardo Paiva06/04/2009 23:32
Beleza de material Saulo, o movimento do tronco me remete aos bonsai da escola chinesa de penjing.
Fiz um yamadori de um resedá de uns 3m de altura. A base tem um excelente movimento. No momento da retirada, reduzi uma raiz da parte de baixo e como experiência, plantei numa bacia. E não é que a bichinha brotou. Depois vou preparar fotos para dividir com vocês.
Sergio Batalini07/04/2009 16:27
Ola Saulo , parabens .. Gosto muito destas raizes que tomam forma ao acaso .. na primeira foto vi um animal , sei lá .. um bicho imponemte , peito estufado , cabeça erguida . vi numa revista especializada uma jabuticaba que se chamava "elefanta".. .. rsrsr... Pena que essas mirtaceas { sem leite} são dicifeis de pegar..podem me corrigir pessoal .. se eu estiver dizendo bobagem ..
Ricardo Paiva07/04/2009 16:46
Sérgio, já fiz várias estacas de troncos de até 5cm e todas pegaram. Já consegui fazer muda até de raiz. Como você procedue nas suas tentativas?
Saulo Prazeres07/04/2009 19:44
Ola pessoal! Obrigado pelos comentarios!

Sergio, já fiz uma estaca de reseda utilizando 50% de laterita + 20% de hakadama + 30% de humus queimado...e.... deu certo!! Enraizou rapido demais! Esse substrato é vendido por um amigo nosso aqu de São Luís que trabalha com bonsai! Esse mesmo substrato (com menos concentracao de humus) foi testado com pinheiro e tuia.. e o resultado é satisfatorio e rapido! Tenho utilizado o mesmo em todas as minhas plantas e to adorando!
Ricardo Paiva08/04/2009 08:05
Bom, vou relatar minhas experiências:
1. terra preta - demorou bastante pra emitir brotações e raízes.
2. 70% areia + 30% pedrisco - brotou na metado do tempo da terra preta.
3. 100% areia - brotou muito rápido e a planta se desenvolveu mais rapidamente que nas outras composições.

Obs. Ano passado fiz uma estaca em setembro quando a matriz já mostrava que estava despertando da dormência. A estaca de 4cm de grossura brotou em 30 dias.
Saulo Prazeres08/04/2009 23:53
Fala Ricardo! Nunca tive essa coragem de utilizar somente areia... rsrs

MAs vale a pena a experiencia! Futuramente postarei fotos da evolução dessa resedá! Vamos torcer pra que ela se recupere!!

abracos
Ricardo Paiva09/04/2009 00:45
Saulo, as minhas plantas, sejam de estaca ou yamadori (urbano) vão todas pra areia. Claro que já perdi algumas, mas ou foi porque a planta tava muito debilitada ou por barbeiragem minha.
Vai fundo!
Saulo Prazeres19/05/2009 21:53
atualizando imagens... reseda
Pessoal,

compartilho com vocês a atualização do Reseda que coletei há pouco mais de 1 mês! As brotações estão ótimas... e as raízes pegaram bem!!

Continuarei postando a evolução... se tiverem dicas de projeto.. eu aceito!

abraços

Saulo Prazeres19/05/2009 21:57
agora vai a foto..

Ricardo Paiva20/05/2009 08:20
Ajudinha ...
Ricardo Paiva20/05/2009 08:26
Saulo, realmente as brotações estão legais. Seria interessante você tentar estimular brotações do lado direito também.
Tua planta tá me lembrando um bonsai que parece um dragão. Vou ver se acho e posto aqui.
_newbe20/05/2009 14:57
Tem futuro 😉 😉
Saulo Prazeres20/05/2009 19:10
Mnha dificuldade é conseguir essas brotacoes... ate agora nao ha sinal de brotacao do lado direito.

Ja raspei o tronco... etc... mas nada! Alguma sugestao???
Ricardo Paiva21/05/2009 08:02
Borrife hormônio 3x por semanae deixe este lado virado para o sol.
Angela Fernandes21/05/2009 21:49
Olá !!!!!!!!!!!!
Querido Ricardo, mais uma vez fica comprovafo por você que a areia pura é um santo remédio para recuperação de plantas.
Aki, utilizamos sempre a areia, só não podemos nos distrair com relação a adubagem.
e.......
Rafael Spinola23/05/2009 22:29
Tenha paciencia e coloque o lado que vc quer que brote para o sol, tenho alguns resedás e eles demoram um pouco para brotar, de qualquer modo parabéns, belo exemplar com muito futuro, não deixe de postar mais fotos quando começar a trabalhar a parte aérea.
Abração!
Ricardo Paiva23/05/2009 23:06
Querida Angela, realmente a areia é excelente para a recuperação de plantas. Meu problema reside na adubação: sempre esqueço! 😕
Angela Fernandes24/05/2009 10:25
Olá !!!!!!!!!!!!
Querido Ricardo, para quem tem muitas plantas é bem difícil lembrar da adubação.
Lá no sitio resolvemos este problema marcando os para adubar e aí são todas adubadas.
Quanto as minhas plantas que ficam na areia, normalmente ficam aki em casa porque aí não me esqueço...
Acho que estamos on line.....
Saulo Prazeres25/04/2010 16:04
Atualizacao - reseda - 25.04.10
Pessoal,

segue evolucao do Reseda que esta na mamadeira. Estou comecando a trabalhar o apice da planta.

Se tiverem sugestoes, aceito com todo prazer.

Saulo Prazeres26/04/2010 19:10
Conforme dito no inicio desse topico, tambem pensei que essa planta nao fosse vingar... mas as brotacoes sao muito vigorosas e respondem bem a poda! Ja tive floradas intensas desta.

O reseeda é fantatisco!
Rodrigo Tavares27/04/2010 19:31
Olá Saulo;
Parabéns, seu resedá está ficando muito bom...
Como vc conseguiu fazê-lo brotar do outro lado?
Saulo Prazeres27/04/2010 22:40
Ola meu caro,

bom, logo apos que o levei pra mamadeira comecei a fazer a rotação de 10 em 10 dias da posição da planta em relação ao Sol.

As brotacoes comecaram a sair naturalmente... e ressalto que o Resedá nao tem problemas com brotação. Outro fator importante é o substrato utilizado. É uma composição de 20% de humus queimado + 50% de laterita + 20% de hakadama. A planta se adaptou muito bem a este.
Lucinei Reis01/02/2012 01:02
Acompanhado esta ficando um ótimo exemplar 😄
12